sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ah Essas Páginas...


Tudo começou com o e-mail em 1900 e minha avó era virgem... Hoje temos Messenger, Facebook, Blog, Fotolog, Formspring, Orkut, Twitter, Badoo… São tantos! Qual escolher? Para não ficar perdida resolvemos escolher a todos, sim, criamos contas em todos eles, temos nosso nickname e senha em todos, diariamente fazemos nosso loggin naquelas páginas de relacionamento, que possuem o intuito de facilitar/melhorar a comunicação e interatividade entre as pessoas.
Ah essa páginas... Acho bacana até certo ponto, mesmo porque sou favorável e tenho alguns em minhas listas, e também no mundo atual dificilmente uma pessoa consiga estudar, trabalhar, sobreviver sem a internet, parece hipocrisia, mas nos tornamos dependentes disso tudo. No entanto por vezes me pego pensando aonde é que as pessoas encontram tempo para tanta coisa? Tanta informação não tão útil?
E acham. Passamos boa parte do nosso tempo em frente da telinha do computador fuxicando a vida alheia, conhecendo gente nova que nem temos noção de quem são e de onde vêm, mesmo porque não temos como conferir, por exemplo, se o gato lá de Bangladesh não é nosso vizinho do andar de baixo, no entanto estamos lá, diariamente nos sites de relacionamento fazendo nosso login, esperando que tenha recado novo, adição pendente, fotos atualizadas, seja lá o que for.
Então eu penso para que tanta coisa? Se é justamente por conta dessa máquina que se torna a cada dia mais inovadora que nós acabamos nos limitando cada vez mais, nos tornamos solitários, e o relacionamento que é aquela promessa inicial na verdade nem existe pois acabamos mesmo é criticando as fotos daquela bonitona, colocamos defeito na namorada daquele amigo lá do maternal que não vemos há pelo menos 12 anos, rimos das fotos produzidas e solitárias da maioria, e se relacionar de maneira saudável que é bom, nada! A bondade, a caridade, o amor ao próximo são deixados cada vez mais de lado, sem contar as multidões de adolescentes interligados pela internet mandando scraps de “eu ♥ vc” para uma pessoa que nunca viram na vida e provavelmente nem verão...
Acredito que tem casos nesse tipo de página que de fato sejam uma forma mais rápida e fácil de encontrar pessoas e se comunicar, e sim, existem as páginas que cumprem sua função social afinal olha a gente aqui no desaforadas rsrs. Mas sinceramente, me preocupo com as pessoas que vejo hoje em dia vivendo em função deste, daquele e de aquele outro site da web, vejo essas pessoas cada vez mais solitárias, os parques, teatros, banquinhos de praça, bibliotecas, cinemas cada vez mais vazios, as lan houses cada vez mais cheias. Tudo bem estaremos aqui online para verificar aonde isso tudo vai parar.




Fernanda Bugai

2 comentários:

absolutsubzero disse...

Nossa Fer

Você conseguiu traduzir em palavras tudo que eu queria dizer sobre esta montanha de site de relacionamentos, que me deixa completamente perdida já faz há muitos anos.

Minha participação nestes sites começou quando amigos meus de carne e osso, conhecidos de uma maneira nada virtual começaram a sair da cidade, e eu mantive contato dali em diante virtual. Coincidentemente eu comecei a fazer amigos em shows e todos eles era sempre a mesma coisa - orkut, myspace, facebook, livejournal .... Nos encontramos, muitas vezes por causa da distância não mais que uma vez por ano. Outros nem isso eu consigo.

Outro fenômeno curioso que vejo são mães de amigos usando os jogos do Facebook como passatempo. Claro que são situações delicadas em que eu sei pq elas passam seus momentos livres lá e é de uma grande ajuda para se distrair mesmo. No meu caso, já foi-se a era que tinha mais pique para cuidar da mafia e da fazendinha.

Ótimo texto
Beijos
Daniela

Anônimo disse...

Obrigada Daniela!
E é exatamente isso né? Todos nós estamos aqui, interligados. Eu também me aproximei mais da internet quando sai de casa e fui morar em outra cidade, ah esses amigos exigem muito de nós rsrs.
Engraçado, por aqui não é diferente, as mães de amigos e até a minha! vivem interligadas trocando e-mails, receitas de cozinha, de tricot, orações, joguinhos virtuais e todas essas coisas, e para ser sincera nem eu tenho paciência mais para tanto rsrsr.

beijos
Fer