segunda-feira, 6 de junho de 2011

Marchando pela liberdade









Marcha das vagabundas. Foi esse o titulo que me chamou atenção neste final de semana, segundo reportagem, a marcha surgiu no Canadá e é realizada por mulheres em protesto a afirmações masculinas de que mulheres são vítimas de crimes sexuais por conta das roupas por elas usadas. E fica a questão, será mesmo que estupros e demais crimes ocorrem somente pelas roupas ousadas que mulheres usam? Isso despertaria a lascívia masculina?






Porque se for isso, deveríamos deixar de pensar que os homens são seres pensantes, socialmente instruídos, que sabem perfeitamente que o ato sexual deve ser consentido por ambas as partes, que obrigar uma mulher ou qualquer pessoa a praticar atos sexuais é crime, senão não estariam descritos nos Códigos penais de quase todo o mundo.






Ou será ainda que algumas dessas mentes brilhantes devem imaginar que existe um código, subentendido entre homens e mulheres, segundo o qual, quando uma saia está quatro dedos acima do joelho ou uma blusa com um decote um pouco maior significa: me agarre?



Sim, porque se for dessa maneira, nós mulheres deveríamos parar de freqüentar a praia, já pensaram? Se uma roupa mais ousada libera estupro, o que significaria um biquíni que esconde só os órgãos sexuais?







Por favor, já saímos da Idade Média faz muito tempo, e agora é a roupa que vai julgar caráter? A roupa é que vai determinar o nível de psicopatia dos demais? Seja no Canadá ou na Nova Zelândia, é muito fácil aos agressores culparem as próprias vítimas, mais ainda quando possuem o apoio de autoridades tão machistas ou dementes quanto estes.







Fernanda Bugai







Fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/centenas-de-pessoas-participam-de-marcha-das-vagabundas-na-avenida-paulista-20110604.html

Foto: Divulgação. Richard Lautens/AP

Nenhum comentário: