sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Reflexões Capilares


Pela primeira vez, divago em reflexões sobre a cor do cabelo das mulheres. Me surpreendi ao pensar em como eu ainda não havia relacionado as matizes de uma madeixa com sua dona, pois se for bem analisada, a cor de um cabelo diz muito não só sobre o gosto e as preferências da moça, mas até um pouco de uma personalidade misteriosa, desconhecida por ela mesma.
Não me refiro às adolescentes que fazem dos seus cabelos verdadeiros holofotes fosforescentes apenas para se enquadrar em algum grupinho da moda e muito menos as adultas que fingem ter esquecido fazer o tempo passar, e vivem num carnaval eterno, mesmo sabendo, bem no fundo, que já amadureceram há muito.
Falo das mulheres “normais”. Falo do cabelo das mulheres normais.
Afinal, por que ser loira é o sonho de quase toda mulher? E se não for seu desejo agora, acredite, um dia será.
“Quem nunca quis ser loira, que atire a primeira pedra.” Se o mundo fosse habitado apenas por mulheres, e as guerras fossem a base de pedradas, essa frase daria início a um estopim.
Pondo de lado qualquer preconceito histórico ou cultural, só nos resta pensar na cor em sua essência. Pensemos no loiro como cor clara, ligada ao branco.
Aaah, o branco! Cor da paz, da harmonia, da serenidade. Nunca vou me esquecer da aula em que aprendi que o branco é a cor que reflete todas as outras, portanto, é a ausência desta.
Então, ao relacionarmos o branco com a paz, não estaríamos relacionando-o com a “ausência”, o “vazio”?
E do que mais o ignorante é feito além da ausência do saber?
Além do vazio do conhecimento?
É, não saber não gera conflitos. O saber incomoda. O vazio é preferível, traz paz.
Não pense que o meu intuito foi escrever tudo isso para justificar o chavão: “loira é burra”, mesmo porque eu sou um exemplar desse modelo, mas sim o de mostrar que a grande maioria prefere o vazio e a verdade superficial.
Preferem a ignorância, a falsa paz e a comodidade.
E isso lhes toma a cabeça, literalmente.




Letícia Mueller

3 comentários:

Anônimo disse...

Texto bom da raíz até as pontas, Letícia.
Beijo, Fofulety.

Mario

Anônimo disse...

Muitoooo bom mesmo.
Como disse um amigo um dia e nunca mais esqueci:
Enquanto esta tudo na paz e no equilíbrio é porque não estamos ousando e apenas seguindo um rótulo / formula padrão.
Abraço,
Andréia Kaláboa

Karime disse...

Querida! Eu ja tive cabelos de todas as cores! Preto azulado, vermelho, avermelhado, castanho bem claro, e agora, castanho, bem natural.Loira, te confesso que nunca quis ser.
Adorei! Bjo