segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Semana de Tema Livre

Forno Verão Alegre


Dia 11 de fevereiro termina mais uma edição do Porto Verão Alegre
( http://www.portoveraoalegre.com.br/ ); evento que há 11 anos oferece aos gaúchos durante um mês, o que há de melhor em teatro adulto e infantil, música, artes plásticas e gráficas, cinema e outros espetáculos.
Neste ano, o evento iniciou-se em 12 de janeiro trazendo espetáculos divertidíssimos como “O guri de Uruguaiana” de Jair Kobe, “Se meu ponto G falasse”, dirigida por Julio Conte, “Homens de Perto”, “Primeiro as Damas” e o sensacional, “Manual Prático da Mulher Moderna” de Patsy Cecato. Mostras de vídeo, literatura e outros tantos eventos, também tornam a capital gaúcha uma alternativa cultural para quem não tira férias ou não vai à praia neste período.
Mas sem dúvida, o assunto da semana passada, foi os termômetros que registraram o recorde de 43ºC nas ruas do Rio Grande do Sul; e tudo indica que esta semana o assunto continuará o mesmo. Desde 1961 que não se tinha notícias de temperaturas tão elevadas aqui no Estado.
O calor foi tanto, que na web a notícia correu solta (inclusive no exterior) e a capital foi considerada a cidade mais quente do mundo, apelidada “carinhosamente” de Forno Alegre . A temperatura infernal do dia, seguida pelo tradicional temporal de final de tarde, provocou falta de água e energia elétrica, estragos na agricultura, alagamentos e prejuízos aos comerciantes de produtos alimentícios e sorvete.
Nas lojas de eletrodomésticos, as vendas de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado estouraram. Os profissionais que instalam os aparelhos, não têm mais horários disponíveis e quando os têm, cobram até R$400,00 a instalação.
Para a semana que vem, a previsão do tempo é de chuva e a entrada de uma frente fria para acalmar os ânimos da gauchada no Carnaval. Assim como no inverno o clima fica “quentinho” quando a temperatura chega aos 15ºC, frente fria no verão aqui no Rio Grande, é quando os termômetros marcam “somente” 28ºC.
É calor de derreter cusco...


Karime Abrão

3 comentários:

Patrícia Spindler disse...

Adorei teu post, amiga!
Continuas escrevendo cada vez melhor.
Bjs, Pati

Anônimo disse...

To chegando AMIGAAAA... vais ver o que é calor... kkkkkkkkkk

bjs

angel

Maxmagnus disse...

Interesante...