terça-feira, 29 de março de 2011



Curitiba cidade modelo





Essa semana comemoramos os 318 anos da cidade de Curitiba. Cidade que eu escolhi para morar e que eu aprendi a amar. Não que seja dificil gostar daqui, mesmo com seu clima frio e sua paisagem cinzenta, Curitiba se tornou um lugar para chamar de meu. Aqui fiz bons amigos e conheci um povo hospitaleiro e simpático, contrariando a fama –injusta – de que curitibano é frio e antipático. Lembro bem do meu encanto quando mudei para cá, do quanto desejei e planejei vir morar aqui.



E agora que já me sinto abraçada pelo lugar, posso dizer com certeza que Curitiba é uma cidade incrivel, é verdade, mas está longe de ser a capital modelo que a midia divulga. Os problemas são muitos e muitas vezes mascarados pela falsa ideia de que aqui é a melhor cidade do país, a capital ecologica, ou cidade sorriso. São tantos os adjetivos para defini-la que às vezes me perco em meio a tantos slogans de exaltação. Curitiba não é diferente de nenhuma outra cidade de grande porte do Brasil. Aqui tem miséria, moradores de ruas, crimes, violência urbana, animais abandonados nas ruas, crianças pedindo em semáforos, descaso com a população, transito caótico e o tão elogiado transporte público já está defasado. Costumo dizer que o titulo de “modelo” vem a calhar, pois a imagem vendida é diferente da realidade.



Como forasteira o que eu vejo é que Curitiba já teve seu apogeu e hoje enfrenta o declinio, provável resultado de sua auto propaganda que trouxe além de pessoas, empresas para cá, porém com estrutura insuficiente para recebe-los. Contudo ainda acho que de todas as cidades que já conheci e morei, a capital paranense é, sem duvidas, uma das melhores do país para se viver. Mesm com todos os problemas Curitiba é uma cidade para se amar por inteiro e eu a amo com todo meu coração.


Feliz aniversário CWB!


Karla de Oliveira


Fontes: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1100521 http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/curitiba-318-anos/482 http://www.revistaturismo.com.br/materiasespeciais/curitiba.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Curitiba


Foto: Reprodução.http://diogomjr.blogspot.com/2011/03/curitiba-318-anos.html

Nenhum comentário: