segunda-feira, 30 de maio de 2011



Poucas e boas










No meio do caos musical, do sertanejo que há tempos se desprendeu da raiz, do funk que vende pornografia e do rap que desprendeu-se de sua cultura para banalizar o tráfico, surge encabulada em Curitiba a banda mais bonita da cidade, com músicas gostosas de se ouvir,a banda chegou de mansinho e explodiu em apenas sete dias na Internet, com musicas bonitinhas, dessas que até podem ser chiclete mas muito saboroso, que você vai gostar de ouvir durante uma viagem ou antes de pegar no sono.




A banda mais bonita da cidade traz para nós um repertório de bem, do bem, tratam do amor em diversos contextos e afloram nossa bondade dentro de um repertório como oração, cantiga de dar tchau, boa pessoa, balada da bailarina torta, dentre poucas outras músicas boas de se ouvir nesses dias em que o comercial prevalece ao musical.
Aos que tem acesso, dia 07 de junho tem show no sesc da Esquina, aos que não possuem, temos o youtube como grande salvação, fica a dica da banda mais bonita da cidade.







Fernanda Bugai




Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,a-banda-mais-bonita-da-cidade-aposta-na-fofura-e-nos-descolados-da-rede,721853,0.htm

Foto: Divulgação

quinta-feira, 26 de maio de 2011




Lembranças de Lobato










Não demorarei, mas tenho que lembrar, afinal 129 anos estaria fazendo nosso querido Monteiro Lobato, ícone infantil com sua maravilhosa inteligência literária. Um pouco de pó de pirlimpimpim e vamos lá viajar para lembrar um membro de todas as famílias, de todas as

infâncias.

Todos já tivemos contato com este gênio, um visionário, preocupado com as questões ambientais, mesmo quando este tema nem fazia parte das grandes rodas de estudo. Seus personagens, alguns deles retratos de sua própria história, carregavam características marcantes e únicas, que nos ensinavam, inspiravam, sacudiam nossa cabeça e nos faziam pensar com suas aventuras e devaneios.

Quem não se lembra do sábio cientista Visconde de Sabugosa que, em um dos seus episódios se tornou o bravo cavaleiro Dom Quixote, guerreiro que, em sua loucura, lutou contra os poderosos moinhos de vento? Quem não foi Pedrinho ou Narizinho, os primos que se esbaldavam nos pés de frutas do Sítio do Pica-pau Amarelo, se aconchegavam aos pés da Vovó benta para escutar suas estórias ou roubavam os deliciosos bolinhos da Tia Nastácia? E a Emília, a bonequinha vaidosa, egoísta e encrenqueira, Marquesa porque casou com o Marquês de Rabicó, mas só por causa do título. Rs.


Também, os fabulosos Burro Falante, Príncipe Escamado, a Iara, o Saci, a Cuca, o Minotauro, a Mula Sem Cabeça e vários outros personagens folclóricos que nos encantaram e nos fizeram ficar mais curiosos a respeito dessa nossa cultura tão rica. Ah, e tinha também o Zé Carneiro e o Garnizé, matutos tão queridos e protetores dos animais.


Todos esses admirados entes que se ajuntavam a tantos outros mais para nos contar tão belas passagens, nos proporcionam até hoje uma maravilhosa viagem a um mundo onde o mais importante não é o que se compra, mas o que se vive e o que se é.



Angelica Carvalho



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato
http://lobato.globo.com/novidades/novidades71.asp
http://bagarai.com.br/google-faz-homenagem-a-monteiro-lobato-o-criador-do-sitio-do-picapau-amarelo.html
http://ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2011/04/18/monteiro-lobato-completaria-nesta-segunda-129-anos-267180.php
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/04/18/dia-nacional-do-livro-infantil-homenagem-monteiro-lobato-924267609.asp

Foto: Divulgação

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuidado com o Óxi






Cuidado com óxi, pois ele é uma droga forte

Que pega quem não tem juízo e nem sorte!

Ele é irmão do crack e espalha o pavor...

Seduzindo os inocentes e tocando o terror!



Ele é a mistura da folha de coca com cal virgem...

