quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Este Ano Eu Quero


Eu bem que poderia começar o ano, cheia de boas intenções. Mas pensei bem e resolvi começar o ano apenas com intenções. Nada de promessas, nada de premissas. Apenas, o novo.
A energia boa é aquela que te traz tranqüilidade, plenitude. Por vezes pensei que este dia não chegaria. Aliás, em 365 dias, normalmente pensamos, em pelo menos 1/3 deles, que este momento não vai chegar nunca. Muito trabalho, correria, estresse, filhos, carreira, marido, enfim, tudo. Nos colocamos em segundo lugar nos nossos próprios objetivos, já perceberam? Está cheio de trabalho, mas dói o dente; deixa o dentista pra semana que vem. Precisa de roupas novas pra trabalhar; fica pro mês que vem. Você ia comprar o best-seller que tanto queria, só que chegou a época do material escolar da criançada; lá se foi o livro de cabeceira. Impressionante como a gente se sabota, não acham?
E não me venham com o papo de que não têm filhos, nem namorada (o), nem compromisso. Você deve ter um cão, um trabalho, uma tia gente fina que joga paciência com você, então certamente tem algo que tira a atenção de si mesmo. E bora pra auto-sabotagem. Tá... não vou ser tão rigorosa. Você não está se sabotando. Você está só caminhado para uma vida vazia e sem conhecimento próprio. Sério. Vai chegar um momento em que você vai ver o tempo que perdeu. Não porque se dedicou a outras coisas, mas só porque esqueceu de colocar você no centro disso tudo. Você vai até esquecer qual o tecido das meias que mais gostava... rsrsr, engraçado? Nãooo, sériooo. Que tipos de meia você gosta de usar? Ou vai qualquer uma, daquelas que você compra no 1,99? Han?
Já parou pra se descrever? Para uma autocrítica? Já pensou no que você REALMENTE quer pra sua vida? Ah, eu quero saúde, amor e paz. Porra, que belo plano. Suuuper objetivo. Meu, se foca. Se quer saúde, trabalha e paga um plano de saúde caro pra ter tudo que tem direito. Se quer amor, vê se cuida do cabelo, das unhas e dos dentes, eles serão necessários, sabe. Se quer paz... meu, vai rezar. Primeiro o que você acredita, depois o mundo. Nada vai cair do céu, nada do que você pedir vai ser se você não acreditar no que quer. E acreditar significa encontrar-se e ir atrás do que tanto deseja. Se tanto faz o que quer, realmente, você vai conseguir tudo o que deseja. Parabéns... e só lamento.
Mas se o que te faz diferença na vida, é algo maior... viva, delicadamente, cada segundo. Digo com propriedade, de alguém que passou por uma fase negra. Uma fase em que o futuro estava acima de tudo, uma fase em que a ansiedade e as frustrações andaram de mãos dadas; alguém que não soube se dedicar a si mesma e perdeu momentos raros em busca de outra realidade. A realidade de outras pessoas e não a sua.
A vida é muito mais do que resoluções de ano novo. “De boas intenções o inferno está cheio”. Kkkk, esta, é o maior bordão, mas é a real. Pra que se discriminar? Hipocrisia pra que? Meu bem, tem vontade de fumar? Fume, sem excessos. Tem vontade de sair e encher a cara? Faça, desde que não todo dia. Tem vontade de beijar? Meu, beije excessivamenteee. Rssss. Todos têm uma razão especial pra estar na Terra. É só saber reconhecer a sua! Vocação todo mundo tem, pra alguma coisa.
O EQUILÍBRIO é minha palavra para este ano. Seja bom em uma coisa, ame muito alguma pessoa e faça o melhor por você mesmo, todos os dias, um dia de cada vez. Só. E lembre-se, porque eu me lembro sempre e divido aqui: quem acha que é bom em muita coisa, na verdade é meia-boca em tudo, quem diz que não ama, não sabe o que quer e quem não se cuida não saberá cuidar de mais ninguém.
Se ame, se cuide, VIVA!


Angelica Carvalho

9 comentários:

!lili! disse...

E que assim seja.
Nunca é tarde pra olhar para si mesmo e perceber o quanto é importante tocar a vida a partir do que queremos, sentimos, pensamos.
Equilíbrio é com certeza a maior busca que temos e correr atrás de uma forma leve e sem cobranças parece ser o mais natural.
Afinal, somos humanos, não somos perfeitos, mas podemos querer nos aproximar do melhor.

Bj, ;)

Anônimo disse...

Posso ver vc falando todas as frases.. é como se estivesse contando esse texto para mim cara a cara. Adorei, mas só discordo em uma coisa: não existe a perda de tempo, tudo faz parte do aprendizado que contribui pra vc chegar onde está, se souber internalizar o que vc viveu. Se vc não passasse por tudo isso como poderia escrever/perceber tão belas palavras e tão preciosos ensinamentos. Obrigada por lembrar-me que a vida é muito mais que "passar" cada dia. Milhões de bjs. Katia

Karime disse...

Angeel! Afu... muito afu! Tua última frase, diz tudo. Tudooooooooooooo!
Beijos, GURIA!

Carollina disse...

Adorei o Texto!!!há um tempo venho acompanhando o blog,gosto de muita coisa do que leio mas esse texto coloca nos na frente de nós mesmas,e nos faz refletir muito!! PARABÉNS!!

Anônimo disse...

Angel,

eu que acabei de fazer 20 anos sempre ouço dos mais velhos "é, aproveita enquanto você é jovem porque um dia isso tudo acaba". Do jeito que em falam, bate um medão! rs. Mas daí eu percebo que vou fazer tudo que quero hoje porque não quero amanhã falar a mesma coisa para os meus sobrinhos!rs

Parabéns, você apesar de mais velha que eu, tem um espírito jovem que só!Aliás, sem ofender nem nada, mais acho que as pessoas mais velhas deveriam ter um espírito de vida muito maior e melhor que a gente que ainda tá engatinhando nesse mundo, afinal, eles viveram muito mais, sabem muito mais coisas que a gente e aonde podem ou não se meter, podem fazer o que quizerem a qualquer hora sem recriminações dos pais,sabem muito mais o que é amor e como se curar das feridas da vida. Bom, pelo menos é assim que eu acho que sejac com a maioria!


Beijokas,

Bianca Nascimento

absolutsubzero disse...

Oi Angel

Maravilhoso o texto e casa bem com a minha decisão de olhar um pouco mais para mim, deixar os outros e seus problemas fora da minha vida. Ajudarei a amigos e família, mas dentro de minhas possibilidades, não tentando entrar de cabeça em coisas que não são minhas.

Bia, aproveite seus 20 anos que eles são únicos, como qualquer outra idade. Eu não diria para ignorar a sugestão dos mais velhos, mas pessoas que dizem que aproveitar a vida acaba com um certa idade, é porque elas não aprenderam infelizmente que se pode aproveitar a vida em qualquer idade.

Beijos Desaforadas

Daniela

Anônimo disse...

"quem não se cuida não saberá cuidar de mais ninguém."

entendeu agora? se não sabe cuidar de si mesmo não pode cuidar de ninguém.

DNIK

ange-dc disse...

obrigada a todos pelas palavras... e por me lembrarem sempre quem realmente sou...

beijos

angelica

Anônimo disse...

Escolheu bem a palavra-chave para o ano, Ange. E, de fato, cuidar-se é essencial. Não é por acaso que nas orientações de primeiros socorros sempre os instrutores mencionam a importância de se estar em segurança antes de tentar salvar alguém.
Beijo, Ange, e um 2010 pleno de equilíbrio pra você.

Mario