quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Intenções reveladas


Existem pessoas que teimam em dizer que nossos comportamentos não são uma forma de comunicação. Através deles entendemos o que o outro quer, se gostou ou não, entre outras informações. É de acordo com o comportamento, a forma de sentar, de se vestir, de olhar, de sentir, de falar e através de simples expressões faciais que ficamos conhecendo mais e melhor. Por mais que se tente esconder algo, nosso comportamento faz sua revelação.


Esses dias me deparei com um antigo amigo, ele é mudo e surdo, as pessoas estavam meio que brincando com essa situação, falando coisas não apropriadas. Aquilo me atacou de uma tal maneira que eu não poderia fazer outra coisa a não ser dar a volta e estacionar o carro. Assim, pude identificar essas pessoas, não sei falar através dos gestos, mas pude perceber que meu amigo chorava, mesmo sem escutar as barbaridades que aqueles moleques estavam dizendo. Mesmo com a minha chegada eles não pararam, ele chorava, porque, apesar de não entender, ele sabe ler os lábios, sabe ver nos olhos se a pessoa lhe fala algo de bom ou não, sabe ver o que nós “normais” não conseguimos ver, o coração.


Aquilo mexeu comigo, falei muitas coisas àqueles moleques, mas o meu amigo em gestos me disse que eu não precisava fazer aquilo, para que eu não me igualasse a eles. E as lágrimas rolavam ainda mais de meu rosto e do rosto do meu amigo. Como depois de presenciar essa cena, dizer que os comportamentos não falam mais que palavras?

Aqueles moleques foram embora, rindo, ou melhor, gargalhando de toda situação. Levei meu amigo para a casa dele, e ali ele sorriu em meio às lágrimas, me agradecendo, e colocando a mão no coração, coração esse que estava machucado, terrivelmente ferido, mas ainda me deu um sorriso, de coração.

Afirmo que nossos comportamentos, falam mais que nossas palavras, quantas vezes pensamos tanto em responder algo e, quando vamos ver, nossos gestos e nossas expressões já responderam, revelando algo que muitas vezes não era para ser exposto.

O nosso comportamento não mente, não omite, mas fere, machuca quando não controlado, porque a fala é fácil de controlar mas o comportamento não é tão fácil assim.




Mary Palaveri

Um comentário:

Anônimo disse...

Mary, eu não sei se existe isso, mas desrepeito a portador de necessidades especiais deveria ter a mesma pena de crime de preconceito racial: reclusão sem direito a fiança.
Beijo e parabéns por ter ajudado.

Mario