Junto com um potente e cruel combustível...

A qualquer pessoa ele causa vertigem!

E tem um efeito depressivo e horrível!



O óxi é inalado ou fumado...

Assim ele deixa qualquer ser desolado!

O óxi é uma pedra perigosa,

Que não é nada valiosa!



Cuidado com óxi, ele é uma droga forte

Que pega quem não tem juízo e nem sorte!

Ele é irmão do crack e espalha o pavor...

Seduzindo os inocentes e tocando o terror.



Luciana do Rocio Mallon



Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/04/30/mais-forte-do-que-o-crack-oxi-chega-a-sao-paulo-apos-se-espalhar-por-dez-estados.jhtm



Foto: Divulgação: http://www.folhadopara.com/2011/04/droga-mais-forte-do-que-o-crack-oxi.html

segunda-feira, 23 de maio de 2011





Vamos?






“Nem tudo é como você quer. Nem tudo pode ser perfeito.
Pode ser fácil se você ver o mundo de outro jeito.”
Como diria o Dinho Ouro Preto, e como diriam tantos outros poetas, compositores, mães, tias, avós e avôs, padres, sacerdotes, psicólogos e conselheiros.
E assim se repete o refrão, as coisas nunca saem como queremos, ou melhores ou piores, porém diferentes. Arriscar é divertido, mas é perigoso. Recuar é seguro, mas uma incógnita.




Viver e saber viver também são coisas diferentes, fazer o mundo melhor não é para qualquer um, mudar o mundo é uma responsabilidade muito grande, e responsabilidade é para outros poucos.



Agora, viver a vida que temos da melhor maneira que nos é possível, enxergar o mundo com otimismo, crer, ver, insistir e persistir, isso é possível, não diria fácil como o poeta, mas recompensador. Ter o que colher, saber o que colher, não basta plantar no fogo das paixões, porque a colheita ocorre de forma serena, mas vale a plena plantar, lindas flores e belos sentimentos, por mais que as safras possam ser sofridas, os frutos vêem nem que demorem várias colheitas.






A vida pode ser bonita, e as coisas terríveis sempre trazem um lado bom. Nada é tão bom ou ruim que dure para sempre, como diria Chico.
Então, vamos ver o mundo de outro jeito?




Fernanda Bugai






Fonte: http://www.oikoseditora.com.br/milton_schwantes_meditacoes.htm
Foto: http://thamibelieve.tumblr.com/

quinta-feira, 19 de maio de 2011


Perguntas Intransitivas






A cidade de Curitiba é uma cidade pode-se dizer... planejada. Urbanismo planejado, campanha de vacinação planejada, horário de transporte planejado, calçadas planejadas, temporada de teatro e cultura planejados.

Particularmente sinto até um orgulho de ser nascida aqui, viver com qualidade, ter a possibilidade de não ter que ficar três horas parada numa marginal tentando me locomover. Mas... como a visão otimista de uma sagitariana não pode ser confundida com romance tenho minhas dúvidas com relação a alguns pontos e deixo aberto, aqui, este espaço para esclarecer minha ignorância. Tipo:

1- Por que diabos uma prefeitura investe em três placas – que não se sabe o preço porque é um saco pesquisar no google, bem como no site de licitações da prefeitura – de sinalização indicando “MÃO INGLESA” em uma rua sem saída, particular no meio do Batel?

2- Por que foram retirados os radares da Sete de Setembro, altura Seminário e da Dr. Carlos de Carvalho, sendo estes dois pontos de tráfego intenso, alta velocidade e passagem constante de pedestres, principalmente em horários escolares?

3- Falando em escolares, o que fazer com o trânsito formado em filas duplas em frente aos principais e mais centrais colégios de Curitiba, onde não se encontra policiamento, mas sim funcionários do colégio desviados da sua função para atender e controlar o trânsito?

4- Por que os agentes de trânsito estão em número elevado aplicando multas por toda a cidade, enquanto seus superiores alegam falta de contingente para os casos acima citados?

5- A indústria das multas vai ser destituída com a nova licitação?

