terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Será que o olhar vale tanto mesmo?




Segundo o jin shin jyutsu (técnica de harmonização corporal japonesa), o corpo reflete a forma como cada um usa os olhos para perceber o espaço ao redor.
Uma terapeuta dessa área exemplifica da seguinte forma: “Se me olho no espelho e só vejo defeitos, a tendência é ver defeitos nos outros e na vida” e explica que emoções assim cristalizadas causam a cegueira da alma, uma incapacidade de enxergar as possibilidades à frente e quando isso ocorre sugere tatear no escuro até que a confiança na capacidade de superar as dificuldades seja recuperada desenvolvendo um novo olhar sobre os mesmo fatos.
Na leitura do olhar podemos decifrar muitos sentimentos. Na literatura, por exemplo, olhos vermelhos são sempre relacionados à raiva. O que tem fundamento na medicina chinesa, “Para os orientais, os olhos estão relacionados à energia do fígado, ao elemento fogo e aos impulsos de raiva”, confirma o médico acupunturista Marcius Ribeiro Luz, de São Paulo. Já quando os olhos brilham, é sinal de amor e paixão. O escritor Machado de Assis, em seu romance Dom Casmurro, se perdia nas palavras para descrever os “olhos de ressaca” de Capitu. Um olhar feminino, acreditava ele, é capaz de seduzir e aprisionar o coração masculino.
Mas tá, e aí, será mesmo que um olhar vale mais que mil palavras? Uns dizem que sim, mas acredito que em alguns casos, palavras são necessárias. Nem sempre o olhar consegue expressar por si só o que as palavras podem revelar, mas creio que unidos eles sejam imbatíveis. Falar o que se sente olhando nos olhos, não deixa dúvidas, mesmo porque, quando não é sincero, geralmente não se consegue olhar nos olhos, prova cabal de que ambos caminham juntos.
Existem pessoas que são conectadas através do olhar e sabem exatamente o que o outro quer dizer pela simples leitura de um olhar expressivo, mas não se enganem, essa conexão vai além do universo ótico, ela se dá através da alma, nível atingido por aqueles que se amam verdadeiramente. Não digo necessariamente amor carnal, mas sim amor universal, amor de quem enxerga dentro do outro.
Mas não é nada fácil expressar sentimentos olhando nos olhos, mesmo que haja toda sinceridade do mundo. Para muitos, extravasar os sentimentos através do olhar exige muito “exercício” e crescimento, principalmente quando isso deve ser feito olhando nos olhos de quem se ama.




Lu Oliveira

4 comentários:

Anônimo disse...

Lu, estou descobrindo que além de reveladores, os olhos são inspiradores. Muito bom texto, garota, é para ler e ir para a frente do espelho, repensar os próprios conceitos e a forma de ver o mundo.
Beijão, Lu.

Mario

Anônimo disse...

...Nossa eu assino embaixo do que Mário disse...incriveis palavras...
Sou reikiana, e podemos transimir a energia do reiki de varias maneiras, com a interposição de mãos, pelo pensamento e atraves dos olhos, porem , atraves dos olhos você deve estar super bem, mha mestre falou que jamais usar transmitir cm os olhos qndo não estiver "forte" o suficiente, tamanha capacidade de absorver energias que o olhar é capaz...

Ps.Lembra o que falei sobre as quarta?rs...
Beijão Lú Oliveira
Maria

Anônimo disse...

Nessa pagina tem um teste, para saber se estamos sabendo identificar os inumeros olhares que nos circundam...
http://istoe.terra.com.br/istoedinamica/testes/olhos/olhos_01.asp

Bjão

Anônimo disse...

Pois é Lu, poucos tem poder de sentir a força de um olhar e o que ele quer dizer, mas isto é possível. Olha, nesse teste ai em cima, so errei dois olhares rs..nao to tão ruim assim, né?hehe
e os seus olhares eu conheço bem principalmente aqueles quando ta brava haha
beijaoo
te amo prima

Bianca