terça-feira, 25 de agosto de 2009

O verdadeiro significado


“Ter estima, ter apreço, afeição, amizade; gostar de, apreciar”. Assim aparecem alguns dos significados da a palavra estimar. Esta palavra tem um glamour muito grande para muitas pessoas, e se volta à relação com seus gatos, cachorros, papagaios e qualquer outro animal julgado comum para se viver em uma casa. Possuem em seus lares ou porque ganharam, ou porque compraram, ou simplesmente porque estavam precisando de uma companhia. Acontece que toda essa estima pelos bichanos é limitada: muitas pessoas não estimam a raça e a espécie dos animais como deveriam.

A verdade é que todo e qualquer animal, o nosso cachorrinho, o nosso gatinho, também representam as espécies e os diferentes animais como um todo, mas que não estão ao alcance de nossos olhos. São aqueles que sofrem diariamente nos abatedouros, que são vítimas de caçadores em busca de pele, de carne, de poder e dominação sobre o outro. Uma questão de sobrevivência? Sobreviveríamos melhor em um mundo com a natureza em equilíbrio e sem mortes do que em um que está sendo alterado somente pelo consumo, pelo gostinho de “quero mais”, para saciar aquela vontadezinha de comer carne ou de ter um casaco de pele chique de doer.

Os animais, eu, você, eles, somos iguais, e não somos mais inteligentes nem mais importantes que eles uma vez que necessitamos de suas companhias para substituir alguma outra companhia humana que não temos ou que nos abandonou. Ou para nos fazer um afago e nos esquentar no frio. Ou que, na pior das hipóteses, sirvam de alimento a vida toda para crescer e se reproduzir, pois segundo os humanos mesmo dizem, sem eles não conseguimos desenvolver capacidades humanas e nutricionais (sendo que o próprio humano ainda não usou da própria inteligência que diz ter a mais para entender que não necessitamos mais deles, mas o sabor é gostosinho, pra que mudar, né?). É tudo mais tão conveniente como está. O homem, o eterno homem, que se sente maior, melhor, que se julga superior. Passa o tempo e os dias, e a sua contradição aumenta. Por que amar uns e comer outros? Se for para amar, se é para estimar, que amemos a todos, que tenhamos a sutileza de tratar bem nossos gatinhos e cachorros como também não contribuir para que, em um outro lado, outros apanhem, sofram e morram. Mas pra que? Para que amar a todos quando é mais conveniente amar o mais próximo, o mais bonitinho e o que se encaixa melhor na vida e na casa vazia do ser humano?



“Amar e estimar deve ser um sentimento depositado a todos, seja de qual espécie e raça for! Faça jus ao verdadeiro significado da palavra amar. Os mais radicais me acharam uma louca, uma sonhadora da mudança do mundo e de que todos vão tomar esta consciência de amar a todos igual e unicamente. Não, nem todos vão, a maioria não. Mas ainda acredito que, da minoria que entende e que ama e consegue respeitar os animais, sejam eles de qualquer espécie, já estará fazendo a diferença no mundo e para eles. Pois a cada pessoa que entende o significado da palavra amar, alguma vida em algum lugar irá se beneficiar, e disso eu tenho certeza. Eu sonho com um mundo em que todos sejam amados igualmente e na mesma intensidade e sem distinção. Continuarei acreditando que a cada mente modificada, um ser é poupado. E que, um dia, todos possamos sentir o amor a todos animais como se fossem da mesma família”.



Por que amar só uns e ignorar outros?
A natureza é minha estimação!

Bianca Silva

7 comentários:

Anônimo disse...

O Leonardo Da Vinci disse que "o mundo só será feliz no dia em que um crime contra um animal for considerado um crime contra a própria humanidade", e o Einstein completou afirmando que desconhece outra ação mais benéfica ao futuro do planeta Terra do que a dieta vegetariana. Ou seja, Bia, concordo com você da primeira à última linha. Amar o animal que se tem em casa e devorar o que está na bandeja do supermercado é uma atitude que merece, no mínimo, uma boa reflexão.
Beijo, VamB.

Mario

Anônimo disse...