6- Qual a distância prevista em lei entre um radar e outro?

7- Qual o benefício para o cidadão a remoção de um veículo estacionado irregularmente em uma via central, com grande fluxo de circulação, em horário de pico, ocupando duas faixas da via e deixando livre uma apenas para circulação?

8- O que fazer com motoristas que não sabem o significado do pisca a não ser no Natal? (Essa o Estado não tem culpa)

9- Qual a vantagem em ter UM maior biarticulado do planeta- com a maior lotação do universo – em determinado tempo ao invés de CINCO menores articuladinhos em intervalos de tempo menores?

10- O que fazer com todas as lombadas eletrônicas que tem suas multas incineradas por deputados inconseqüentes?



Eu AMO o trânsito de Curitiba, principalmente quando estou a pé.



Angelica Carvalho



Fonte: http://www.readmetro.com/show/en/MetroCuritiba/20110517/2/2/

http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/licitacoes

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=179396&t=julgamento-de-carli-filho-pode-acontecer-ainda-neste-mes


Foto: Divulgação

quarta-feira, 18 de maio de 2011






Riscos da Lipoaspiração







Lipoaspiração é uma operação plástica para retirar gorduras de determinadas regiões do corpo. Ela é a segunda plástica mais procurada depois da cirurgia para aumentar os seios com silicone. Porém poucas pessoas sabem que esta operação contém muitos riscos, são eles: alergias, anemia, hemorragia, infecções, embolismo quando a gordura penetra nos vasos sanguíneos, necrose da pele, intoxicação por anestesia, queimaduras, distúrbios nutricionais, alterações psicológicas e perfurações vicerais. O procedimento é, totalmente, desaconselhado para quem tem hipertensão, arritimia ou alergia.

O principal problema é que muitas mulheres pensam que lipoaspiração é o único método de emagrecimento rápido. Mas muitas delas poderiam eliminar as gorduras localizadas com exercícios especializados e dietas monitoradas por nutricionistas.

Em de outubro de 1996, a modelo e atriz Cláudia Liz entrou numa clínica para se submeter a uma lipoaspiração. Algumas horas depois ela foi levada em coma, devido à anestesia, para um hospital. Como conseqüência a atriz teve: distúrbio de visão, tremedeiras, depressão e síndrome do pânico.

Há alguns anos atrás a jornalista Renata Rodrigues entrou em coma após uma lipoaspiração. Na mesma época a arquiteta Anita Mantuano morreu depois de sofrer embolia pulmonar, também, após uma lipoaspiração.

Na minha família também há um caso de uma moça que faleceu das conseqüências de uma lipoaspiração. Cláudia Terezinha, prima da minha mãe, não era obesa. Porém tinha as curvas generosas e por isto resolveu fazer lipoaspiração aos quarenta e um anos de idade. Meses depois ela morreu de infecção generalizada causada pela cirurgia.

Realmente, não vale a pena arriscar a saúde por causa da beleza.


Luciana do Rocio Mallon



Fonte: http://jornal.valeparaibano.com.br/2002/08/20/geral/lipo.htm

Foto: Divulgação: http://www.magraemergente.com/cirurgia

-plastica/lipo-nao-e-tudo-igual

segunda-feira, 16 de maio de 2011




Vitória Interpretada








Enfim a comunidade gay consegue o tão sonhado direito de igualdade, diga-se direito este já existente há muito, porem, somente agora reconhecidos.
Enfim, após um voto de quarenta e nove páginas do ministro relator do STF Ayres Britto, entendeu-se pela igualdade da união homoafetiva, igualdade existente no texto constitucional desde 1988, que levou vinte e poucos anos para ser bem interpretado.




A sociedade muda, evolui, cresce e aprende, a homossexualidade comprovadamente já ocorre desde a Idade Antiga ou ate antes dessa, salvo engano. Difícil é acreditar que levamos vinte e poucos anos para reconhecer a igualdade de pares, num país que abrange tanta miscigenação, tão acolhedor, cheio de raças e credos, teorias e opiniões, que aceita também o igual e o diferente, desde que não fosse no campo da sexualidade.




