segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tema da Semana: Meu Herói

Super herói


Ao longo de nossa vida terrena vamos colecionando heróis, mesmo sem perceber, são vários os heróis e as heroínas de nossa existência. A começar pelos nossos pais que permitem nossa chegada a este plano, nos educam, mostram princípios, dão tudo deles para que sejamos sempre os melhores, destinam um grande amor aos filhos, mesmo que estes não compreendam. Depois dos pais, virão os médicos, as enfermeiras, as parteiras, ou seja, lá quem for que proceda mecanicamente para nossa chegada a este mundo, não deixam de ser heróis, qualquer falha deles interromperia nosso ciclo ainda naquele inicio.
Na infância, formamos tantas outras figuras heróicas, podem ser avós, padrinhos, irmãos, tios e tias, professores, todos aqueles que nos ensinam uma gota do oceano de surpresas que o mundo tem as nos oferecer. Já na adolescência nossos heróis serão u príncipe encantado num cavalo branco, o gatinho da novela matinê, o galã de Hollywood, as musas das copas, os namorados de escola, ou aqueles amigos de shopping, de condomínio, da escola. Na faculdade surgem os grandes professores, os notáveis profissionais e possíveis chefes, e no decorrer do tempo aprendemos a admirar as pessoas, notá-las e até mesmo venerar algumas delas, são todos, ainda que inconscientemente nossos heróis.
De todos estes, existe um herói que se destaca, aquele que por vezes menos percebemos, um super-herói que cada um possui. Sua aparência se distingue, cada um tem sua forma de ver, alguns seu próprio e outros dividem o mesmo, um herói maior, que na sua infinita bondade e igual diversidade, nos proporcionou este dom, de colecionar heróis, de ter uma vida e dentro dela aprendermos a amar e odiar, admirar e hostilizar, aquele que nos deu o livre arbítrio que por vezes fazemos mau uso, o mesmo que é subjugado no desespero e que neste mesmo desespero nos acolhe simbolicamente com seus braços abertos, seus nomes variam, sua materialidade também, tantos que acreditam, tantos que não.
Mas é o mesmo herói, que nos permitiu estar nesta vida, e em tantas outras talvez, justamente para isso, nos deu inteligência o suficiente para que possamos acreditar ou não em sua existência, suas formas de expressão, e que permite a cada um, a forma de adoração e gratidão que lhe convier. Que permite-nos acreditar na existência de uma força superior, que suporta a humanidade por tantas gerações, suporta tanto mal, tanto ódio e tanta dor, nos conforta e traz paz, nos guarda enquanto damos mil voltas até chegarmos em nossos destinos.
É este herói que hoje destaco, para mim, seria Ele um super herói, seja Javé, Bog, Ishvara, Alá, El, Yhvh, Krishna-Vasudeva, Hari, ou qual outra denominação for, para este ser abstrato e possuidor de infinita bondade e compaixão, dedico e prefiro chamar de Deus.


Fernanda Bugai

Nenhum comentário: