sábado, 15 de agosto de 2009

Essas não colam mais...


Se tem uma coisa (de várias) que são capazes de me deixar p... da vida é a bendita (ou será maldita?) mania dos homens de inventar desculpas esfarrapadas para tudo. É incrível, muitas vezes o cara está errado, pisa na bola; mas sempre quer dar um jeitinho de sair pela tangente.
Não importa os motivos – justificar alguma coisa que fez ou deixou de fazer; evitar discussões, fugir de enrosco, não ter coragem de dizer a verdade ou simplesmente mal caratismo – as desculpas costumam serem as mesmas.

O pior é que, quando estamos apaixonadas – leia-se aqui cegas para a realidade – acreditamos nelas. Mesmo assim, acho que tem homens que pensam que toda mulher é tapada, só pode. Ao ponto de subestimar nossa inteligência...

Situação: Você marcou um encontro para as 22h e ele só aparece depois da meia-noite.
"Ah, o meu carro quebrou na marginal."
“Desculpe, eu tava preso no trânsito.”
“O pneu furou.”
Detalhe: não tem step?

Situação: Você marcou um encontro e meia hora antes do horário combinado, ele liga para remarcar ou cancelar.
“Querida, me pediram para ficar até mais tarde na empresa e, por isso, vou ter que desmarcar o nosso encontro de hoje à noite.”
“Olha, hoje vou ter uma reunião com o cliente X (que geralmente é cúmplice e utiliza a mesma desculpa com a namorada) e vou chegar mais tarde.”

Situação: Você liga para o celular dele até os seus dedos começarem a doer. Ele não atende ou só cai na caixa postal.
“A bateria descarregou.”
“O sinal tava fraco.”
“Tava no silencioso.”
“Não ouvi tocar.”

Situação: Você liga, deixa recado, mas ele não retorna as suas chamadas.
"Não deu tempo de te ligar."
"Tenho andado muito ocupado."
"Tô trabalhando demais.”
“Sabe, eu tô na maior correria.”
E a mais nova: “Meu celular tava sem crédito, por isso não te liguei.”

Situação: Depois de um encontro, e muitas vezes de uma tórrida (ou nem tanto, rs) noite de sexo, ele diz:
"Eu te ligo amanhã."
Sem dúvida, essa é a pior desculpa que uma mulher é obrigada a ouvir. Pô, o cara não curtiu? Então para que pede o telefone? Por mera educação? OK, ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas, cacete, custa ser honesto pelo menos uma vez na vida?
Tem mulher que fica na expectativa, esperando o telefone tocar. Deixa de sair e fazer outros programas. Empanturra-se de doces para controlar a ansiedade, que aumenta com o passar das horas. E a ligação nunca vem.
Criar expectativas e depois sumir do mapa, isso sim é uma tremenda sacanagem (no mal sentido da palavra). Se o cara foi macho pra foder, então que seja macho o suficiente para dizer que não rola mais e pronto.

Situação: Você questiona sobre aquela garota que não desgruda do seu parceiro, dá mole descaradamente e ele diz:
"Ela é só uma amiga."
Sim, ou é uma amiga mui íntima ou que o “fodão” está tentando comer – e não consegue.

Situação: Você está saindo com o cara há meses, é mais do que evidente que ele está enrolando. Quando você o coloca contra a parede, cobrando uma posição sobre o relacionamento, ele diz:
“Preciso de um tempo para pensar.”
“Não estou pronto para um novo relacionamento.”
É foda. O cara não quer compromisso, mas não tem coragem de dizer que não quer é COM VOCÊ. Aí, no dia seguinte, você descobre que ele está namorando uma vadiazinha qualquer, geralmente a mais rodada de toda a vizinhança. Do dia para a noite a nova oficial se torna insubstituível na vida dele (muito mais do que você, que conviveu com o babaca e o aturou por anos).
E quando estamos na fossa, nossa auto-estima vai parar lá em baixo. “O que ela tem que eu não tenho” ou “Onde foi que eu errei?” são algumas das perguntas que, mesmo sem querer, acabamos fazendo.

Situação: Quando o cara falha na hora H. Geralmente ele dispara a clássica:
“Nossa, é a primeira vez que isso acontece comigo!"
“Isso nunca aconteceu antes”.
Conversa para boi dormir. Papo furado. Admitir que broxar pode acontecer a qualquer momento é muito mais bonito (e inteligente).

Situação: Quando ele quer terminar contigo e não sabe o que dizer (porque tem medo de falar os reais motivos):
“O problema não é você, sou eu."
Se um dia eu ouvir uma dessa eu mando tomar no cu sem dó nem piedade.

Situação: Quando você pega o seu namorado (ou marido) com outra (ou outro, vai saber né, rs) e ele solta a pérola:
"Não é nada disso que você tá pensando.”
Dispensa comentários, não?

Haja paciência. Homens, sejam mais criativos em suas desculpas porque essas já não colam mais.

Melhor dizendo, parem de inventar desculpas. rs

E você, amigo(a) leitor(a), qual foi a desculpa mais esfarrapada que já ouviu?

PS: Pode parecer, mas nunca generalizo, OK?


Camila Souza - a desaforada que não leva desaforo para casa. rs

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom, Mila, como diz um nordestino amigo meu: "só não se tem desculpa pra batom na cueca". HEHE
Divertido, Mila, valeu.
Beijo.

Mario

Anônimo disse...

Oi Camila,
Parabéns, gostei bastante do tema.
Acho que tem desculpas tão manjadas que nem consideramos mais como desculpas. Tipo as usadas no ambiente de trabalho, por ex:

Estou ocupado.
Este assunto não é comigo.
Esta tarefa não faz parte da minha função.
Estou em horário de almoço.
O expediente já terminou.

Quando puder, veja este link de uma notícia na BBC Brasil: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/09/070901_russiadesculpasml.shtml

"Prefeito russo proíbe 'desculpas esfarrapadas' de funcionários".

Devia ter uma lei dessas no Brasil. Se bem que, tanto faz, já que as leis por aqui nunca são cumpridas.

O blog é muito legal, adicionei aos meus favoritos.
Obrigada pela indicação.

Beijo Thainá

Rossini disse...

olha que você também usa essas desculpas!
Beijos te amo!