segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Tema: Você se comportou bem durante o ano?

Epitáfio de um Peru de Natal


Querido Papai Noel,

Fala sério, adiantou eu me comportar bem durante o ano, ter uma alimentação regrada, dormir cedo e ficar confinado pra, na noite de Natal, acabar na mesa recheado como prato principal? Pior que depois de degolado e devorado sempre alguém reclama que minha carne estava seca.


Sei que minha morte não é em vão, é pra comemorar o nascimento do filho de Deus, só que tem uma coisa que eu não entendo: se o aniversário é dele por que as pessoas é que ganham presentes? Isso me lembra as promoções de lojas e supermercados: “o aniversário é nosso mas, quem ganha o presente é você!”


Outra coisa que me arrepiava as penas é a figura barbuda de roupa vermelha, num país tropical. A tal vestimenta chega ser tão absurda quanto a decoração com neve artificial que é vista em alguns lugares. Sempre fiquei em dúvida, ele era o tal filho de Deus ou o próprio?


Mas, pelo menos, as relações entre as pessoas parece melhorar e muito nessa época. As pessoas ficam gentis, solícitas, vivem em harmonia. Famílias que normalmente mal conversam durante o ano todo, se reúnem pra me fatiar e comemorar o feriado.


Sinto que não morri em vão, que foi um ciclo que se completou. Assim é a vida, temos que ter boas lembranças e novas esperanças, mesmo sendo um peru em época de natal.

Assinado: o Peru.



Andréa Penteado

8 comentários:

Anônimo disse...

Dedé, muito bem sacado e divertido. Mas eu, como vegano, vou discordar do final: o bichinho morreu em vão, sim. Vou de tofu neste Natal (como fui no passado e no retrasado e no retra-retrasado hehe).
Beijão, Dedé.

Mario

Anônimo disse...

É Guto, também concordo contigo.
Aliás, nunca gostei de peru mesmo... Mas, enfim, gosto é gosto. rs ;-)
Gostei, mandou bem!
Beijos,
Camila.

Anônimo disse...

Valeu people.
Eu particularmente prefiro chester.
Bjs

Anônimo disse...

Oi Andréia
concordo com o Mário, o tadinho morreu em vão.
legal seu texto, só achei que poxa, o Peru não fez nada de errado e ainda assim morreu para saciar a fome de alguns que nem sempre se comportaram bem. Injustiça viu! ;P
Parabéns pela criatividade.

beijão

Bianca

Anônimo disse...

Eu adorei seu texto, e também fico surpresa de ver como as pessoas ficam boas nessa epoca do ano, é uma pena não estendermos mais esses sentimentos...
Bjo
Maria

Anônimo disse...

Valeu Bianca!
Bjão,
Andréa

Anônimo disse...

Pois é Maria, infelizmente o sentimento vira fumaça lá pelo dia 26. Mas vamos com fé, se nós estendermos o sentimento, já tá valendo né?
Grande Natal pra ti.
Bjs
Andréa

Anônimo disse...

Mario e Camila,
Td bem não gostar de peru, mas tofu e muito extremismo pra mim, hehehe.
Feliz Navidad, próspero año y felicidad!
Bjs
Andréa