segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tema da semana: Futebol é coisa de mulher


Mulheres e Futebol


O dicionário denomina futebol como : jogo de bola com os pés . Mas sabemos que esta definição vai muito além disto .
Ao ligar o rádio , hoje pela manhã , escutei aquela música da banda Skank cujo o refrão é :
“ Bola na rede para fazer o gol ...
Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol ? “
Logo refleti :
Todas as pessoas um dia sonharam em ser jogadoras de futebol : homens e mulheres também .
Assim minha cabeça foi até o ano de 1987 , numa aula de História da sétima série , onde a professora disse :
- O futebol começou na Antiga China .
- Os chineses criaram a bola de couro .
- Naquela época existiam as grandes competições , onde até mulheres jogavam futebol .
Deste jeito levantei a mão e resolvi tirar uma dúvida :
- Professora , eu pensei que foram os ingleses que inventaram o futebol .
A mestra explicou :
- Não foram os ingleses .
- Por incrível que pareça foram os chineses como já expliquei .
- Os ingleses apenas popularizaram este esporte e criaram as regras que conhecemos até os dias de hoje .
- O futebol tem a história parecida com a do macarrão . Muita gente pensa que o macarrão foi criado pelos italianos . Porém , na realidade , este alimento é uma invenção oriental dos japoneses e chineses . Marco Polo foi quem trouxe o macarrão para a Europa .
Após esta cena de “flashback” minha mente foi até o ano de 2008 , quando eu estava passeando numa praça com um amigo . Então , sentamos num banco ao lado de uma anciã , em frente a um campo de futebol , onde havia uma menina jogando bola . De repente , a senhora gritou :
- Vanessa , pare de jogar futebol .
- Pois este jogo é coisa de menino !
- Prefiro ver uma neta modelo a jogadora de futebol ...
Desta maneira olhei para aquela anciã e comentei :
- Futebol não é coisa só de homem ...
- Pois existem mulheres se destacando neste esporte .
Deste jeito meu amigo se meteu na conversa :
- A primeira esposa do Ronaldinho foi uma jogadora de futebol : Milena ...
- Ah , se ela posasse na revista Playboy ...
- Atualmente , no Brasil , temos a jogadora Marta .
- Esta morena bate um bolão ...
- Com o corpo que ela tem bem que ela poderia posar para uma revista masculina também ...
- Sabiam que o comercial de cerveja que mais deu IBOPE foi aquele em que belas modelos jogavam uma partida de futebol ?
- Isto me fez lembrar de umas bandeirinhas gatas que posaram para uma revista ...
Naquele minuto eu decidi cortar a empolgação do meu amigo e exclamei :
- Com licença , você está atrapalhando a minha conversa com esta senhora !
Então voltei meus olhos para a idosa e notei que ela estava dando muitas gargalhadas . Depois das risadas ela falou :
- Tudo bem ...
- Seu amigo me convenceu ...
- Deixarei minha neta jogar futebol à vontade .
- Afinal futebol , também , é coisa de mulher ...
- E nenhum esporte deve aceitar discriminação .
Após estas lembranças minha cabeça voltou a o momento atual e recordei – me de novo do refrão da música da banda Skank :
“ – Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol ? “


Luciana do Rocio Mallon

Um comentário:

Anônimo disse...

Putz, essa dos chineses terem inventado o futebol é nova. Pô, os caras inventam o macarrão e os italianos tiram proveito, inventam o futebol e os ingleses levam a fama. Depois reclamam que os caras fazem pirataria. rsrs
Beijo, Luciana.

Mario