sexta-feira, 11 de março de 2011


A Crítica da Crítica






Quem sabe faz, quem não sabe ensina, ou critica. O jargão, como todo que se preze, apesar de clichê, expressa a mais pura realidade dos críticos das artes. Quase todos entendidos dos assuntos que tratam, mas também sempre petulantes sobre as obras que abordam.
“Cisne Negro”, um filme que mescla drama com suspense, faz tremer os dentes até do espectador mais frio, fãs de “Old Boy” e “Death Prove”. O roteiro enigmático leva a reflexão por seus personagens que discretamente, são peças de um quebra-cabeça a ser construído nos momentos de reflexão pós-filme.



Tendo como referências nomes fortíssimos da história do cinema, como “Repulsa ao Sexo", de Roman Polanski, "A Hora do Lobo", de Ingmar Bergman e "Sapatinhos Vermelhos" , da dupla The Archers, o diretor Aronofsky, “Cisne Negro” consegue a combinação perfeita do realismo com o surreal, de maneira que o espectador se sente transportado para o universo da personagem, inclusive vivendo as mesmas confusões de Nina, interpretada por Natalie Portman.


Os recursos utilizados para passar a persistência de Nina em seu conflito físico e psicológico, e as alucinações decorrentes de sua angústia, são considerados por alguns como batidos e não inovadores, mas o fato é que o espectador se envolve a tal ponto na trama que chega ao ponto de sair da sala de cinema com os músculos tensos e as mandíbulas travadas. Mesmo que espelhos, pinturas e visões sejam ferramentas já utilizadas em outras obras, a mensagem é passada de maneira perfeita e envolvente, prova de que é possível sim recriar o que já foi feito de maneira bem feita.


Impulsionada por um roteiro incrível e uma direção impecável, Natalie Portman encaixou-se perfeitamente no papel de protagonista, o que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz.
O filme é excelente, e vem encantando espectadores curiosos de todo o mundo.
E isso nenhum crítico pode negar.





Leticia Mueller



Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/oscar/cisne+negro+cria+terror+a+partir+da+danca/n1237982376540.html e http://www.omelete.com.br/cinema/cisne-negro-critica/


Foto: Divulgação

Nenhum comentário: