quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Vela Em Forma de Papai-Noel



Esta lenda foi contada por dona Maria , moradora de Curitiba , que autorizou – me a colocar a estória na Internet :
Era novembro e dona Maria recebeu um presente pelo correio e ao abrir a caixa ela disse :
- Este presente é de Sandra , a minha filha mais velha que foi estudar nos Estados Unidos !
- Nossa !
- É uma vela em forma de Papai-Noel !
- Quando chegar o Dia de São Nicolau , 6 de dezembro , levarei este adorno para ser abençoado na missa do Bosque do Papa .
Após dizer estas palavras , a senhora colocou a vela em cima da mesa de centro da sala .
De noite ela notou que o boneco tinha sumido e gritou :
- Quem roubou a minha vela em forma de São Nicolau ?!
Neusinha entrou na sala e perguntou :
- O que aconteceu , Mamãe ?!
Maria explicou :
- Ganhei uma vela em forma de Papai – Noel , deixei na sala e ela sumiu .
Então a garota procurou por todos os lugares da casa , achou o boneco e disse :
- Ele estava em cima da máquina de lavar roupas , mas agora devolverei este adorno para a mesa de centro .
Neusinha olhou bem para a vela , mas teve a impressão de que o bom velhinho sorriu para ela .
Todos os dias o mesmo fato estranho acontecia : sempre no final da tarde , a vela sumia e quando as pessoas iam procurar o boneco , ele estava num lugar diferente da casa . Até que chegou o Dia 6 de dezembro , dia de São Nicolau . Assim dona Maria foi até o Bosque do Papa para assistir a missa em homenagem a este santo . Esta senhora levou junto , com ela , a vela em forma de Papai – Noel . No final da cerimônia ela chegou perto do padre e indagou :
- Será que o senhor poderia abençoar esta minha vela em forma de São Nicolau ?
O sacerdote observou o boneco e comentou :
- Sim !
- Esta vela em forma de São Nicolau possui um poder bem grande . Se a senhora manter ela intacta , com certeza , esta vela trará muitas graças no ano quem vem . Mas , para isto , é necessário que na passagem de ano a senhora faça a seguinte oração , olhando para este boneco :
- “ Oh , São Nicolau , por favor , faça que todos os dias do próximo ano seja um Natal repleto de alegria . Que as luzes do menino Jesus penetrem na cabeça dos meus filhos e que a Virgem Maria encha a minha casa de paz . Que os reis magos preencham os meus negócios com prosperidade.Amém.”
Após a missa , dona Maria chegou em casa repleta de alegria . Quando chegou o dia 25 de dezembro ela chamou todos os seus amigos e familiares para comemorarem o Natal . Num certo momento Talita , a filha da vizinha , exclamou :
- Oba !
- Uma vela de Papai – Noel !
- Vamos acender !
Naquele instante a dona da casa explicou :
- Ninguém pode acender esta vela , pois ela tem um significado muito especial .
Na hora da ceia todos estavam na mesa da copa . Quando , de repente , escutaram um choro vindo da sala – de- estar . A anfitriã foi ao local , para ver o que estava acontecendo , e viu Talita com a mão queimada , que disse :
- Tentei acender a vela do bom velhinho , mas acabei queimando a mão .
Naquele segundo Otávio , irmão de Talita , pegou o isqueiro e tentou acender a vela . Porém desmaiou no mesmo instante e o objeto não acendeu . Uma enfermeira , que era convidada da festa , tratou das crianças e ficou tudo bem .
Na passagem de ano , dona Maria fez a oração , que o padre ensinou , olhando para vela . Então no ano seguinte tudo deu certo : sua filha tirou notas excelentes na escola , a empresa do seu marido abriu uma filial e ela ganhou na quina .Porém , num dia de novembro , Maria notou que a vela em forma de São Nicolau desapareceu novamente . Neusinha tentou achar o boneco em todos os lugares da casa , porém não conseguiu . No dia seguinte esta menina foi até a casa de dona Gertrudes , comadre de sua mãe , para falar com sua filha Dalva . Na estante da sala ela reconheceu o boneco de Papai-Noel e contou tudo para sua mãe , que resolveu deixar esta estória do roubo da vela de lado e não partir para a briga .No ano seguinte tudo deu errado para dona Gertrudes : ela foi atropelada , sua filha Dalva pegou pneumonia e a empresa de seu marido foi à falência . Dona Maria acredita , até hoje , que estas desgraças aconteceram porque sua comadre roubou a sua vela de São Nicolau . Dona Maria , também , diz que rezar aquela oração , que o padre ensinou , na frente de uma vela em forma de Papai – Noel é uma simpatia infalível para ter um ano novo excelente .





Luciana do Rocio Mallon

2 comentários:

Karime disse...

Ih, Lu! Essa vela parece o bonequinho Chuck dos filmes de terror, que tem vida própria. Fiquei com medo! rsrsrsrs
Feliz Natal para ti e tua família, mas sem a vela do Papai Noel!
Bjos

Anônimo disse...

Chuck Noel não é uma ideia de todo má, Ka. Renderia um filme B de oportunidade. Lançcado na véspera de Natal, hohoho, acho que renderia.
Beijo pr'ambas.

Mario