Que bom, antes tarde do que nunca, reconhecemos a união entre pessoas do mesmo sexo, permitimos a elas o direito da adoção, fico feliz em saber que pelo menos os ministros do STF em meio a tantas falhas e pré-julgados, reconheceram que não é a orientação sexual que definirá o caráter e a capacidade de sentir e agir do ser humano, afinal, respeito e educação não requerem ser macho ou fêmea, o respeito e a igualdade poderiam sempre prevalecer, nossa sociedade poderia tomar estes julgados como exemplo e passa-lo adiante em todos os campos, deixando a moralidade tradicionalmente hipócrita de lado e vivenciandoarealidade do Brasil e do mundo, para que não fosse mais preciso reunir-se a Suprema Corte para então definir de forma legal o modo de pensar e agir da população. Poderia, mas tantas outras coisas poderiam talvez isso seja mais viável no universo da ficção, nos contos e filmes, até que a vida imite a arte.




Fernanda Bugai

Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/conteudo.asp?ID=100000428967
Foto: http://www.foixico.com/2011/05/o-reconhecimento-da-uniao-homoafetiva-pelo-stf-vai-diminuir-o-preconceito-opine/

segunda-feira, 9 de maio de 2011



Vitória mortal









Uma das notícias mais comentadas da semana, senão a mais comentada de todas foi a morte do Osama Bin Laden, de um lado os Estados Unidos sai às ruas para comemorar a “vitória”, e Barack Obama aproveita para lançar sua candidatura À reeleição da presidência da república, cidadãos norte-americanos comemoram a morte de uma maneira como se o sangue derramado purificasse suas almas, sem lembrar que foi justamente o sangue derramado que provocou tantas dores a uma década atrás. Do outro lado, afegãos, paquistaneses e a Al-Qaeda em sentimento contido, com poucas declarações e acredito eu, muita revolta.




Um atentado terrorista gigantesco, a morte de aproximadamente 3 mil pessoas e vários outros ataques de menor potencialidade talvez não sejam a melhor maneira de se combater um “opressor”, Bin Laden pode não ter agido corretamente ao investir milhões de dólares nessa guerra de morte e de sangue, mas por pior que tenha sido, jamais deixou de ser um ser humano, e para isso, de possuir dignidade e personalidade. Não, eu não estou defendendo Osama Bin Laden, tampouco sou militante de sua causa, mas acredito na Justiça, nos direitos humanos, aqueles que os Estados Unidos sempre proclamam e invocam quando metem seu bedelho em vários outros países conflitantes, afinal já diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos que “Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele”.








Ainda que fosse a pena de morte a mais viável para Bin laden, tinha ele o direito de se defender, entendo também que se trata de um criminoso em potencial, mas acredito também, que a terra do Tio Sam tenha recursos e meios suficientes de mantê-lo preso e apressar seu julgamento. O que não entendo foi essa caça, como se caçavam animais e infelizmente ainda se caçam, animais no mato, quando sorrateiramente o caçador surpreende e mata, sem dar tempo à presa de um suspiro, e mata como execução, atiram-se aos olhos para que nada mais possam ver, e não me digam que pessoas altamente treinadas como aquelas não souberam mirar o alvo que queriam.







Depois tem a audácia de atirar seu corpo ao mar e ainda dizer que respeitam a religião do daquele povo. Não há de se olvidar que muitos civis também morreram na caçada à Bin Laden ao longo desses anos, afinal a guerra foi instaurada no Afeganistão.
Não defendo Bin Laden e concordo em sua punição, mas creio no direito a uma justa condenação, à um tribunal maior e superior, que não pode ser ditado por uma única nação, não pode ser dessa forma decidido e executado, os direitos humanos devem ser respeitados e por mais que o opressor não os tenha respeitado, como forma de exemplo devem se respeitar.





O planeta terra se diz livre e não existe uma eleição futura à presidente do mundo que necessite de crueldade para apresentar candidatos à reeleição.