ALoha BIA
rsrs...(já sabe de quem é o comentário...)
concordo com vc na sua opinião... a foto do cachorrinho na bandeja diz tudo...realmente..."pq não? se vc come outros animais"...pessoas como vc tem grande influencia para com as outras...e se parar para pensar...realmente...."o mundo só será feliz no dia que um crime contra um animal for considerado um crime contra a própria Humanidade"...as poucos vamos nos conscientizando com essas opiniões.
beijocas
Edw

Anônimo disse...

Na minha opinião esse tema so deveria ser respondido por quem é vegetariano(a) de verdade , pois quem come qualquer tipo de carne esta respondendo com total mentira , falar palavras bonitas sobre esse tema e logo em seguida sair para comer um belo de um bife acebolado,de um frango a passarinho, ou um churrasco...
Me poupem não adianta somente refletir e dizer que aos poucos vão se conscientizando com essas opiniões ....
Não tem que refletir e nem conscientizar tem sim que agir.
Porque isso esta sendo feito desde que o ser humano existe. chega de bla bla bla ...
Parabens pelo texto
Luciana ( Vegetariana com orgulho e amor aos animais )

Anônimo disse...

tenho direito de me expressar como quiser...caso minha opinião não tenha caido no seu agrado eu não posso fazer nada...apenas compartilho uma opinião spbre a conscientização em relação ao vegetarianismo. se sou ou não vegetariano isso não impede de dizer o que penso a respeito...
pensa bem antes de escrever essas palavras e acusar as pessoas de mentirosas...
"viva e deixe viver"...

Anônimo disse...

Então quando colocar um pedaço de carne na boca, naquele churrasco de fim de semana e no final for palitar os dentes sujos com carne do mesmo animal que você acabou de comer , pensa melhor em tudo que você escreveu e reflita... Não preciso te responder mais nada..

Luciana ( Vegetariana com orgulho e amor aos animais )

Anônimo disse...

Luciana e Edw, a princípio não parecia que estava havendo alfinetada de uma parte ou de outra, mas agora está nítido que existe um confronto pessoal e a agressão meio que passou do ponto. Só foram publicadas as colocações de vocês porque, claro, há direito de réplica e tréplica, mas agora, por favor, vamos parar por aqui, porque o blog não é espaço para hostilidade e está virando bate-boca. Pelo visto vocês se conhecem pessoalmente, então, por favor, peço que procurem dialogar por outro meio. Desculpem, mas não será possível postar novos comentários neste tom, espero que entendam. Obrigado e, novamente, desculpem a intervenção.

Mario

Anônimo disse...

Olá,
bom,primeiramente gostaria de deixar claro que como este blog é um espaço para postar opiniões, eu fiz isso no meu texto (liberdade de expressão)até a medida que meu ponderamento permitiu. Luciana, eu entendi seu ponto de vista mas não concordei quando diz que não tem que conscientizar e sim agir. Tecnicamente bom seria se todos só agissem mesmo mas infelizmente a realidade não é assim. Não há mudança sem a conscientização e é conscientizando com nossos argumentos e opiniões que vamos transformando nossa visão a respeito do assunto de uma maneira argumentativa e que convença as outras pessoas. Eu vejo muitas e muitas pessoas dizerem que gostariam de mudar ser vegetarianas ou ao menos reduzir mas não conseguem por uma questão física e de hábito (desde a infância somos condicionados a comer carne). Por isso devemos levar em consideração as pessoas que pelo menos QUEREM e TENTAM de alguma forma e ao menos nos ouvem ou nos leêm pois há pessoas que nem isso. Para eu , você e o Mário realmente não tem como amar uns e comer outros (questão de lógica ao meu ver) mas devemos respeitar o tempo , organismo e opinião de cada um sempre de uma maneira coerente para que não nos igualemos aos carnívoros ignorantes que acham a gente só um bando de..vocês sabem, tem muitas interpretações. Vamos ser diferentes..ARGUMENTO é tudo!

Beijos a todos e esperam que de alguma forma a reflexão sobre este post sirva para o início de uma mudança.


Bianca