sábado, 23 de agosto de 2008

Um íntimo olhar na vaidade das coisas



Miksang, em tibetano (para aproveitar o momento Olímpico e deixar uma manifestação de protesto inconsequente contra o país sede), significa "bom olho". Este é o nome de um estilo fotográfico que entra na intimidade de objetos, temas e paisagens, fazendo emergir algo que só um olhar arguto é capaz de revelar: as coisas têm sua vaidade.
É a maior aproximação que um artista da imagem real pode ter com o das tintas e pincéis. É quando Henry Cartier Bresson se encontra com David Hockney. Instantâneos que lembram pintura abstrata, mas na verdade são closes e angulações que tornam a espuma de uma xícara de café ou uma simples tampa de bueiro em pura arte. Ou melhor, são percepções que mostram algo perturbador e fascinante: que estamos cercados de arte por todos os lados.
Aqui está uma seleção, de gosto totalmente pessoal e organizada por ordem alfabética, de fotografias que congelaram momentos fadados a ecoar pela eternidade. Apesar de os título revelarem o que são alguns dos temas fotografados, procure viajar nas cores, texturas e significados. Porque o "olho bom" não é só de quem clica, é também de quem aprecia.




Arrow and curved line - Wayne Williams




Black Sail - Anne Launcelott




Blue Water - Danielle Hougard




Blues - Sarah Wood




Ceiling Lamp - Benjamin Wood



Der chaum teich - Nina Mudita




Drop - Michael Wood




Glass - Jule DuBose




IMG 2204 - Whit Jones




Life Saver - Ed Dean




Pink - Andy Karr




Red - Hèlen Vink




Sky and sign - Diana Evans




Stupa - Maxine Evans




Swimming Pool - Alice Haspray




Untitled - Julianne Kaplan




Windows - Greg Harley




Yellow curtain - Jill Scott



Mario Lopes

11 comentários:

Anônimo disse...

Marião,

Como sempre seja para a contemplação, seja pela inclusão de um texto instigante (com o qual nem sempre concordo mas respeito muitíssimo) você trouxe mais um bom momento para esse blog. Pena muitas das mulheres, esse ser tão maravilhoso, estarem te colocando em saia justa de maneira tão frequente.
Acho que vc vai ter de mudar o nome e a proposta do Blog: "Desaforado e suas Go-Go Girls estriquinadas" rsrsrsrsrs

O espaço foi aberto para o sexo forte e poucas guerreiras estão cumprindo com seu compromisso com o leitor. Muito chato isso ainda mais considerando que trata-se de apenas 1 encontro semanal.

Segue meu voto de protesto e um reconhecimento ao seu grande "sprit de corp".

Abs

W.Allen

Anônimo disse...

hehehehe Obrigado pelas palavras, Woody. As Desaforadas ausentes desta semana me avisaram com antecedência, mas realmete seu voto de protesto merece uma análise interna nossa. Espero que cheguemos a uma situação satisfatória para todos, Desaforadas e leitores.
Abraço.

Charlie

Anônimo disse...

PALMAS!! BRAVOOO!!! PALMAS!!!

Anônimo disse...

CADÊ ESSAS MENINAS QUE NÃO ESCREVEM MAIS AQUI?
NÃO DESMERECENDO O DESAFORADO EM QUESTÃO (CLARO, AFINAL O CARA ESCREVE SUPER BEM), MAS ACHO QUE O BLOG ESTÁ PERDENDO UM POUCO DA SUA IDENTIDADE (INFELIZMEMTE).

Anônimo disse...

"Desaforado e suas Go-Go Girls estriquinadas."
ESSA FOI BOA! RSRSRS

Anônimo disse...

Grazie mille, Mazé.
Bacio, Desaforata Talentosa.

Charlie

Anônimo disse...

Anônimo. Obrigado pelas palavras e concordo com o que você disse. Por mim, volto a publicar apenas das 18h às 00h de domingo, como era no começo. Mas, como adoro escrever, não me importo em publicar diariamente se for necessário e se uma Desaforada faltar. Você tem toda a razão ao dizer que isso está desvirtuando o propósito do blog, que é o de ser um veículo feminino por excelência. Aliás, você não precisava ficar no anonimato porque tudo o que escreveu é coerente. A propósito, se você é mulher, por favor, candidate-se a Desaforada X, porque estamos precisando.
Obrigado pela salutar participação.

Charlie

Anônimo disse...

CHARLIE, PODE EXPLICAR MELHOR DO QUE SE TRATA?

Anônimo disse...

É assim: temos as Desaforadas oficiais, que são as que escrevem ocupando cada um dos dias da semana. Mas tembém tem as Desaforadas X, cujo texto é publicado eventualmente, quando da ausência de uma Desaforada X. Como estamo com zero estoque de textos de Desaforadas X, eu é que estou fazendo as vezes de cobrir essas lacunas. Desaforada X pode escrever sobre o que bem quiser, sem precisar seguir o tema da semana. Se você estiver interessada, por favor, faça contato porque, como você mesma percebeu, estamos precisando com certa premências. Meu e-mail e msn é o marioaugustolopes@hotmail.com.
Aguardo você, Anônima.

Charlie

Anônimo disse...

charlie = anônimo

anônimo é charlie.

Anônimo disse...

Charlie = Mario

Mario é Charlie

Sabe o que mais, anônimo, você me fez perceber que só eu uso meu pseudônimo por aqui. Estou voltando a ser Mario. hehehe


Mario