terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Fim da Jornada Para Sofia


Fim de ano. Festas, resoluções, limpeza da casa, formação de uma família, nada disso faz parte a vida de Sofia. Desde que saiu da faculdade, sua vida é o trabalho. Tem se dedicado a Publicidade e Design, duas áreas que consomem um estilo de vida menos rígido, pois todo momento é momento de criação.

Algumas de suas amigas decidiram traçar um outro rumo para a vida, montando família e desistindo de sua vida profissional. Quando Sofia conversa com elas sente um clima de ressentimento e decepção, pois o que parece ser uma resolução feliz e madura, não passa de um modo de fugir de um mercado competitivo que engole a vida de muitas pessoas. Sofia fica feliz por ter tomado o caminho mais difícil.

Mas mesmo estando segura de sua vida, final de ano é o período em que Sofia entra em dúvida se está tomando o caminho certo. Pensa nos seus sonhos em viajar por lugares exóticos, fazer mil e uma aventuras num 4x4, estudar diversas culturas e diversos idiomas. Mas nunca sobra tempo para concretizar estes sonhos, pois sua vida gira em torno de se aperfeiçoar sempre e trabalhar muito para perder o seu posto conquistado com suor e sacrifício. Férias não faz parte do vocabulário dela.

Mas este ano seu corpo lhe revelou uma surpresa desagradável. Mesmo não estando obesa, não fumando e bebendo somente uma taça de vinho ocasional, Sofia sofreu um infarto dentro de seu maravilhoso escritório de criação. Sua secretária chamou imediatamente a equipe de primeiros socorros que havia no edifício e um clínico geral de um escritório num outro andar foi acionado para ajudar. Passado o susto inicial, uma internação é forçada por sua família e uma bateria de exames realizada. Sofia havia levado seu corpo e sua mente ao limite e, com 32 anos apenas, estava experimentando o que gerações anteriores experimentaram a partir dos 50 anos em diante.

O repouso forçado fez Sofia sair de sua inércia pessoal e tomar decisões de reais mudanças em seu estilo de vida. Casamentos e filhos definitivamente não faziam parte de sua personalidade. Ainda sobra a amargura de sonhos não realizados. Receios e inseguranças que antes lhe prendiam agora não faziam a menor diferença, pois seu fim poderia estar próximo... ou não. Definitivamente não queria morrer amargurada.

Sofia largou o emprego, comprou um 4x4 e pôs os pés na estrada. Destino? Esta vai ser uma viagem sem destino.


Daniela M. Braga

5 comentários:

Karime disse...

Ai, que delicia! Diz prá Sofia dar uma banda de 4 x 4 aqui no RS... quero dar um rolé com ela por aí!
Bjos

Anônimo disse...

Ara, ficaria melhor se fosse "Sophia", com "ph" como minha sobrinha, hehe.
Isso aí, Dani, chega de esperar por um infarto para só então dar guinada na vida. Boa mensagem de final de ano.
Beijo.

Mario

absolutsubzero disse...

O destino de Sofia ainda vai reservar muitas aventuras pelas estradas e com certeza RS está no mapa. Afinal tem um local para fazer rappel que falta na lista dela. Topa Ka?

Mario eu acho que a sua sobrinha não está autorizada a sair dirigindo sem destino, mas adorei o nome dela.

É realmente incrível, mas infelizmente eu tenho contato com muita gente que só deu uma guinada na vida depois de encarar a morte de perto.

A hora de dar uma reviravolta é agora.

Beijos

Dani

Karime disse...

Guria, tem lugar prá fazer rapel, sim. E aqui pertinho de casa, tem também um lugar prá rafting, um templo budista enorme e lindo, uma colônia de nudismo e uns lugares bem gostosos de ir...Vou parar de descrever, pq tô vendo que daqui a pouco alguém vai ficar interessado. rsrsrsrsrs
Bjos

absolutsubzero disse...

colônia de nudismo? vixe, só mesmo fazendo uma super ultra reforma corporal para perder a maldita celulite :(.

rappel eu estou dentro hehehe. quem sabe se minha sorte mudar, com uma maravilhosa 4x4. claro que com amigos tudo fica bem mais divertido.

hahaha tô vendo que tem gente que vai querer montar uma barca para aí.

bjos ka

daniela