sábado, 27 de dezembro de 2008

No colinho de Papai Noel

Lembro–me muito bem da primeira vez em que sentei no colo de um Papai Noel. Foi em 1979, aos meus cinco anos de idade, uma semana antes do Natal, quando meu padrinho e minha tia Euni resolveram me levar para ver o presépio das lojas Hermes Macedo, o mais famoso da cidade de Curitiba.
Fiquei encantada com os mais de 300 bonecos que se mexiam através de um motor. Ao lado do presépio havia um Papai Noel. Então, minha tia exclamou:
- Vai! Sente no Colo do Papai Noel! Pois ele perguntará o que você deseja ganhar no Natal!


Assim, sentei–me no colo do bom velhinho e ele perguntou:
- Você comportou–se bem durante o ano?
No fundo do meu coração, eu sabia que tinha sido uma menina má. Porém, mesmo assim eu respondi sim com a cabeça. Após perceber a minha resposta, o idoso novamente indagou:
- O que você quer ganhar de Natal?
Com estas palavras, respondi:
- Eu queria receber um boneco chamado Cachorro Dorminhoco, aquele que recita poesias.
O bom velhinho respondeu:
- Então na ceia de Natal você ganhará este brinquedo.
Alguns dias se passaram, o tão famoso jantar natalino chegou e meu pai exclamou:
- O Papai Noel deixou este presente para você!
Fiquei entusiasmada e abri o pacote ligeiramente. Mas fiz logo cara de decepção, afinal ganhei um cachorro de pelúcia comum e não o Cachorro Dorminhoco. Desta maneira, o meu pai perguntou:
- Não gostou do presente?
Deste jeito respondi:
- Eu queria um cachorro Dorminhoco que recita poesias. Porém , eu sei que o bom velhinho não me deu porque fui má durante o ano.
Após eu falar isto, meu pai explicou:
- Papai Noel não existe. No fundo, quem dá os presentes sou eu e o Cachorro Dorminhoco custa mais de 300 cruzeiros . Portanto, não pude comprar.


Desta forma, pensei:

- Se o Papai Noel não existe... Por que devo me comportar bem durante o ano? Já sei: para ir para o céu! Mas o céu existe?! Bem, deve existir porque eu olho para cima e vejo o firmamento todos os dias. Calma: eu vi o Papai Noel da loja Hermes Macedo e depois descobri que ele não existia! Será que o céu é só uma ilusão, assim com o Papai Noel?!
Depois destas dúvidas cruéis, notei que uma filha dos conhecidos dos meus pais , que era bem mais ordinária do que eu, recebia todos os presentes que sonhava no Natal, e não era só na época natalina que esta garota ganhava regalos, era o ano todo.
Foi naquele Natal que descobri que o mundo é injusto, que não devemos praticar o bem para ganharmos vantagens após nossos falecimentos e muito menos para ganharmos presente de algum Papai Noel. Precisamos praticar caridade para possuirmos paz de espírito neste mundo material e não com o objetivo de morar no tão sonhado céu depois da morte. Pois ninguém sabe, realmente, se existe paraíso. Mas as dificuldades da Terra são reais e é menos doloroso enfrentá–las se existe o mínimo de consciência limpa.
Vinte anos se passaram e na aula de Literatura Grega, na faculdade, a professora explicou que os gregos antigos faziam uma festa na passagem de ano, e que a Deusa Íris sempre presenteava com um ano novo cheio de surpresas, quem comportou–se bem durante ano inteiro.

Assim, naquele evento, uma jovem vestia–se desta entidade e perguntava para cada folião:
- Você se comportou bem durante o ano?!
Logo, percebi:
- Trocaram a linda Deusa Íris pelo pançudo e idoso Papai Noel, mas a pergunta continua a mesma durante séculos :
- Você se comportou bem durante o ano ?!



Luciana do Rocio Mallon

2 comentários:

Anônimo disse...

Risos, adorei o texto, o humor que usa para colocar as situações...
Acho que o papail noel está sendo trocado diariamente, por outras personas, vc deve se comportar bem para passar para o proximo semestre na facul, tem que comportar bem para ganhar uma promoção no seu trabalho, tem que se comportar bem para ouvir o case-se comigo, tem que se comportar bem para ter verdadeiros amigos,enfim...são N situações em que, devemos nos comportar bem...e acabo de perceber, que o que não falta em nossa vida, é "Papai Noel", embora ele não mais pergunte se nos comportamos bem ou não, mas nos avalia diariamente...era melhor qndo ele perguntava,que poderiamos apenas fazer sim com a cabeça !!!rs
Bjus...
Maria

Anônimo disse...

Isso mesmo, Maria, bem observado: estamos cercados de Papais Noéis. E talvez o mais cruel deles seja nosso Papai Noel interior, aquele que diz:"hohoho, você não se comportou bem durante o ano e, por causa disso, vai criar metas para o ano novo inatingíveis". hehe
Beijo, Maria; e beijo, Luciana, sua superprodutiva.

Mario