sábado, 30 de janeiro de 2010

Nervos Em Trânsito


Lembram daquele episódio do desenho do pateta, onde ele se apresenta como um cara distinto, trabalhador, gentil, coisa e tal?
Mas que, em questão de um segundo, ao sentar em frente ao volante ele vira um cara nervoso, um completo irresponsável e sem educação? Pois é, o que será que acontece na cabeça das pessoas quando entram em seus carros e saem insanas por aí passando por cima de tudo? Pressa? Tempo é dinheiro? O que vale a vida pra alguns, que não respeitam pedestres, nem senhorinhas, ciclistas, muito menos o sinal que te diz: PARE!?

Esse desenho já tem tempo, e lá atrás já se entendia essa versão de motorista. Pra alguns, vale tudo. Andar na contramão, furar sinal vermelho, parar em cima da faixa, ultrapassar pela direita, xingar, e ainda, perder a cabeça e apertar o gatilho.
Sabem o que é isso? Agora mesmo estou escrevendo esse texto e lá embaixo uma sequência de buzinas nervosas. E pra que? Neguinho no carro da frente vai andar mais rápido? Não. Vai levantar voo e abrir caminho para sua passagem? Não. Vai adiantar alguma coisa, além de deixar as pessoas sem nenhuma paciência? Não. Não vai.

Pois então. E pedestre, tem vez? Coitado, esse sofre. Fechou sinal, abriu sinal? Se liga, sempre tem motorista atrasadinho querendo se aproveitar. A lei, por mais que esteja do seu lado, pode te deixar com uma perna quebrada, senão pior. Não importa se o sinal está livre pra você, se aquele motorista inconsequente achar que não vai dar nada se ele passar no vermelho "só um pouquinho", a consequência será sempre ruim pra quem está do lado de fora da carcaça de lata.

Ciclista? Acho muito bacana essa atitude que algumas pessoas tem em suas vidas. Sair por aí de bike curtindo um ventinho, fazendo um exercício, hummmm.. BÉÉÉÉ!!! Opa, até ser surpreendido bruscamente por aquela turma que não respeita. Não é assim tão fácil, se não prestar atenção, os motorizados te levam, isso sem falar nos assaltos. Mas esse é outro assunto.
Existem tantos lugares criados para que seus habitantes possam usufruir de mais essa opção, e olha que Curitiba tem a primeira ciclovia do Brasil... poderia ser melhor, mas sei lá, como estamos no Brasil, então não é.

Do que a gente tava falando mesmo? Ah, educação pois é, vou pegar esse gancho. Todos os lugares tem coisas boas e ruins, prós e contras. É inevitável. Alguns problemas são piores, bem piores que os outros, mas o que lamento de verdade é que a maioria dos nossos problemas são os próprios brasileiros que trazem. Que criam. Falta de educação, seja ela onde e como for, atrasa.
Atravanca, estressa. Definitivamente, se as pessoas não pararem só um minutinho pra sacar o que estão fazendo com seus nervos, não vai sobrar nenhum pra contar história. Mesmo assim, a vida vai continuar, coisas irão acontecer...

No final, a fila tem que andar.

Liliana Darolt

4 comentários:

absolutsubzero disse...

Afe Li

Já vou dizer que não é minha opinião. Para alguns colegas que tiveram a oportunidade de viajar com o nosso Desaforado aqui, ele é a encarnação do Sr. Volante - apelido que o Pateta ganha ao assumir a direção.

Você tem razão. O que mais me irrita é barulho de buzinha quando você fica preso na 13 de maio. Buzinar não faz você ir mais rápido. Isso sem falar nos pegas disputados na minha rua de madrugada, graças a qualquer falta de fiscalização e respeito pela vida alheia.

Beijos
Daniela

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto!
Há um mês atrás eu atravessei a Rua Frei Caneca, em frente a Santa Casa aqui de Curitiba, mas veio um carro na contramão em alta velocidade e quase me atropelou.
Há um ano atrás fui atropelada por um motoboy que dirigia na calçada em alta velocidade.
Sim, eu estava na calçada e o homem me atropelou.
Com carinho,
Luciana do Rocio.

Karime disse...

Oi, Ruiva!
Providencial teu post. Agora que dirijo cerca de 1h e meia por dia na BR, para trabalhar, vejo como as pessoas são imprudentes. Às vezes o cara até dirige bem, mas o probleama é que ele fica confiante e acabaa se excedendo.
Todos os dias que vou e volto de Porto Alegre, rezo para que nada de ruim aconteça.
:S
Beijos

!lili! disse...

É isso aí meninas, rezar e prestar muita atenção.... valeu pelos comentários... ;)