quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A linguagem silenciosa do olhar


Uma das coisas mais observadas pelos amantes, mais disputadas pelos gurus... o instrumento mais precioso do ser humano.

É através dele que temos toda a percepção do mundo, do bonito e do feio,do longe e do perto, do claro e escuro, é através dos olhos que temos a sabedoria do amanhã.


O olhar traz o mais delicado dos sentidos. É o que te protege contra as tempestades, é o que te abre para o deslumbramento.


É por ele que nos sentimos totalmente desarmados.

Há de se criar algo mais singelo e ao mesmo tempo grandioso (impossível) do que o olhar de uma criança, e tudo que ele carrega observando a grandiosidade e simplicidade da vida.


E não existe algo mais forte do que o olhar de um “veterano” ao se deparar com a missão cumprida.

Não existe um olhar mais aconchegante, do que o de uma mãe que zela pelo sono de seu filho.

E não existe olhar mais esperançoso, vindo daqueles que ainda tem forças para lutar, mesmo já dado o último suspiro.

Não existe olhar mais sincero, do que aquele dado ao se receber um carinho.

E não existe olhar mais aflito, diante da resposta que está longe de suas mãos.

E não existe olhar mais apaixonado, diante de olhos amados.

Olhares de saudades, de vontades, olhares de paixão e solidão, olhares de aconchego e curiosidade, de surpresa, olhares de esperança. A linguagem silenciosa do olhar, fala todos os dias diante de quem tem sensibilidade de perceber. Olhos que cativam.

E a literária frase que adoro:
“Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada” - Machado de Assis

Maria Jaqueline

8 comentários:

Anônimo disse...

Olhos com o mistério de Capitu. E retina com a sagacidade de Maria. Beijos, Maria, mantenha esse olhar e sensibilidade sempre. :-)

Mario

Anônimo disse...

Obrigada Mario, pela oportunidade, por me permir e me ensinar dar meus tão inseguros passos...
Encontrei um texto que achei lindissimo, e gostaria de dividi-lo...
O OLHAR
O olhar é muito mais do que função fisiológica, É uma linguagem forte. É um universo carregado de sentido. É condensação do mistério do homem. Relata o destino de muita gente. Provoca alterações decisivas na vida.
Mesmo o olhar indiferente suscita reações contraditórias. O olhar é, em grande parte, a morada do homem. O universo do olhar é vasto e misterioso. Olhar habitação que acolhe o próximo que passava desabrigado. Olhar rejeição que distancia o gesto de diálogo. Olhar atração que cativa e envolve o semelhante. Olhar envenenado que espalha ameaça.
Olhar inocente que semeia simplicidade pela face da terra. Olhar malicioso que planta a semente da maldade no corpo dos homens. Olhar indiscreto que revela as intimidades humanas. Olhar sigiloso que arquiva quadros dolorosos e cenas humilhantes. Olhar atento que não desperdiça o menor sinal de boa vontade.
Olhar displicente que esquece a presença do outro. Olhar compreensivo que apaga os rastos dos erros. Olhar intolerante que espreita o deslize da fraqueza. Olhar generoso de Cristo que abraça toda Jerusalém. Olhar mesquinho do fariseu que cata e filtra migalhas.
Olhar pastoral de Cristo que recupera Pedro hesitante. Olhar encolerizado que fulmina o parceiro. Olhar apelo que suplica compaixão e ajuda. Olhar intransigência que cobra a última gota de sofrimento. 'Olhar amor que unifica os que se querem. Olhar ódio que esfaqueia os que se detestam.
Olhar história que vive a evolução das construções, o fluxo das gerações, o movimento dos estilos. Olhar documentação que registra as clareiras dos horizontes, a floração dos campos, o sangue dos acidentes, o desesperado precipitando-se do edifício, o último aceno de quem está se afogando.
Olhar de ansiedade que fica na estrada acompanhando aquele que parte. Olhar de esperança que não sai da estrada, aguardando a volta do filho pródigo. Olhar do recém-nascido que anuncia a chegada de uma existência. Olhar do agonizante que procura perpetuar sua presença entre os que ficam. Olhar evangélico que anuncia o reino de Deus. Olhar céptico que recusa os sinais da esperança.
Olhar consciente que ativa a reflexão humana. Olhar coisificado que manipula os homens como objetos. Olhar libertador que retira o irmão do cativeiro moral. Olhar argentário que industrializa até os sentimentos humanos. Olhar decidido que busca a realização pessoal.
Olhar evasivo que evita o encontro com a realidade. Olhar pacifico que reconcilia as vidas separadas. Olhar reticente que fragmenta a confiança. Olhar de perdão que põe de pé a quem estava caído.
Olhar de rancor que jura vingança impiedosa. Olhar feroz do perseguidor, do tirano, do opressor. Olhar encolhido, amedrontado do perseguido. Mas, que grandeza nesse olhar acuado! A última resistência do homem esmagado se refugia no olhar oprimido.
Diz Levinas que o arbitrário enxerga a sua vergonha nos olhos de sua vítima. Por isso, o agressor procura destruir, eliminar o oprimido. Pois não suporta o olhar que o acusa, que o julga, que o condena.
Mas, o Olhar que a arbitrariedade apaga na vida do oprimido, reacende-se na consciência do tirano como verme roedor. O olhar é também linguagem de Deus.
Copiado por JCSJr. Do livro "ESTRADEIRO" de Juvenal Arduini - Edições Paulinas

Beijão...Maria

Anônimo disse...

Já ouvi falar que os olhos são o espelho da alma, creio que são sim, mas para ve-lá é preciso mais do que simplismente olhar, é preciso sensibilidade para reconhecer os sentimentos expressos no olhar! Muitas vezes o olhar desmente o que a boca diz!
Lindo texto Jaque...

Jaque Fraid.

Anônimo disse...

Aí está uma linguagem que deveria ser ensinada nas escolas. Mas será que teria o mesmo efeito da emoção do momento? Infelizmente eu acho que não. Escrevemos com os olhos aquilo que dita o nosso coração. Mais um belíssimo post, Maria!
Beijinhos carinhosos no seu coração..Cris

Yuri disse...

Olá, queridas desaforadas (permitam-me chamá-las de "queridas"),

Conheci este blog através de uma ex-aluna minha, aqui de Maceió: Aline Nolasco ("Lili docinho", rsrsrs). E fiquei encantado, não apenas porque mulher me encanta (quase) sempre como também pela ousadia da proposta. Parabéns!

Ah, predominar o feminino, mesmo havendo um homem no meio, foi interessante. Apoiado!

Então, no ritmo do blog, afirmo, sem meias palavras, que vocês são "show de bola"! Serei assíduo visitante desta página e indicarei aos meus contatos, daqui e de fora de Alagoas.

Sou um jovem professor e consultor de Língua Portuguesa, além de blogueiro e colunista profissional. Escrevo para o jornal Tribuna Independente (AL) e trabalho no portal Tudo na Hora (www.tudonahora.com.br), pertencente ao Pajuçara Sistema de Comunicação -- TV Pajuçara/Rede Record. Em breve, também estrearemos uma coluna eletrônica sobre Português na TV do portal.

Nosso blog é de Língua Portuguesa e Sociopolítica (com leve inclinação à Filosofia).

Sintam-se convidadas (Mário, você fica convidado, rsrs)!

Um "desaforado" abraço!

Prof. Yuri Brandão/Maceió
www.tudonahora.com.br

Anônimo disse...

Valeu, Yuri. Obrigado pelo convite, pintarei lá, com certeza. De fato, as Desaforadas são, como você mesmo disse, show de bola. Eu andei pesquisando os melhores blogs apontados pela Época e, posso garantir, as gurias aqui têm mais conteúdo, qualidade e sensibilidade do que boa parte dos endereços apontados.
Abraço, sucesso com seu blog e visite sempre que puder as Desaforadas. :-)

Mario

Anônimo disse...

Obrigada Jack F., espero que visite sempre.
Cris mha qrida, obrigada,belissimo, é o ser humano que vc é...
Yuri, obrigada pelo comentário, ainda não tenho propriedade de falar como tal, né Mario, afinal sou novissima aqui, mas confesso que fiquei mt feliz cm que vc escreveu sobre o blog, beijos no seu coração...

Beijosssssssssssss...
Maria

Ps.Super feliz, com olhos de contentamento.

Anônimo disse...

Oi Jack os olhos são sim o reflexo da alma acredito que uma das coisas mais importantes no ser humano são os olhos...muitas coisas: emoções, verdades, mentiras, sensações, felicidades, tristezas são transmitidas somente em um olhar tudo que se tem no coração é transmitido por ele... muito dez seu texto e não poderia ser diferente vindo ti que é uma pessoa de muita sensibilidade parabéns, sucesso e crescimento à cada dia ok. Beijos fica na Paz. Krol