segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Semana de Tema Livre

Durma Com Um Barulho Desses

Dizem que a traição só existe se contarmos para alguém. Caso contrário, não é traição, e sim, somente um segredo.
Tenho uma teoria sobre traição, teoria sem pretensão nenhuma de ser dona da verdade, mas uma teoria: existem vários níveis de traição.
Olhar para o lado e achar uma mulher mega gostosa, é traiçãozinha; ficar de frescura no MSN com o colega gatézimo da faculdade, também é traiçãozinha, trocar torpedos picantes com amigas coloridas, sim, também é traição. Claro que não são traições dignas de um barraco ou término de um relacionamento, mas acabam com a confiança que depositamos no outro.
Ficar numa festa com outra pessoa já está num nível mais elevado de traição. Não, o sexo não é o grau maior de traição. Sabe qual é ? O envolvimento emocional. É. Quando ele acontece, pronto, ferrou e aí não tem mais volta mesmo.
Mas por que raios a gente trai ? Não sei, mas é genético e inevitável. Um dia isso acontece conosco, de uma forma ou de outra.
Ah, não venha me dizer que tu nunca traístes ou fostes traído ... Quem está na chuva é prá se molhar e não podemos dizer que nunca faremos algo ou que determinada situação não aconteceria conosco, até sermos efetivamente testados pela vida.
Trair um amigo, a família, o namorado ou o marido é um dos maiores erros que o ser humano comete. Quem trai não mata, não rouba, não violenta, mas arranca do outro o que ele tem de mais precioso, a alma; e acaba com o único estímulo que a pessoa tem para conquistar seus sonhos, a auto-estima.
Este final de semana estava conversando com minha manicure sobre isso e disse para ela que hoje, depois de passar por vários relacionamentos e um casamento de 7 anos, onde fui patológica e alfabeticamente traída, não mudo por mais ninguém. Inclusive, não sei se teria o mesmo empenho que tive anteriormente em manter-me fiel à pessoa com quem eu estiver, caso o momento valesse a pena.

Moça vinda do interior de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, gordota, do estilo meio desleixada, casada com um homem 16 anos mais velho que ela e mãe de uma menina de quatro anos, minha manicure declara firme:
- Só estou casada ainda com meu marido e consigo manter meu casamento em paz, porque traio ele.
- Como assim ? – eu pergunto. Sou a pessoa mais aberta que pode existir para as coisas da vida, mas confesso, me choquei com a declaração.
- Sempre traí meu marido, não com amantes diversos, mas já tive três amantes.
- E ele nunca desconfiou ?
- Uma vez só, mas aí o cara faleceu e o assunto morreu, não tinha motivo para dar continuidade na desconfiança.
- E agora ?
- Agora estou com uma pessoa há três anos. Prá mim é fácil trair, atendo as clientes em casa, então, meu marido pode me ligar e eu posso dizer que estou em uma cliente, quando na verdade, estou com “ele”.
- E tu não te envolve com a pessoa ?
- Sim, mas quando começo a me envolver, fico um ou dois meses sem ver ele. Já disse que não me separo do meu marido por nada no mundo.
- Meu deus, e eu achando que os meus princípios eram maquiavélicos. E como tu consegues ?
- Conseguindo. Sou feliz assim e mantenho meu casamento na paz.

Que fique claro aqui, que não estou fazendo nenhuma apologia à traição; muito pelo contrário, porque já fui traída e sei quanto isso dói e deixa seqüelas. Só estou colocando no papel um assunto sobre o qual até este final de semana, eu achava que já tinha ouvido de tudo.
Dorme com um barulho desses, hã ?



Karime Abrão

3 comentários:

absolutsubzero disse...

oi ka

adorei o texto, mas eu bem que tinha idéia que isso acontecia, pois já conheci outras histórias de ''traição'' muitas vezes com a conivência do parceiro. e tem também aqueles que fingem não ver, o que não deixa de ser um modo velado de conivência.

acho isso foda, pois como vc disse, traição é traição, e alguém nesta equação vai se sentir muito mal, seja esposa, seja a amante, seja o marido ...

beijos
daniela

ps: a foto dá intenção de uma traição homossexual e por um segundo pensei que o texto iria para este lado.

Anônimo disse...

realmente... eu achei que tinha ouvido tudo já.. kkkkkkk

mas olha, a traição é algo a se discutir muito ainda...

beijokas

angelica

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Conheci um colega de trabalho que me confessou certa vez que só conseguia "voltar" para o casamento porque traia a esposa. Que essas traições é que seguravam a "coisa toda". É a famosa zona de conforto: tá ruim mais eu sou covarde demais pra me mexer. Bjs. Katia