quarta-feira, 20 de abril de 2011





Compulsão Por Compras: Oniomania







Se você: não consegue passar uma semana sem comprar nada, está endividado, tem o armário cheio de roupas que não usa e boa parte do seu tempo você sonha em como gastar o seu dinheiro. Então, cuidado: pois você pode estar com oniomania, que é o nome científico para quem sofre de compulsão por compras.

Normalmente quem sofre deste problema sente uma vontade incontrolável de presentear os amigos sem ter uma data comemorativa especial que justifique isto, como: aniversário ou Natal. As pessoas “oniomânicas” estão sempre preocupadas com a aparência e com a opinião dos outros, fatos que caracterizam uma baixa auto-estima camuflada. Por isto elas preferem fazer compras a enfrentar seus problemas. Porém, tudo é motivo para o consumo desenfreado: quando o doente está triste compra para melhorar o astral, mas quando está contente consome para celebrar.

O importante é que para este problema há soluções. Em primeiro lugar, a pessoa deve admitir que tem uma doença e procurar um psiquiatra, que receitará remédios e terapia. Depois ela precisa freqüentar grupos de auto-ajuda. Por exemplo, em Curitiba, há o grupo dos Compradores Compulsivos Anônimos que realizam suas terapias grupais, gratuitamente, na Unidade de Saúde da Praça Ouvidor Pardinho. Além deste apoio psicológico todo, o consumidor desenfreado deve ir atrás de um consultor financeiro que ensinará como se desfazer das dívidas e evitar novos problemas de ordem econômica.


Luciana Do Rocio



Fonte: http://www.poupaeganha.com/oniomania/

Foto: http://tvcharmosa.blogspot.com/2010/08/barbies-cada-uma-com-seu-estilo.html

Nenhum comentário: