sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Um Viva Aos Recomeços E Às Divertidas Listas De Ano Novo


Toda virada de ano chega cheia de promessas, expectativas e das famosas listinhas. Parar, mudar, ser viram verbos mágicos nas bocas das pessoas. Como se de um dia para o outro festejar sendo sapos e depois da meia-noite viramos super ultra glamourosos, com uma vida fantástica digna de filmes hollywoodianos. Não que a nossa vida seja horrível, mas sempre queremos algo a mais, aquele toque mágico que um dia nos fará felizes todos os dias de nossa vida. Bom a não ser que se tome uma droga especial, não conheço ninguém que possa ser feliz durante 24 horas e 7 dias da semana.

Voltando a noite mágica das mudanças, para mim não foi nada mais que uma noite normal, agradecendo por poder compartilhar a passagem de ano com a família, todos um pouco mais altos que deveriam como sempre. A minha revolução, o meu recomeço, a minha reviravolta interna tinha começado muito antes da virada do ano. Foi por volta do meu aniversário, quando fiz os balanços positivos e negativos de minha vida. E dá-lhe mais listas no caderninho de confissões e idéias. Resolvi dizer um FODA-SE a tudo que um dia me causou profundo estresse e irritação, ficar mais calma, mas principalmente ajustar o foco da vida para mim. E retornei há um passatempo que há muito eu há muito não tinha tempo de fazer. Leitura.

Noites e noites insones, mais comuns do que gostaria, comecei a ler na internet sobre os planos e mudanças que pessoas como eu faziam neste período, afinal sempre parece que depois de se empanturrar horrores na ceia e almoço natalino, muitos humanos passam a entrar em estado de meditação sobre suas vidas. Isto dura até o dia em que mulheres e homens se rendem a simpatias populares para tentar mudar sua sorte na virada de ano. As simpatias são engraçadas, mas definitivamente não há nada mais engraçado e que nós nos identificamos em muitos aspectos que é famosa lista da virada. Li diversos posts de como tornar mais objetivos seus sonhos e como realizá-los em 2010. Mas nenhum post foi mais divertido que este que me fez virar fã do site Papo de Homem. Ok, é da virada de 2008 para 2009, mas toda a virada são as mesmas promessas mesmo. E não deixem de passar pelo link completo das As 8 resoluções de ano novo mais comuns, e como fazer para realmente cumprí-las e morrer de rir com as fotos que acompanham esta lista. Como diria o autor deste post aqui vai uns trechos ‘crackeados’ da listinha:

‘‘Parar de beber
- Motivo: Você está incomodando a sua família, prejudicando sua saúde (ou o seu bolso) e virando sensação na internet.
- Como suceder: Se afaste de amigos e situações em que normalmente você beberia. Se isso não der certo, fique grávido(a). (N.E.: Eu consegui parar de beber. Depois de amanhã faz 48hs.) ’’ Nota da Desaforada – o famoso verbo parar. Parabéns 48 horas é uma vida em parar de beber. Vejo pelo meu vizinho que vive com uma lata de cerveja na mão. Já eu estou desde o ano-novo sem uma gota de álcool. Neste quesito consegui manter minhas metas.

E esta outra que óbvio faz parte da lista de muitos brasileiros a minha com certeza. ‘‘Viajar
- Motivo: Você quer ver se o mundo é como aparece na Globo.
- Como suceder: A principal razão pela qual as pessoas não viajam é porque já assumiram outros compromissos na vida. Trabalho, família, etc. Mude suas prioridades e mova “viajar” para o topo da lista. Essa dica funciona melhor se você conseguir combiná-la com um hobby, tal como mergulho, fotografia ou dormir com mulheres casadas. ’’ Mais uma nota desaforada: esta última sugestão só é aconselhada para homem que não tem noção de perigo.

Depois de ler uma porção de listas uma coisa devo acrescentar na lista pessoal – somente ler listas divertidas e dizer um FODA-SE as lições chatas de consultores, com nomes pseudo-inovadores, que pipocam em janeiro na Internerd.

E um desafio às leitores e leitores. 8 dias de 2010 e quem conseguiu até o momento ser persistente com a lista de objetivos para este ano?

Um ótimo desaforado 2010



Daniela M. Braga

3 comentários:

Anônimo disse...

Dani, ser feliz 24/7 realmente é algo (praticamente) impossível. Mas, sem querer dar uma de esotérico (mesmo porque, infelizmente, não tenho conhecimento de causa para bancar o assunto), há sim um termo que é sinônimo de felicidade e que é bastante exercitado em algumas culturas orientais: plenitude. O Dalai Lama explica um pouco disso em um de seus livros, cujo nome não lembro mas devo ter em casa (se é que não é mais um que emprestei e nunca mais me devolveram). Talvez esses seres luminosos não sejam felizes o tempo todo porque se lamuriam com os pesares e agruras pelos quais a humanidade passa, mas eles sustentam um preenchimento interior e uma intensidade existencial que parecem se bastar. Uma matéria no Fantástico mostrou que um grupo de cientistas internacionais tentou sair da subjetividade e mensurar o que de fato viria a ser felicidade. Mediram os níveis de uma substância no cérebro (não sei se era seratonina ou qual outra) e diagnosticaram que as pessoas que mais sorriem e se auto-definem como felizes as possuem em abundância. Chegaram até a identificar o homem mais feliz do mundo, e era um monge. Aproveitando que você está retomando a leitura, recomendo Hermann Hesse ("Sidarta" seria ótimo) ou algum livro do Dalai Lama (esse que eu devo ter em casa tem "felicidade" no título e é das conversas dele com um psicólogo renomado). Talvez não renda felicidade 24/7, mas quem sabe 23/6. Já não seria ótimo? ;-)
Beijo, Dani, e super 2010.

Mario

Karime disse...

Oi, Dani! Eu costumo dizer que somos feizes por modulos. Às vezes estamos mais felizes no trabalho, outras vezes mais felizes na vida pessoal. Mas isso não quer dizer que não sejamos felizes, certo? Já conversamos sobre isso e te falei que eu sempre tento ser uma pessoa melhor, aprimorar minhas qualidades e corrigir meus defeitos e erros. Durante o ano inteiro. Mas eu adoro noite de Ano Novo. Prá mim, ela é como um ritual, oficializando a passagem pelo momento de renovação. Ah, e tem q ter simpatia, sim. São idiotinhas ? São... mas dão um colorido para noite e descontraem. Guria, fiz a simpatia da maçã com as minhas amigas e quando fui pegar a minha para enterrar na terra, a bicha caiu no chão. Ao invés de bloquear meus desejos, ela potencializou!!! Na primeira semana de janeiro, estou quase louca. Agora, minhas amigas querem fazer outra maçã prá elas e jogá-las no chão. hahahahahaha
Beijos, querida

absolutsubzero disse...

Oi Mario

Ironicamente, digo isso a quem conhece a capa da minha pessoa, eu já li muito Dalai Lama, mas faz uns 10 anos que não tenho mais contato com nada dele e talvez fosse tempo de retornar.

Hesse fez parte da minha vida durante um longo período de minha adolescência e Sidarta, eu fui verificar, está lá num canto do armário de livros antigos, todo amarelado e precisando retirado do esquecimento e relido. Se bem que nas minhas doces memórias literárias eu tivesse mais afinidade com Demian, acho que está na hora de rever alguns velhos amigos e velhos conceitos.

Finalizado Maus e Cortázar, eu vou para estes velhos companheiros. Obrigada pela dica.

Beijos
Daniela