domingo, 31 de janeiro de 2010

Dia Da Saudade


Comemorado no dia 30 de janeiro, o dia da saudade pode em um primeiro momento gerar controvérsia, sim, por que podemos nos perguntar, mas por quê? Por que comemorar o que passou? O que traz a dor? Pessoalmente eu não vejo como algo que traz a dor, para mim a saudade é um dos sentimentos mais nobres, que mostra a capacidade humana de se doar, de sentir a falta e perceber que não somos auto-suficientes. O dicionário nos explica:

“SAUDADE: s.f. Recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir. / Nostalgia. / Zoologia Pássaro da família dos cotingídeos, encontrado na serra do Marinha / Botânica. Denominação comum a diversas plantas da família das dipsacáceas e a suas flores; perpétua, suspiro. / Botânica. Planta da família das compostas.”
Pois bem, são tantas definições, e uma curiosidade, saudade é uma palavra existente na língua portuguesa que dificilmente encontraremos a tradução exata nos demais idiomas.
Esse sentimento pode ser de perda, nostalgia, lembrança, mas no meu ver remete coisas boas, a saudade é aquilo de bom que passamos ou vivemos e que nos traz boas lembranças, às vezes desejo de voltar no tempo, às vezes não ficando apenas a boa sensação.
Recordar, e todos nós sentimos saudade, seja lá do que for, das histórias do avô ou do bolo da avó, da comida da mãe ou da casa dos pais, da infância ou das festas da adolescência, dos amigos de infância ou das professoras de colégio, do melhor amigo que partiu ou do primeiro amor, de um vestido velho ou de um relógio de bolso, de um boneco do Batman ou da primeira Barbie, daquele encontro ou daquele bolo que te salvou de uma enrascada, de um perfume ou de uma música, de um fim de semana com chuva, filme e pipoca ou de um verão regado a sexo, drogas e rock and roll, dos tempos da faculdade ou dos cursinhos intensivos, de usar aparelho ou óculos, de um amor de verão ou de um casamento, e por ai vai... E é assim mesmo, sempre sentimos saudades de coisas, de pessoas, de momentos, de tudo aquilo que nos fez bem e traz aquela lembrancinha boa, uma coisa confortável, às vezes emociona também, segue o pranto, mas é feliz! Nunca vi ninguém falar que sente saudades de coisas ruins, talvez seja bem por isso que esse dia seja comemorado, afinal quem é que comemora coisas ruins? (quem gosta que me perdoe).
“Das lembranças que eu trago na vida. Você é a saudade que eu gosto de ter. Só assim sinto você bem mais perto de mim outra vez.” Já disse Roberto Carlos na sua canção...
E como é bom sentir saudade, sentir por perto outra vez, seja lá o que for, significa que vivemos, aproveitamos, estamos vivendo, sim, porque o tempo não pára, a vida não pára e as vezes nos obrigamos a deixar coisas e pessoas para trás, e algumas vezes já não podemos retornar ao passado e viver como se foi um dia. Assim, sentir saudade significa que estamos evoluindo e apesar de deixar para trás, ironicamente trazemos conosco, a parte boa da história, o melhor que o outro no ofereceu, e deixamos o melhor que poderíamos oferecer, trazemos a saudade e certamente a deixamos, deixamos e levamos a boa lembrança do que passou.
Acima de tudo sentir saudade é a certeza de que amamos e somos amados. Comemoremos sempre a saudade, comemoremos nossa capacidade de amar e sentir, a delícia de estarmos vivos.

Fontes:
Aurélio on line: http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Saudade


Fernanda Bugai

Um comentário:

Karime disse...

Adorei!
Saudades é um sentimento gostoso de sentir.
Se sentimos saudades de algo ou alguém, é porque temos boas lembranças.
Beijos