segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tema da Semana: Alô, alô marciano


Terra Brasil chamando





“Alô alô marciano, aqui quem fala é da terra, pra variar estamos em guerra”, quando a eterna Elis Regina cantava estes versos, mal podia imaginar que em pleno século XXI as coisas assim continuariam, nem ela e nem mesmo a memorável Rita Lee.
Passamos por duas guerras mundiais, diversas guerras civis e territoriais, sempre assistimos tudo pelo noticiário e pelos livros de história, até que, como o destino não poderia falhar à nossa terrinha, estamos nós, em guerra interna, não digo uma guerra civil, mas o que é isso que acontece no Rio de Janeiro? O que foi a invasão do exército em um território de todos?
Pera ai, que história foi essa de os traficantes dominarem? Até onde sei quem “manda” num Estado são seus representando eleitos direta ou indiretamente, agora está assim, os detentores do poder querem retomar o poder que sempre foi deles e até então estava sob vistas grossas. Confesso que até agora não entendi direito qual é a estratégia disso tudo, sim, porque eu acho ótima todas aquelas pessoas do morro resgatarem sua dignidade e liberdade, mas vamos combinar que está tudo muito fantasioso e lúdico, afinal em um território com mais de trezentos mil habitantes, centenas de traficantes, a apreensão de trezentos e poucos quilos de cocaína e poucas dezenas de traficantes é uma resposta bastante baixa, não entra em minha cabeça onde foram parar os manda-chuvas do tráfico juntamente com suas matérias-primas, afinal, o exército sempre foi a força máxima de um Estado (foi assim que aprendi na escola), e os resultados até então são poucos.
Bom, pelo menos a iniciativa foi tomada, antes que os próprios marcianos resolvessem escutar nosso apelo de trinta anos. Pior se continuasse aquela situação e aquele universo paralelo, com ou sem teatro, alguma coisa, ainda bem, já foi feita, e espero mesmo que a continuidade seja dada, não para garantir a segurança dos gringos na Copa do Mundo, mas a segurança do nosso povo, do Rio, que faz parte do Brasil que é a terra de todos nós, nosso cartão postal e para que possamos cantarolar Gil: “o Rio de Janeiro continua lindo”.

Fernanda Bugai

Nenhum comentário: