terça-feira, 15 de fevereiro de 2011




Karla de Oliveira é formada em sociologia mas nunca exerceu a profissão. Desde os tempos acadêmicos flerta com o cinema e há quase dois anos resolveu deixar os estudos sobre a sétima arte de lado e encarar os sets. Adora escrever e além de escrever para o Desaforadas, mantém também, junto com outras blogueiras, o blog Mulher Ocupada. Ela é Desaforada aposentada mas resolveu voltar a ativa e ser dona temporária da terça -feira aqui no blog no lugar da Bianca Nascimento, que continuará a escrever esporadicamente nos finais de semana!Vem com tudo Ka!






Doga




Se existem duas coisas pelas quais sou apaixonada, além do marido, são cães e yoga. Gosto de animais em geral, mas os cães são meus favoritos. Aqueles olhinhos pidões, aquela cara de quem tenta entender o mundo a sua volta derretem o meu coração. Já a yoga é um dos poucos exercicios fisicos que me agradam e que faço com prazer.
Meu amor pelos cães vem de muito tempo, desde criança sou apegada aos patudos. A yoga eu praticava com a minha mãe quando criança e por algum tempo na adolescencia, mas só a cerca de um ano foi que a redescobri e então me apaixonei.
Um tempo atrás em busca de informações sobre praticas de yoga descobri, por meio da internet, a Doga: pratica de yoga que as pessoas levam seus cães. Fiquei curiosa para saber como isso funcionava e fui pesquisar mais a fundo.
A Doga, termo que remete à Yoga, só que para cães foi desenvolvida pela instrutora norte-americana Suzy Teitelman de Nova York, segundo ela a base para o desenvolvimento da pratica é o grau de interação do cão com o que seu proprietário está fazendo.
Eu sinseramente não consigo imaginar os meus dois peludos baixando o nivel de agitação, respirando profunda e calmamente para em seguida inciciar os asánas. Na verdade acho que a Doga é mais um modismo que consegue envolver e misturar duas coisas que estão muito em voga hoje em dia: pratica de exercicios e pets. Posso estar enganada e espero estar realmente.
Em minha pesquisa sobre o tema vi que existem publicações sérias sobre o assunto e que inclusive alguns instrutores reconhecidos como Jennifer Brillant, tem desenvolvido a pratica e escrito a respeito. Fato é que a Doga virou moda em Nova Yorke e em Londres. Por aqui essa moda ainda está chegando.
Ainda não encontrei nenhum lugar em Curitiba que já esteja aplicando a Doga, mas prometo que assim que houver irei testar.




Karla de Oliveira



Fontes:
http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?pag=old&idN=39342
http://petmag.uol.com.br/noticias/ioga-para-caes-ganha-adeptos-pelo-mundo/
http://www.dogadog.com/

Foto: Reprodução Blog Crondia.blogspot.com


Nenhum comentário: