quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Insônia Na Poesia



O dicionário define insônia como : falta de sono e dificuldade para dormir devido a problemas neurológicos . Porém para médicos e poetas o significado desta palavra vai muito além disto .

Os doutores dizem que a falta de sono é causada por uma anormalidade neuroquímica , que os poetas souberam descrever muito bem .

Dias atrás eu estava conversando com uma escritora virtual , Patrícia Oliveira , que afirmou sofrer de insônia . Então perguntei a ela :

- Por que você não aproveita a falta de sono da madrugada para estudar ou fazer algumas espécie de serviço ?

Ela explicou :

- Porque a insônia nunca é produtiva . Pois quando ela chega e tento fazer algo , surge uma angústia que impede tudo . É como aquela poesia de Fernando Pessoa , encarnando o pseudônimo de Álvaro Campos :

“ ...Não durmo; não posso ler quando acordo de noite,
Não posso escrever quando acordo de noite,
Não posso pensar quando acordo de noite —
Meu Deus, nem posso sonhar quando acordo de noite!
Ah, o ópio de ser outra pessoa qualquer!
Não durmo, jazo, cadáver acordado, sentindo,
E o meu sentimento é um pensamento vazio.
Passam por mim, transtornadas, coisas que me sucederam
— Todas aquelas de que me arrependo e me culpo —;
Passam por mim, transtornadas, coisas que me não sucederam
— Todas aquelas de que me arrependo e me culpo —;
Passam por mim, transtornadas, coisas que não são nada,
E até dessas me arrependo, me culpo, e não durmo.
Não tenho força para ter energia para acender um cigarro.
Fito a parede fronteira do quarto como se fosse o universo.
Lá fora há o silêncio dessa coisa toda.
Um grande silêncio apavorante noutra ocasião qualquer,
Noutra ocasião qualquer em que eu pudesse sentir ... “
Este texto acima mostra a dificuldade do eu – lírico em aproveitar o tempo que a insônia oferece .
Hoje em dia todos sabem que a insônia é um problema neurológico . Porém até há alguns anos atrás esta enfermidade estava ligada à idéia do pecado .
No ano de 1980 , eu tinha seis anos de idade e perguntei a uma freira :
- Por que têm pessoas que não conseguem dormir de noite ?
Deste jeito ela respondeu :
- São pessoas que têm muito pecado , daí quando apagam as luzes e deitam - se no travesseiro , a consciência pesada e os demônios ficam falando nos ouvidos delas .
- É como diz esta poesia da Idade Média de autor desconhecido :
- “ Quem peca muito não consegue dormir de noite ...
Pois a consciência suja vira o açoite ,
Que chicoteia este triste pecador ...
Com sangue e muita dor !
Os demônios viram bruxas e fantasmas ...
Sufocando o pecador em mil asmas ! “
Depois desta lembrança , minha mente voltou aos dias atuais e lembrei – me de uma poesia do autor Éderson Peka :
“Insônia

Quantas meia- noites de insônias e fantasmas!
As sombras que me assustam não são as piores,
Mas as que convidam a duelos de horrores
Nas madrugadas tortas de silêncio e calma...

São discussões infindas entre perdedores
Que habitam todos uma só pequena alma;
Que se iludem, tolos, co'a verdade que plasmam:
São oleiros de barro, auto-deformadores...

São meus interiores que roubam-me o sono
Com disputas gritantes que perdem sentido
No silêncio da imensidão da indiferença...

E, monarca deposto, sem cetro, sem trono,
Eu ordeno que parem! Mas não sou ouvido:
De tão acordado, nem noto-me a presença...

Éderson Peka

Na poesia acima o poeta vê a insônia como um castigo , que faz com que ele enfrente os seus problemas mais tortuosos em vez de dormir .
Porém nem todo o poeta vê o lado negativo da insônia , como é o caso de Cazuza :
“Pro Dia Nascer Feliz

Cazuza

Composição: Cazuza / Frejat

Todo dia a insônia me convence que o céu
Faz tudo ficar infinito
E que a solidão é pretensão de quem fica
Escondido fazendo fita
Todo dia tem a hora da sessão coruja
Só entende quem namora
Agora 'vão bora'
Estamos meu bem por um triz pro dia nascer feliz (2x)
O mundo acordar e a gente dormir, dormir
Pro dia nascer feliz
Essa é a vida que eu quis
O mundo inteiro acordar e a gente dormir
Todo dia é dia e tudo em nome do amor
Essa é a vida que eu quis
Procurando vaga uma hora aqui, a outra ali
No vai-e-vem dos teus quadris
Nadando contra a corrente só pra exercitar
Todo o músculo que sente
Me dê de presente o teu bis
Pro dia nascer feliz (2x)
O mundo inteiro acordar e a gente dormir, dormir
Pro dia nascer feliz (2x)
O mundo inteiro acordar e a gente dormir “

No caso de Cazuza , ele aproveitou a insônia positivamente , assistindo filmes e ficando ao lado da pessoa amada .

Bem , a melhor solução para uma pessoa que sofre de insônia é procurar um neurologista , seguir seus conselhos e tomar os remédios receitados , sem esquecer que desabafar sobre a insônia através da poesia , também , ajuda .

Luciana do Rocio Mallon

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é bom saber que a gente tem uma anormalidade neuroquímica. Mas o lado bom é saber que podemos ficar ricos fazendo versos. hehe
Beijo, Luciana.

Mario