domingo, 14 de fevereiro de 2010

Continua Lindo


Chegou! Eis o momento das tão esperadas e deliciosas férias. Já podia imaginar a vista lá de cima da cidade mais linda que temos no país.

E foi rápido... frio na barriga, uma tontura.. ai, que medinho de avião... e logo chegamos ao Rio de Janeiro, que sim, continua lindo.

O ar do Rio me deixa leve, me sinto tão bem lá que pareço estar em casa. Astral, sol, movimento. Muito movimento. De cara nos jogamos num bloco de carnaval de rua que chamava “Imprensa que eu gamo”, de uns jornalistas. Engraçadinho né? E olha, “imprensa” mesmo, mulher sozinha lá é alvo fácil. Esses cariocas são mesmo muito espirituosos. Dançamos, bebemos, rimos e muito... primeira etapa da viagem concluída com sucesso.

Domingão é dia de jogo de bola... tivemos a sorte de assistir ao jogo mais tradicional no Maraca, Fla x Flu! Maneiríssimo, falando na língua dos naturais dessa cidade. Emocionante, vibrante e alucinante. A torcida, os caras no campo... e viva o rubro-negro. Mandou muito bem numa vitória por 5 x 3, e de virada, que é bem mais gostoso. Que fim de semana perfeito. Ainda tínhamos a semana toda pela frente e bastante histórias pra viver.

Ah, pra não dizer que não levei um susto, perto da bilheteria rolou um momento sinistro. Malandragem correndo e policial distribuindo cassetada na moçada. Não entendi o que aconteceu, mas uma carioca flamenguista que nos acompanhava explicou: “tá correeendo, é porrrque feix merrrrda”. Ok.

Começamos a semana, fizemos uns roteiros para que tivéssemos tempo e oportunidade de conhecer vários lugares e aproveitar bem os momentos. Nos misturamos ao dia-a-dia da cidade, mas não deixávamos de ser turistas, não tínhamos pressa, férias.

Artigos obrigatórios: água, sempre e toda hora, protetor solar, sempre e toda hora e paciência, não diferente dos outros itens, ilimitada. Acompanhante constante: suor.
Andando ou de ônibus, partimos para nossos passeios sempre com a câmera na mão pra não deixar de registrar as visões que tivemos daquele.... caos.

Sim, com todo respeito, aquele cidade é de loucos. Motorista de ônibus é sem noção alguma, motorista de carro, insano, de táxi, bem, nem preciso falar. Buzina? Caraca, é toda hora, todo momento, parou? Demorou? Diminuiu? Béééééééééééééééééééééééé, bé, bé bé!!! Cara, muito engraçado. É tudo muito rápido, agilizado, não tem tempo de pensar, tem que se mexer, vamos, mexendo, movendo!

Acho que sou mesmo ligada na tomada, por mais que achasse aquilo tudo um pouco fora dos padrões que estou acostumada, gostei da loucurinha. E as pessoas são mesmo diferentes. Povo lá tem força, tá sempre animado, alegre. Isso dá gosto.

Enfim, vamos voltar um pouco à rotina de turistas. O melhor passeio da viagem, e mais gringo, sim, foi o Cristo Redentor. Que bacana, puta vista. Vamos tirar muitas fotos. Não. Não vamos. Acabou a bateria da câmera. Puta que..... casseta. Deu pra tirar uminha só. Tá ali em cima. Ficou boa né? Fazer o que? Bola pra frente e a vista fica na memória. Cara, quanto gringo de braço aberto. Meu Deus. Bah, curtimos e saímos correndo de lá. Partimos pra mais um bondinho, passando por cima do Arcos da Lapa e descemos em Santa Teresa. Lugar simples, mas muito charmoso, restaurantes e lojinhas muito interessantes pra conhecer. O calor humano, sempre.

Chove gente lá, Rio de Janeiro, que em fevereiro, tem carnaval.... não sei onde cabe tanto, tem em tudo que é parte. Na rua, na praia, no bonde, nos pontos turísticos. Tem é muita gente no mundo, né?

Minha semana foi assim, pra dormir, pra acordar, calor. Suor, cerveja, água, vistas maravilhosas para todo o lado. Amigas queridas, momentos gostosos, companhia e bons passeios com meu amor. Só não digo que foi Lua de Mel porque não dava pra se encostar, calor!

Teve até o dia de carioca, em casa, no ar condicionado. Último dia de praia foi delícia. Batia um vento, o mar era calmo, tínhamos guarda-sol, cadeiras de praia e até garçom. Deu pra tirar uma soneca. Fechou com chave de ouro.... ah, e passamos pela Rocinha pra dizer que participamos de tudo. Assustador de grande. Mas é, é assim mesmo.

Na volta pra casa, mais frio na barriga, pra Curitiba não é de se admirar que tenham mais nuvens no céu, e pra mim, elas são sinônimo de turbulência. Meu querido, esse aí mesmo, junto com o Cristo, quase arrancou o encosto de braço da cadeira que estávamos. Virgem Santa, acho que a gente vê muita TV. Mas deu tudo certo. A viagem foi bacana, deliciosa, como nenhuma outra. Rio 40 Graus existe e será inesquecível.

Ver outras coisas, outras pessoas, sentir outro clima, viver diferentes dias. Tudo isso é de verdade muito bom, é natural que tenhamos saudade dessa realidade, mas é participando dessas diferenças tão gritantes que percebemos certas coisas, pensamos, valorizamos e consideramos o que em outra situação talvez deixássemos passar.

É bom estar em casa. Essa passagem rápida em outro cenário, tão vivo e intenso, com certeza me encheu de energia e me fez trazer comigo coisas boas pra minha vida.
É bom sair por aí, é bom poder voltar e o mais importante é ter a oportunidade de carregar conosco muito mais que apenas lembranças.



Liliana Darolt

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto!
Realmente não sou fã de Carnaval, mas um dos meus sonhos é ver, ao vivo, os desfiles das escolas de Samba na Sapucaí.
Tenha um Feliz Carnaval!
Com carinho,
Luciana do Rocio.

Anônimo disse...

Uhuhuhuhuh... o Rio é bommm...

beijos

Angel

!lili! disse...

oi mario.... então, só perguntei porque achei que entraria ontem.. mas, vc postou hj... tudo certo...
outra coisa.... não deu pra colocar a foto que te mandei.... bjs ;)

absolutsubzero disse...

o que eu mais sinto falta no rio é dos sanduiches do pepê e dos jogos de futebol. praias maravilhosas, mas eu destesto carnaval. ah e também os maravilhos atendentes que fazem corpo mole no santos dumont. aja paciência para quem está na cidade com hora marcada para tudo.

beijos lili
daniela

Karime disse...

Ruiva... delicia de texto! Até me deu vontade de conhecer o Rio, coisa que nunca tive.
Saudades tuas!
Beijos