terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Nossos olhos falam sim!

Há quem diga que um olhar pode traduzir aquilo que pensamos e sentimos. Sentimentalmente, podemos sim sentir na força de um olhar o que alguém está tentando nos dizer, seja para uma declaração ou uma confissão. E cientificamente isto seria possível afirmar que os nossos olhas “falam”? Sim!




Encontrei em um site que o movimento dos nossos olhos depende de movimentos neurológicos quando constroem nossas representações. Quando uma pessoa exprime o que sente, ela tende a olhar para o alto; quando uma pessoa fala consigo mesma, ouve música ou escuta sons na cabeça, seus olhos permanecem na horizontal. Quando conversa consigo mesma, seus olhos se voltam para baixo, à direita. Quando ela experimenta uma emoção ou uma sensação, seus olhos serão dirigidos para baixo, à esquerda. Todas estas observações são do ponto de vista do observador.

Indicações Fornecidas pelos Movimentos dos Olhos
(do ponto de vista do observador)

Importante:Se o observado for destro, canhotos e muitas pessoas frequentemente têm as posições esquerda e direita invertidas.
Esta mesma pesquisa também diz que os olhos precedem a expressão verbal do pensamento. Ou seja, muitas vezes achamos que as palavras ou os gestos são única forma de se comunicar mas o movimento de nossos olhares em determinadas situações pode revelar, negar, omitir, transparecer, acusar, expressar alguma coisa, às vezes de uma forma tão mais real e verdadeira do que a boca poderia falar ou negar. Um olhar não mente, não engana. Percebemos, quando um olhar é sincero, informações que dificilmente perceberíamos em uma boca enganosa. Um olhar tem tanto poder que eu, como amante eterna do Egito, deixo aqui para vocês um olhar poderoso que, mesmo depois de séculos, ainda permanece.

Olho de Horus

“Olho de Hórus significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante a luta, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Set. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além. Hoje em dia, o Olho de Horus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a idéia de trazer proteção, vigor e saúde”
Nossos olhos não são só espelhos de nossas almas; são também de nossos sentimentos, nossos gestos, nossos medos, nossas alegrias, dores, amores mais do que, muitas vezes, nossas palavras poderiam dizer. Cada lágrima de choro ou alegria é um sinal do quanto eles podem “falar”.


Bianca Silva

5 comentários:

Anônimo disse...

Bia, muito esperto e elucidativo este seu texto. Curti e aprendi. É para ler de olhos bem abertos. :-)
O divertido é que você parece curtir o estilo filme de terror: vampiros e agora múmias. hehehe
Beijo, Bilaquinha.

Mario

Osvaldo "Carioca" Pires disse...

Quando a pessoa tem um dom, deve é mostrá-lo para todos, e um dos seus dons (sim, você tem vários) é escrever. Texto muito interessante e fácil de ler e entender. Sou muito suspeito pra falar pois sou fã número zero, mas parabéns, continue assim que o sucesso e reconhecimento são consequência. Beijos bem grandes!

Osvaldo Pires

Anônimo disse...

Mario,
obrigada!
Aos poucos você vai descobrindo outros gostos meus haha
Vampiros e o Egito são alguns deles.Beijoo Mario!

Osvaldo,

Que bom que vocês gostou!Fico feliz...Beijao Carioca !

Bianca Silva

Anônimo disse...

"Didático e poético"...adorei...
Beijão...
Maria

Anônimo disse...

Bom, eu sou suspeita a falar alguma coisa né...Essa menina é minha gêmea de gênio hehehe...
Bilaca do meu coração, ta mandando bem heim, continue assim, orgulho da minha vida.
Prima, acho que to precisando de um Olho de Hórus...ta feia a coisa, opu melhor, tão querendo deixar feia a coisa, mas eu não cairei heheheh....
Bjks
Lú Oliveira