terça-feira, 21 de dezembro de 2010


Abracadrabra e a Cigana Brunette



No século dezoito, havia um lindo acampamento cigano que rodava o mundo inteiro. Neste clã havia uma cigana chamada Brunette, que tinha a pele morena escura e cabelos negros muito lisos. Um certo dia, esta caravana desembarcou numa vila do Brasil e fizeram seu desfile de apresentação pelas ruas do local. Então Paulo, o filho de Dinorah que era uma mulher com fama de benzedeira e que carregava a lenda de esconder uma cabra milagrosa em casa, colocou os olhos em Brunette e se apaixonou por ela.

Naquela mesma noite os ciganos armaram a tenda do circo e se apresentaram. Depois do espetáculo Paulo aproximou-se de sua amada cigana, fez uma declaração de amor e começaram a namorar às escondidas.

Alguns dias depois Brunette começou a sentir enjôos e o seu pai, o cigano Bruno, levou a garota para o Kaku, uma espécie de mago do clã, examina-la. Deste jeito descobriram que a jovem estava grávida de um homem não cigano e seu pai disse:

- Como castigo você será expulsa do acampamento e será vendida como escrava no mercado. Afinal, com a sua pele muito morena você poderá fazer o papel de mucama muito bem. Para isto colocaremos um turbante na sua cabeça com a finalidade esconder os seus cabelos lisos.

Assim este homem vestiu sua filha de escrava e foi vende-la ao grande mercado da região. Naquele dia, Paulo se dirigiu ao mesmo lugar para comprar especiarias e se espantou ao ver a sua amada a venda. Deste jeito ele aproximou-se e perguntou:

- O que está acontecendo, Brunette?

Como um raio, o pai da jovem interrompeu:

- Estou vendendo esta escrava e ela está proibida de dar um “piu” aqui neste local.

Paulo pensou em comprar a garota para casar com ela depois. Mas percebeu que não teria dinheiro suficiente para isto. Então ele foi até a sua casa, explicou a situação e pediu ajuda financeira a sua mãe, que comentou:

- Não tenho dinheiro suficiente para comprar esta suposta escrava. Porém posso trocar a jovem pelo meu bem mais precioso: a cabra Abacadabra!

Desta maneira o rapaz falou:

- Mas este animal mágico é o seu bem mais precioso!

- Acho melhor eu arranjar outra maneira de libertar a minha amada.

Mesmo assim a “curandeira” foi até o mercado e tentou fazer a troca:

- Meu senhor, gostaria de trocar esta escrava por esta linda cabra mágica?

O cigano olhou o animal de cima abaixo e disse:

- O bicho parece muito saudável e forte.

- Esta cabra dá muito leite?

- Qual é o nome dela?

A senhora respondeu:

- Ela oferece litros de leite por dia e este líquido é capaz de curar muitas doenças.

- O nome dela é Abracadabra. Se um dia o senhor estiver em apuros basta gritar o nome desta cabra e uma mágica acontecerá. Afinal, o nome dela é um talismã usado por muitos místicos, que significa: “não me firas”.

Desta maneira Bruno exclamou:

- Aceito a troca!

Então eles fizeram o escambo e Paulo marcou seu casamento com Brunette.

Naquele mesmo dia, os ciganos desmancharam suas tendas e partiram com suas carroças para a estrada. Porém no meio da viagem eles foram surpreendidos por bandidos que tentaram lhe tomar tudo. No meio da confusão, Bruno olhou para a cabra e exclamou:

- Abracadabra, salve a gente agora!

De repente este animal se multiplicou em mil e os vários bichos que saíram de dentro da cabra começaram a atacar os bandidos com seus chifres mortais. Assim Abracadabra salvou a caravana de ciganos.



Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: