quinta-feira, 9 de junho de 2011


Bola de Vidro











A menininha corria de pés descalços na grama cerrada e verdinha, carregando nas mãos uma pequena bola de vidro. Na pressa a derrubava e então voltava para buscar, pegava com carinho, beijava, limpava com o vestido e tornava a correr.





Na casa simples do campo, saía fumaça pela chaminé e o cheiro de bolo e café fresquinho perfumava a cozinha. Sentada no caixote de lenha, a avó terminava de costurar a boneca, enquanto a mãe servia a mesa. Dora entrou correndo e gritando:








- Mamãe, mamãe, olha o que achei ali no riacho.
- O que é isso, Dora?
- É a cidade onde o Papai Noel mora, mamãe.
- Rs, e como você sabe que ele mora aí, querida?
- Olha só quanta neve, mamãe. E se eu chacoalhar assim, então cai mais neve ainda.
- Nossa, mas então esse Papai Noel deve estar tonto de tanto pular aí dentro, não?
- Não, mamãe. Ali dentro é mágico. Ele não sente nada. Onde está o papai?
- Está lá atrás cortando... Dora, volta aqui, menina, vem tomar café...
Mal deu tempo de terminar a frase Dora já estava pulando para fora da casa. Correu atrás do pai que cortava lenha para contar do seu achado. Animada e sorridente, esticou os braços e perguntou:
- Papai, sabe o que é isso?
- Onde achou isso, filha?
- Achei debaixo da goiabeira. Sabia que os duendes moram aqui, papai?
- Ah, é? E como eles cabem todos nessa bola de vidro?
- Ah, papai, eles ficam bem pequenininhos, do tamanho desses floquinhos de neve. Então quando eu sacudo, eles pulam de alegria.
- Há, há, há... Ta bom, minha pequenininha. Agora seja boazinha e... Dorinha, mas onde você vai?




Saiu correndo de novo a esperta e doce Dora pela grama cerrada e verdinha, carregando nas mãos a pequena bola de vidro. Sentou-se no balanço amarrado na goiabeira nas margens do riacho, olhou para o céu ensolarado do fim de tarde e se pôs a conversar:
- Oi florzinhas. Vocês sabem o que é isso? Meus pais me deram de presente de aniversário no ano passado. Eu perguntei o que era e eles me disseram que poderia ser o que minha imaginação escolhesse. Querem saber o que tem aqui dentro?






Angelica Carvalho





Fonte: http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1866330&seccao=Livros
http://www.midianews.com.br/?pg=fogoamigo&idnota=7852

Foto: Felipe Sasso

Nenhum comentário: