sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


SERÁ QUE ERROU?






No dia 4 de outubro de 2010, ouve-se a grande piada sendo anunciada em todos os veículos de comunicação. Naquele dia, se contou, se não a maior, a mais absurda das gozações da história do Brasil. Deixando para trás pessoas que independente de questões éticas ou ideológicas já lidavam com política a pelo menos cinco anos, Francisco Everardo Oliveira Silva foi eleito Deputado Federal. Aliás, digo mal, ele não foi apenas eleito, mas sim aclamado como o candidato mais votado do Brasil.


O palhaço Tiririca, como alguns gostam de chamar, antes mesmo de ter chegado à cadeira da Câmara, teve que provar que era alfabetizado. E pelo jeito conseguiu, pois até já largou as suas roupas tradicionais e hoje se fantasia com ternos e roupas sérias.
O fenômeno da eleição de Tiririca para Deputado Federal, cargo que tem o poder de alterar a Constituição brasileira, é visto por alguns como um protesto dos eleitores frente à risível política em voga. Outros, mais otimistas, votaram no itapipoquense para mudar um pouco o tempero, já que ultimamente tudo anda um pouco salgado ou azedo demais. Há ainda os que simplesmente tacaram o “f%¨&*¨@” e quiserem ver no que ia dar.


No fundo no fundo, tanto faz porque uns votaram ou deixaram de votar. Desde o dia 1º de fevereiro, Tiririca marca presença no grandioso Plenário, palco de grandes palhaçadas.
Ontem mesmo, dia 16 de fevereiro, nosso grande personagem voltou a atuar na antiga profissão. Durante a votação para o novo valor do salário mínimo, Tiririca errou e votou junto com a oposição. Sim minha gente, ele errou e votou na proposta do PSDB, o partido da elite que não se importa com o povo.


Mas o engraçado da história não é bem isso não, mas sim que a proposta de valor do salário mínimo, o salário do povão, da gente que trabalha muito e ainda assim vive sem condições, foi maior no PSDB do que no próprio Partido que supostamente representa os interesses dos trabalhadores.


E sim! O Tiririca, homem do povo que foi acusado de ser analfabeto, errou!
Será que é porque ele não sabe ler ou simplesmente fez como as pessoas que o elegeram, e apertou um botão?
Ou quem sabe, talvez, em uma hipótese beeeeeem remota, ele não, sei lá, simplesmente fingiu que errou para não ficar feio para ele?
Afinal, é muito mais feio você ser contra a hipocrisia do seu partido do que errar, assim, sem querer.


Quem sabe o Tiririca não está só se fazendo de palhaço e gargalhando sozinho nos bastidores de toda essa melecarada?
Ou será então que não é a misteriosa Florentina, sim, a Florentina de Jesus, que após ser evocada milhões e milhões de vezes em tom de macumba pelo bichoestranho de bigode e chapéu cata-ovo, que não resolveu finalmente aparecer e agora ilumina a cabecinha from Itapipoca?
Poderá Tiririca passar de palhaço para mágico do povo?
Só o tempo sabe a resposta.




Leticia Mueller





Fonte: suefb.blog.uol.com.br


Foto: Reprodução

Um comentário:

Nany Oliver disse...

O tiririca está certissimo de lutar para melhorar de vida. se ele chegou onde chegou foi o povo paulistano que o fizeram chegar. votaram na brincadeira meio q um protesto, mas que possivelmente vai pesar um pouco para o país. na verdade nem sei mesmo até q ponto pode piorar ou melhorar alguma coisa; ele mesmo disse pior que tá não fica! vamos acreditar, né?!!