quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Marciana e os Extraterrestres



Era uma vez, uma menina chamada Marciana que morava em Curitiba. Na escola, por causa do seu nome, os coleguinhas faziam piadas dizendo que ela era uma extraterrestre.
Até que um belo dia, esta criança perguntou para sua mãe:
- Meu nome é Marciana, pois nasci em Marte?
A mulher respondeu:
- Você se chama Marciana porque é a junção do nome do seu pai, Márcio, com o meu nome que é Ana.
Após escutar esta explicação a menina ligou o rádio e escutou o refrão da seguinte música:
“- Alô, alô, Marciano...
- Aqui quem fala é da Terra!”
Logo a menina refletiu:
- Será que existe vida em outros planetas?
Então, ela ligou a televisão e viu um trecho do seriado Jornada das Estrelas e pensou:
- Eu tenho orelhas pontudas e cabelos cortados iguais ao do Doutor Spok. Mas minha mãe falou que não sou de outro planeta. Bem pelo menos não tenho nenhum dedo verde igual ao do ET do filme que ganhou o Oscar.
Uma vez, a idosa que morava ao lado da sua casa mudou-se e chegou um novo casal naquela residência. No mesmo dia, dona Ana comentou com o seu marido:
- Márcio, um casal estranho morará na casa ao lado.
Então o marido comentou:
- Descobri que a mulher é barriga-verde e o homem é pé-vermelho. Sem falar que o nome do homem é Astar e o da mulher é Andrômeda.
Logo Marciana, assustou-se e pensou:
- Nossa!
- Estes dois devem ser extraterrestres. Se a mulher é barriga-verde talvez ela seja de Marte e o homem pé-vermelho deve ser destes monstros parecidos com o famoso Pé-Grande americano.
A garota sempre espiava os vizinhos e ás vezes até usava binóculos para isto. Depois de meses vigiando o casal, ela refletiu:
- Eu nunca vi a moça de biquíni ou de calça cós-baixo.
- Será que ela tem mesmo a barriga verde?
- O pior é que nunca vi o homem sem sapatos ou tênis.
- Acho que a mulher não usa roupas que aparecem a barriga porque ela deve ser mesmo esverdeada e o homem só usa calçados fechados porque tem, realmente, o pé-vermelho.
Uma semana antes de Marciana completar seis anos de idade, surgiu na TV um seriado chamado Alf, o ETeimoso, que falava de um alienígena que foi adotado por uma família americana. Então Marciana, gritou:
- Que bom se eu ganhasse um boneco do Alf como presente de aniversário!
- Este personagem é interessante, pois parece uma mistura de Tamanduá com cantor brega!
Logo chegou o dia do aniversário de Marciana. Alguns amigos e conhecidos já estavam na festa da garota. Quando de repente a campainha soou. A aniversariante abriu a porta e deu de cara com o casal de vizinhos estranhos. Dona Andrômeda deu uma caixa embrulhada num papel de presente para a menina, que agradeceu, abriu o regalo ali mesmo e exclamou:
- Um boneco do Alf, o Eteimoso!
Assim a garota perguntou:
- Dona Andrômeda, a senhora deve conhecer o Alf de verdade. Já que a senhora veio de outro planeta e tem a barriga verde,né?
Desta maneira a mulher explicou:
- Bem, eu não vim de outro mundo. Eu nasci no estado de Santa Catarina e aqui no Paraná as pessoas costumam chamar os catarinenses de barriga-verde.
- Vou até erguer a blusa para provar que o meu ventre tem a mesma cor que o seu.
Marciana assustou-se e falou:
- O seu Astar é de Santa Catarina também?
- Meu pai disse que ele tem o pé vermelho e não a barriga verde.
Este vizinho, que estava escutando toda a conversa, comentou:
- Eu vim do Norte do Paraná e em Curitiba o povo costuma chamar as pessoas, da região onde morei, de pé-vermelho.
Marciana deu um sorriso. Então o tempo passou, esta criança cresceu e virou fã da série Guerra nas Estrelas. Na sua adolescência ela vivia mandando cartas para Arc, o extraterrestre que tinha uma coluna na revista Veja e na idade adulta virou pesquisadora de Ufologia chegando até a viajar para Varginha com a intenção de entrevistar o extraterrestre que morou lá, mas não conseguiu contato com o alienígena. Mesmo assim até hoje um pensamento paira na cabeça desta jovem:
- Os extraterrestres estão chegando!


Luciana do Rocio Mallon


Nenhum comentário: