quinta-feira, 26 de maio de 2011




Lembranças de Lobato










Não demorarei, mas tenho que lembrar, afinal 129 anos estaria fazendo nosso querido Monteiro Lobato, ícone infantil com sua maravilhosa inteligência literária. Um pouco de pó de pirlimpimpim e vamos lá viajar para lembrar um membro de todas as famílias, de todas as

infâncias.

Todos já tivemos contato com este gênio, um visionário, preocupado com as questões ambientais, mesmo quando este tema nem fazia parte das grandes rodas de estudo. Seus personagens, alguns deles retratos de sua própria história, carregavam características marcantes e únicas, que nos ensinavam, inspiravam, sacudiam nossa cabeça e nos faziam pensar com suas aventuras e devaneios.

Quem não se lembra do sábio cientista Visconde de Sabugosa que, em um dos seus episódios se tornou o bravo cavaleiro Dom Quixote, guerreiro que, em sua loucura, lutou contra os poderosos moinhos de vento? Quem não foi Pedrinho ou Narizinho, os primos que se esbaldavam nos pés de frutas do Sítio do Pica-pau Amarelo, se aconchegavam aos pés da Vovó benta para escutar suas estórias ou roubavam os deliciosos bolinhos da Tia Nastácia? E a Emília, a bonequinha vaidosa, egoísta e encrenqueira, Marquesa porque casou com o Marquês de Rabicó, mas só por causa do título. Rs.


Também, os fabulosos Burro Falante, Príncipe Escamado, a Iara, o Saci, a Cuca, o Minotauro, a Mula Sem Cabeça e vários outros personagens folclóricos que nos encantaram e nos fizeram ficar mais curiosos a respeito dessa nossa cultura tão rica. Ah, e tinha também o Zé Carneiro e o Garnizé, matutos tão queridos e protetores dos animais.


Todos esses admirados entes que se ajuntavam a tantos outros mais para nos contar tão belas passagens, nos proporcionam até hoje uma maravilhosa viagem a um mundo onde o mais importante não é o que se compra, mas o que se vive e o que se é.



Angelica Carvalho



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato
http://lobato.globo.com/novidades/novidades71.asp
http://bagarai.com.br/google-faz-homenagem-a-monteiro-lobato-o-criador-do-sitio-do-picapau-amarelo.html
http://ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2011/04/18/monteiro-lobato-completaria-nesta-segunda-129-anos-267180.php
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/04/18/dia-nacional-do-livro-infantil-homenagem-monteiro-lobato-924267609.asp

Foto: Divulgação

Nenhum comentário: