quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Dito Pelo Não Dito



Textos de Boteco apresenta: Palavras não-ditas, palavras ben-ditas, palavras mal-ditas.

Você pode estar achando estranha esta forma de escrever as palavras acima, mas não eu não estou tendo um problema de separação silábica, o intuito é este mesmo provocar o desconforto e repensar as posições (Hum! Isto me lembra algo! uuhuhuhuhuhuhuhu).


Palavras não-ditas
Quantas coisas desejamos dizer e não dizemos?! Palavras que desejamos proferir e não o fazemos?! Milhares, milhões de palavras não ditas que ficam nas entrelinhas, logo abaixo do contexto, entre parênteses, sob os lençóis, que são muito importantes, eu diria até primordiais, a qualquer relacionamento ou diálogo realmente verdadeiro. Algumas pessoas consideram as palavras não ditas como forma de poupar “frágeis” criaturas de um possível confronto com o real. Mas no fundo, bem fundo é claro, pois isto é não-dito, desejaríamos ter a coragem de dizermos o que realmente pensamos ou sentimos. Podemos até odiar aquela pessoa que tem a coragem de dizer “na lata” o que realmente deseja, mas realmente, o que nós gostaríamos era sermos “cruéis e verdadeiros” iguais a ela. Mas, nos escondemos sob as máscaras da boa convivência e somos o tempo todo hipócritas, não declarados.

Palavras ben-ditas
Dizer palavras bonitas não é suficiente hoje em dia, o importante mesmo é dizer palavras ben-ditas, pois não basta ser, você tem que parecer que é! Palavras difíceis estão na moda e as esdrúxulas também, quando inventadas por personagens não menos esdrúxulos, como por exemplo o Lulês. No mundo de aparências em que vivemos as palavras proferidas de maneira correta, adequada e dentro de um contexto interessante, para não dizer no mínimo puxa-saco, é primordial. Pois o lema é: errado não é puxar o saco, é puxar o saco errado. Palavras bem-ditas podem abrir muitas portas e até transformar a figura que as pronuncia em pessoa de grande eloqüência, versado nas letras! Pois no final o que importa mesmo é parecer que é!

Palavras mal-ditas
O que dizer das palavras mal-ditas se elas são malditas? Como dizer coisas que queremos ou precisamos dizer sem dizê-las de forma rude, imprópria ou ofensiva? As palavras malditas abrem enormes brechas, pra não dizer crateras nos relacionamentos e deixam tudo subentendido, mal explicado, mal resolvido. Transforma amigos em candidatos a inimigos, marca um “X” na sua testa para com o chefe e ainda te dá fama de ser um “bruto” e não ter o mínimo tato. Usando um chavão bem batido: “um palavra mal-dita é igual a uma flecha lançada, você sabe de onde vem, mas não sabe aonde ou em quem vai parar”. Como fugir das palavras malditas? Pois todo mundo vez por outra escorrega e maldiz uma palavra ou pior uma frase completa. Uma palavra mal-dita tem o poder de te derrubar ou levantar, basta saber que lado você deseja enxergar. Palavras malditas podem sim ser benditas, basta dizê-las sinonimamente.

Texto: Kate Jones
Revisão: Angelica Carvalho

4 comentários:

Anônimo disse...

Kate, to de férias ainda, mas passei pra ver como anda cuidando deste espacito aqui... pelo que vejo, não errei em deixar pra ti...

Grande beijo, até fevereiro...

Angelica

Anônimo disse...

Não errou não, Ange. Aliás, volta logo, senão... rsrsrs
Brincadeirinha, baby. ;-)
Beijo, Kate; beijo, Ange.

Mario

Anônimo disse...

Mario querido, a Ange é suspeita pra falar pois é minha amiga... mas que bom que vc gostou! "Pirações" é o que não me falta! Bjs. Kate :)

Karime disse...

Ange, saudades, maluquete! Te espero aqui em fevereiro!!!
Amei!
Bjos