Fernanda Bugai


Fontes: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/osama+bin+laden+esta+morto+anuncia+obama/n1300137372482.html

Foto: Reuters

quinta-feira, 5 de maio de 2011




Inclusão






A diversidade se dá à partir do momento em que todos são incluídos.

Acessibilidade é um direito de todos e do mesmo modo que as pessoas portadoras de deficiência procuram se adaptar, a sociedade deve cumprir seu papel em aceitá-las em suas limitações.


Pequenos gestos permitem a convivência e a transformação dos grupos em uma sociedade única.
Divulgue essa idéia!!



Angelica Carvalho



Fonte: http://www.translatum.gr/converter/braille.htm
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=robobraille-converte-textos-para-braille-e-voz-via-e-mail
http://www.acessibilidade.org.br/

Foto: Reprodução

quarta-feira, 4 de maio de 2011




Um Talento Que o Brasil Não Soube Reconhecer: Neusinha Brizola











No dia 27 de abril de 2011 morreu, aos cinqüenta e seis anos de idade de complicações pulmonares decorrentes de uma hepatite, Neusinha Brizola, filha do já falecido político Leonel Brizola, como a maioria das pessoas sabe. Mas, o que muita gente não conhece é que Neusinha era uma artista talentosa. Pois, ela foi: bailarina, compositora, estilista, atriz, poetisa e cantora. Desde criança esta pessoa brilhava no teatro da escola e sempre tirava notas excelentes em Redação.






Em 1983 ela fez sucesso nas rádios com a música Mintchura de sua própria autoria. Esta artista atuou no musical Plunct, Plact, Zum da Rede Globo. Suas letras e poesias eram repletas de criatividade, suas criações de moda tinham arte pura, seu bailado era dinâmico e sua voz tinha um timbre agradável. Em 1984 Neusinha foi militante da Campanha Diretas Já e gravou uma música em homenagem a este acontecimento chamado “Diretchas”.






No final dos anos oitenta ela caiu em depressão, porque deixou de aparecer na mídia de repente e teve problemas com dependência química.
Se os produtores artísticos brasileiros tivessem dado mais uma chance para Neusinha Brizola, com certeza ela se destacaria até hoje. Infelizmente poucos meios de comunicação deram importância a sua morte. Neusinha Brizola foi um talento que o Brasil não soube reconhecer.









Luciana do Rocio Mallon
















segunda-feira, 2 de maio de 2011

Desse jeito




- É, não dá mais, chegamos ao final mesmo.
- Como assim não dá mais? E tudo que vivemos até agora? Todas nossas aventuras? Os dias felizes? Os passeios?
- Eu sei, foi lindo, mas... Chegamos num ponto em que a relação já não está boa para mim, não em sinto mais a vontade.
- E eu? Você pensou na minha opinião sobre isso?
- Sei que você ficará bem, estará com seus amigos e eles te darão apoio.
- Como assim ficarei com meus amigos? E quando eu me sentir sozinho? Sentir dor? Estiver triste? Quem vai estar comigo? Lembre que sempre estive com você.
- Eles, todas as pessoas gostam de você, sempre terá alguém por perto.
- Isso é muito injusto, você não possui o direito de mudar a minha vida dessa maneira, não pode decidir por nós dois. Existe mais alguém de quem eu não saiba?
- Não.
- Existe?
- Na verdade existe, e estamos esperando um neném. Me desculpa, as coisas aconteceram, eu me apaixonei, não tive como controlar.
- Então é isso! Agora não existe mais espaço para mim? Dessa maneira? Você acredita estar certa?
- Se acalme, vai ficar tudo bem. Infelizmente aconteceu, terei um filho, uma família, e não terei mais tempo nem espaço para você. Prometo que lá no canil você será muito feliz.
- Entendo, depois que dediquei toda minha vida e toda minha vitalidade para você, quando te fiz companhia enquanto estava sozinha, lambi suas feridas e te arranquei sorrisos, agora não da mais, não há mais tempo e espaço, terei de aguardar minha morte, com velhos cães rejeitados como eu...


Fernanda Bugai

Fonte:http://www.ruadireita.com/animais-estimacao/info/nossos-animais-de-estimacao/
Foto: Reprodução