sábado, 1 de agosto de 2009

Naturismo, estilo de vida ou destino de vida?


Um estilo de vida livre, sem cobranças, porém rodeado de preconceito, como tudo o que é diferente aos nossos olhos. O preconceito é previsível. Quero relatar sobre o nudismo divulgado em um programa de TV, que causou impacto aos olhos dos que pouco entendem sobre o assunto.

Em um programa da TV Record, Troca de Família (onde as mães trocam de casa e assumem a rotina da outra família), houve um caso de participação de uma família tradicional oriental, de conceitos e valores rígidos de São Paulo - Capital. De outro lado, uma família naturistas que moravam em uma praia. A troca foi feita e houve um choque da mãe oriental ao saber que estava a caminho de uma comunidade naturista, alegando que jamais tiraria a roupa. O choque também aconteceu do outro lado: a mãe naturista teria que voltar a usar roupas e viver em uma casa cheia de conforto, com regras e tradições.


A família oriental se adaptou rápido com a mãe naturista, já ela demorou mais tempo para essa adaptação, pois teve que mudar seus costumes. Já na comunidade naturista, a mãe oriental fechava os olhos no primeiro dia, depois se acostumou. Porém, não olhava para lado algum a não ser no rosto das pessoas, por ficar constrangida.

As duas mães mudaram radicalmente suas vidas, afetando automaticamente suas família, por viverem essa experiência tão diferente dos hábitos rotineiros. A mãe oriental sempre disse que não teria coragem de visitar uma comunidade naturista, mas, tendo essa oportunidade de conviver com essas pessoas, observou a qualidade de vida deles, alegando que vivem em harmonia com o corpo, com a natureza e com o próximo, sem gastos extremos com roupas e coisas sem necessidade. Pessoas felizes e de costumes simples, por viverem longe da cobrança da sociedade. Porém, a mãe oriental diz que não trocaria sua vida da cidade pela vida naturista.

Do outro lado, a mãe naturista chora de saudade do filho, saudade da vida tranquila, sem obrigações ditadas pela sociedade, mas teme que o filho possa sentir necessidade desse mundo de coisas fáceis, roupas da moda, comidas diferentes e até mesmo da escola, onde teria acesso a esse mundo diferente do que eles conhecem.


O programa é muito bom porque aprendemos a ver mundos tão diferentes, convivendo naturalmente, tão próximos, abrindo canal para reflexões, diálogos, gerando comentários, mas sem deixar de existir o preconceito de ambas partes.

Muitas pessoas ainda ficam chocadas com o naturismo, por acharem inviável viver desta forma, em uma ambiente desconfortável, considerado por alguns como carente de respeito. De outro lado, os naturistas consideram nossas vidas dominadas pela sociedade, alegam não termos liberdade de escolha, e, se temos, é imposta pela sociedade, nos fazendo acumular futilidades. Não deixam de estar certos, não é mesmo?

Mas cada um tem seu estilo de vida, ou é melhor nomear como "Destino de Vida", porque em muitos casos as pessoas não tem a oportunidade de decidir o que querem, e tem outra que decidem por elas. Esse assunto é mais complexo do que possamos imaginar. A TV ainda o trata com cautela, mas é importante trazer esses assuntos a tona, pois nos faz ver o que em nós precisa ser mudado, aos nossos olhos, e não pelos olhos da sociedade. Porque para cada um reage de um jeito a essa história.

Naturista X Não Naturista.
Liberdade X Opressão.



Mary Palaveri

Um comentário:

Anônimo disse...

Na real, Mary, acho que o desespero maior da senhora oriental não foi saber que iria para uma comunidade naturista, mas sim saber que UMA naturista iria ficar debaixo do mesmo teto que o seu marido. rsrs
Beijo, Mary, valeu.

Mario