sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A teoria dos jovens






Dia 31 de dezembro de 2010, 23h42. A praia está apinhada de homens e mulheres hippies, trajando suas batas longas e brancas como a íris dos olhos de Iemanjá. Sapatos são proibidos na ilha, ou pelo menos eles queriam que fosse.
Em meio aos takeiteasys, começa a chegar a tribo do rock. Fica difícil enxergá-los com a fusão do breu de suas roupas e do céu sem lua. Mal e mal enxergando seus coturnos e tênis pretos, os rockeiros de todas as espécies se atrapalham na areia, pisando nos dedos soltos e frescos de seus infelizmente parceiros de praia, os hippies.
A praia, sempre tão calma e enfadonha, hoje abriga algumas dezenas de pessoas. Todas dispostas a, mesmo nas diferenças e desavenças, compartilhar um terreno bonito em frente ao mar e passar um ano novo de paz e prosperidade.
23h48. As rodas de amigos vão aumentando, e as risadas e burburinhos ficam cada vez mais altos. Todos estão se divertindo com seus champagnes , vinhos, ou qualquer coisa alcoólica, em uma mão, e um punhado de esperança na outra.Que o próximo ano seja infinitamente melhor do que o que já passou.
23h50. Um homem reflete sobre 2011 ser o penúltimo ano de vida de todo ser vivo da humanidade, mas ninguém quer levá-lo a sério. É ano novo. Os assuntos importantes a gente deixa para conversar no dia 02, ou lá pra depois do carnaval, quando todos voltam a realidade e começam, enfim, a se preocupar com o que devem.
23h52. Mas um barbudo, descalço e meio chapado, resolve levar adiante a conversa. E se for verdade que o mundo vai acabar em 2012? Essa seria a penúltima vez que haveria uma virada de ano, e a última em que as pessoas ficariam alegres em dar adeus a um ano que já passou e as boas vindas para o ano que ainda está por vir.
Afinal, as pessoas se agarrariam a 2011 como uma feia seguraria um homem que sem querer lhe desse bola, e por ironia, 2011 lhe escaparia das mãos como uma geléia de morango, de cor de sangue, só pra aumentar a dramaticidade.
Seria algo como uma festa junina só com um pau-de-sebo. Todos fariam uma fila pra tentar alcançar o topo ou pelo menos ficar o maior tempo possível trepados sobre a madeira gosmenta. Um querendo chegar mais alto que o outro, querendo fazer história como aquele que chegou mais alto no pau-de-sebo.Mas 2011 não estaria pra brincadeira.
23h56. Tentando quebrar o gelo, já que a conversa seguia rumos sombrios demais para ser o primeiro do ano, uma moça deitada no chão que escutava a tudo de olhos fechados e cercada por garrafas vazias de cerveja, levantou de seu harém com algum esforço, cambaleando, e apontando o dedo para todos que a olhavam, disse:

- Olha só o seguinte. Eu acho que o que vai acontecer em 2012 é só...é só...cês tão me escutando? Só... o mar do mundo todo vai virar cerveja!!!!Ae!!!

Ela se deita.
Diante da idéia, ninguém conseguiu evitar o riso. Imagine que maravilha se o oceano inteiro virasse cerveja?

- Mas que cerveja? Perguntou um que odiava Skol como se odeia a própria sogra.

- Heineken, com certeza, disse outro.

Uma menina respondeu com sua voz doce:

- Heineken? Aí sim seria o fim do mundo. Cerveja fortee...

- Mas a gente só tá falando de cerveja que tem no Brasil. Como ficariam os outros países, continentes? Interrompeu o rapaz cosmopolita.

Silêncio.

-É um pouco complicado mesmo.

Uma roda de intelectuais disfarçados escuta o assunto e começa o debate para ver qual o mais polêmico da tchurma:

- Haveria uma superpopulação na região litorânea. Todo mundo se mudaria para a costa.

- E aumentariam os índices de morte por cirrose e alcoolismo na infância e adolescência. As crianças amam as praias, e por mais que seus pais a proibissem de entrar no mar, elas não obedeceriam. Vão beber cerveja mesmo sem querer, até pelos seus narizes.

- As próprias fabricantes de cerveja não lucrariam com isso, a não ser a escolhida para dominar os oceanos. Mas como se daria essa escolha? Por um plebiscito mundial? É óbvio que os Estados Unidos sairiam na frente.

- A gente não tá falando de decisões racionais, e sim de 2012. Im do mundo. Nostradamus. É praticamente impossível que isso seja controlável. Seria uma ação divina, um fenômeno sobrenatural.

Silêncio. Ele tinha razão. Todos os outros estavam errados. O desespero crescia silenciosamente naquela roda de humilhados. O que fariam agora? Tinham cometido o erro mais principiante de todos, errando logo na primeira dedução.
De repente, alguém do grupo começa a gargalhar e fala:

- HAHAHA. Então você tá dizendo que quem vai escolher a marca da maldita cerveja vai ser Deus é? Então é o fim do mundo pros crentes e afins, só isso.

Ufa.
Todos riem.

23h59. O clima está descontraído, mas a idéia de um mar de cerveja ainda paira sobre o pensamento de todos.
- Dez, nove, oito, sete, seis, cinco,quatro, três, dois, um!
-FELIZ ANO NOVO!

24h00. Começa a chover.

Alguns levantam a cabeça e abrem a boca, só para garantir.
É, ainda tem o gosto sóbrio de 2010.


Leticia Mueller


Fonte: http://www.vooz.com.br/noticias/2012---fim-ou-recomeco-teorias-sobre-a-profecia-maia-7458.html


Foto: Reprodução Filme "2012", de Roland Emmeric.




Nenhum comentário: