quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pigue-Pega e Esconde-Esconde Com Mutley


Mutley, Seu Cachorro Imbecil!
Vários desenhos animados e seus personagens fizeram parte da minha infância. Mas o personagem que mais marcou a minha meninice foi o cachorro Mutley. Ele era o cachorro do Dicky Vigarista, que participava da Corrida Maluca e do desenho da Penélope Charmosa. Porém, o que era mais interessante nestes desenhos era a maneira como este cachorro era xingado pelo seu dono:

- Mutley, seu cachorro imbecil!

Na primeira vez em que eu fui xingada de imbecil, tinha sete anos de idade, desconhecia o significado desta palavra e nem tinha visto este desenho animado do Mutley ainda. Apenas sabia que esta palavra não tinha um significado bom. Então, após o xingamento, eu procurei o significado da palavra imbecil no dicionário e achei este resultado:

“Imbecil = parvo, ingênuo, inocente, bobo...“

Bem, após esta rápida pesquisa, confirmei que imbecil era uma palavra que não tinha um significado positivo. Mas eu sentia o som desta palavra e notava algo poético nele. Assim, percebi que imbecil rimava com: anil, surgiu, varonil, gentil, caiu, sorriu... Afinal, descobri que a palavra imbecil rimava com outras palavras interessantes. Então, achei que isto seria um aspecto positivo dela. Porém, um mês depois, continuei sendo chamada de imbecil pelos meus parentes mais velhos e por alguns colegas da escola. Mas, naquele mesmo ano, ao chegar da escola após um xingamento destes, liguei a televisão e estava passando um desenho em que um cachorro e seus amigos tentavam pegar um pombo. Quando, de repente, o cão se atrapalhou e seu dono falou:

- Mutley, seu cachorro imbecil!

Assim me identifiquei com este cachorro na hora. Então, após tudo isto, notei que este personagem aparecia nas mais diversas situações:

- No desenho da Pnélope Charmosa, em que seu dono, Dicky Vigarista, e o seu grupo tentavam sabotar a personagem-título.

- No desenho do Dicky Vigarista e Sua Turma, onde Dicky e seus comparsas tentavam capturar um pombo que levava um segredo.

- No desenho da Corrida Maluca, onde Dicky Vigarista e o seu cachorro Mutley disputavam com vários corredores esquisitos, como os Irmãos Rocha, vindos diretamente da idade da pedra.


Havia ainda um muito interessante da Corrida Espacial, em que um vilão e seu cachorro guapeca se transformava em heróis com um simples apertar de botão no console da nave: o Capitão Guapo e seu amigo Branquinho (um gato angorá). Acho que é o melhor, porque ele mostra que as pessoas usam máscaras e se escondem nas piores falsidades.


Aqui é bom saber de uma coisa: estes desenhos ainda passam na televisão. E ainda gosto de todos eles, pois tenho um Mutley dentro de mim. No desenho da Penélope Charmosa vejo que ela representa a felicidade a ser alcançada e que por isto todos a perseguem. Porém, têm pessoas menos evoluídas que tentam sabotá-la. Já no desenho do Dicky Vigarista e Sua Turma , vejo o pombo como o destino que carrega um grande segredo e que por isto todos querem capturá-lo. Desde a Grécia antiga, as aves são vistas como representações do destino ou como mensageiros de alguma alma que já partiu. Por isso, eu sou um eterno cachorro Mutley, dentro de um grupo que persegue a felicidade e que deseja conhecer os mistérios do destino. Sinto que nesta corrida maluca da vida também uso máscaras e chego a até me transformar num gato chamado Branquinho, para camuflar a minha verdadeira personalidade egoísta e aventureira. Nem por isso deixo de ter um Dicky Vigarista, que me chama a atenção, desta forma:

- Mutley, seu cachorro imbecil!

E eu ainda me pergunto:

- Quem vencerá a corrida maluca de hoje?







Luciana do Rocio Mallon

2 comentários:

Anônimo disse...

Luciana, estou aqui em Gramado com um amigo que tem justamente o apelido de Mutley. Darei o texto para ele ler e fazer comentários. Acredito que ele achará divertido como eu achei.
Beijo.

Mario

Unknown disse...

"Pegue o pombo, pegue o pombo, pegue o pombo"...
- Ôh Muttley, cala essa boca e vem me ajudar!
- Hi, hi, hi...

... ô saudade da minha infância. rs ;-)
Beijos!