quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Graciosa e Seus Superpoderes



Em 1963, nasceu em Curitiba num bairro de descendentes de italianos chamado Santa Felicidade, uma menina que foi batizada de Graciosa. A avó desta garota, dona Filipa, era de uma seita secreta chamada Stregaria. Já no primeiro dia do nascimento desta sua primeira neta, Filipa fez um ritual maravilhoso, na Lua Cheia, para garantir superpoderes à menina. No meio desta sessão, a idosa derramou pétalas de rosas brancas no corpo da criança. De repente, um raio de luar iluminou o corpo inteiro do bebê e a anciã exclamou:
- Que a natureza proteja o seu corpo e alma!
- Que você tenha poderes mágicos!
- Com certeza, você terá superpoderes !
Quando Graciosa completou três anos de idade, Filipa resolveu levar a pequena para os grupos de orações. Sempre quando uma pessoa ficava doente, esta garota rezava e a criatura melhorava. Desta maneira, muitas pessoas passaram a acreditar que Graciosa fazia milagres e começaram a freqüentar a casa, de sua família, para pedir orações. Porém quando Graciosa completou doze anos de idade, ela passou a ser hostilizada na escola, pois esta garota passou a ser chamada de santa do pau oco pelos seus colegas. Por causa disto a menina entrou em depressão e Filipa resolveu mandar a neta morar com sua tia Laura, no centro de Curitiba. Na nova escola ninguém sabia dos poderes mágicos da adolescente. Lá ela prometeu que nunca mais usaria seus supostos dons sobrenaturais e ela cresceu sem problemas, porém sempre estudando para ter boas notas. Até que chegaram as vésperas do vestibular. Então a jovem pensou:
- Estudei bastante, mas ainda continuo insegura.
- Será que ainda tenho os superpoderes de quando eu era criança?
- Prometi que nunca mais usaria estas mágicas sobrenaturais.
- Mas acho que posso usar por uma boa causa: o vestibular.
Então a adolescente foi até uma praça deserta, fez um círculo, desenhou uma estrela, colocou velas coloridas nas pontas e várias apostilas de cursinho pré-vestibular no meio disto tudo. Após isto, ela fez uma oração com muita fé.
Desta maneira, Graciosa passou no vestibular e na faculdade casou-se com um colega de turma. Depois foi morar num bairro chamado Boqueirão e abriu um escritório de Contabilidade.
Alguns anos mais tarde, chegou a hora dos seus filhos irem para a escola. Logo, Graciosa, pensou:
- Neste mundo violento, como mandar as crianças para a escola sem ter medo?
- Ah, se eu tivesse superpoderes...
- Mas pensando bem, um dia eu tive dons mágicos. Afinal, na minha primeira infância, um bairro inteiro achava que eu podia fazer milagres.
- Será que eu ainda tenho estas habilidades?
- Eu usei uma pitada de magia para passar no vestibular. Mas, a aprovação pode ter sido o resultado do estudo e não dos meus poderes sobrenaturais.
- Se ainda tiver esta magia, quero que os anjos me escutem e mostrem a solução para que meus filhos possam estudar com segurança!
De repente, o corpo de Graciosa estremeceu-se e ela exclamou:
- Eureka!
- Veio uma idéia em minha cabeça, neste instante:
- Matricularei meus filhos numa escola em que existam câmeras, nas salas de aula e dependências, vinte e quatro horas na Internet à disposição dos pais.
Assim a mulher pesquisou uma escola destas na Rede Mundial de Computadores e achou uma pertinho da sua casa.
No dia seguinte, esta moça descobriu que a sua secretária, que era casada com um homem bem mais velho, tinha fugido com o “office-boy” da firma e que por isto ela não tinha mais subordinados. Deste jeito ela exclamou:
- Estou sem os mais importantes empregados!
- Agora o trabalho vai se acumular. Pois terei que fazer o serviço externo também!
- Se eu ainda tiver superpoderes, que as forças do universo me ajudem com todo este trabalho!
Desta maneira Graciosa sentiu uma grande quantidade de energia e conseguiu fazer todo o serviço de uma forma rápida e bem feita.
Um certo dia dona Margareth, uma cliente, chegou no escritório de Graciosa com os cabelos todos desalinhados e ressecados. Desta forma a freguesa comentou:
- Meu sonho é ter um cabeleireiro com superpoderes!
Graciosa comentou:
- Eu sempre tive habilidades em lidar com as madeixas das minhas amigas. Tenho xampu, cremes e tesouras no meu toalete, se a senhora desejar, tentarei domar os seus cachos.
Margareth concordou e a contadora deixou os cabelos da freguesa brilhantes e ajeitados como um passe de mágica. Assim todas as mulheres do bairro passaram a contratar os serviços contábeis de Graciosa, pois sempre levavam um tratamento gratuito de cabelo de brinde.
Algum tempo se passou e chegou novembro. Assim, Graciosa abriu a janela de noite, viu uma estrela cadente e refletiu:
- Eu gostaria de ter superpoderes de verdade para me vestir de Mamãe-Noel , pegar uma carruagem com renas voadoras e distribuir brinquedos para as crianças carentes da cidade.
- Pelo menos a metade disto eu posso fazer: farei um uniforme de Mamãe-Noel e comprarei brinquedos numa loja popular para distribuir aos pobres no Natal.
Na tarde do dia 23 de dezembro um idoso, numa carroça, bateu palmas na frente da casa da contadora e disse:
- Boa-tarde!
- Sou o cigano Jámon, um pobre velho e doente. Por favor, gostaria que a senhora comprasse esta minha carroça, pois estou sem dinheiro para adquirir remédios.
A moça ficou com pena do idoso e comprou a carroça. Depois de algumas horas a mulher pensou:
- O que farei com uma carroça velha?!
- Ah, se eu realmente tivesse superpoderes...
Na noite do mesmo dia, Graciosa ligou o telejornal e o repórter disse:
- O zoológico do bairro Boqueirão pegou fogo. O incêndio começou na ala das renas, veados e corças. O fogo já foi controlado, mas estes animais fugiram e ainda não foram capturados.
Naquele instante a mulher ouviu um barulho estranho no seu quintal. Então quando ela foi olhar teve uma surpresa: os brinquedos, para doação, que estavam armazenados na garagem tinham se multiplicado, a velha carroça virou uma carruagem mais bonita da que a da Cinderella e o lugar estava repleto de: renas, veados e corças. Através de sua intuição, a contadora vestiu-se de Mamãe-Noel, colocou os brinquedos dentro da carruagem e botou os animais para guiarem este veículo. Quando Graciosa sentou naquela carroça transformada, os bichos voaram pelo céu e ela conseguiu distribuir presentes para todas as favelas da cidade. Deste jeito a mulher exclamou:
- Os superpoderes existem de verdade, pois estão dentro de nós. Eles são: a fé, a caridade, a esperança, a solidariedade e o amor!
- Feliz Natal!

Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário: