sexta-feira, 3 de abril de 2009

A camisa que não pode sair de moda



Fiquei espantada quando abri o jornal e vi a seguinte pergunta :

Você acha que o uso de preservativos ajuda a combater a disseminação do HIV ?

Logo perguntei – me :

Por que o jornal fez uma pergunta tão óbvia ?

Afinal já foi comprovado pela Ciência que o uso da camisinha auxilia no combate do vírus da Aids . Pois se uma pessoa infectada tiver relações sexuais com o preservativo , ela não contaminará o seu parceiro com HIV , e, também com outras doenças venéreas

Alguns segundos depois , refleti sobre a indagação do jornal e obtive a resposta procurada :

Ele fez esta pergunta por falta de informação de muitas pessoas , que nem sequer sabem a origem deste objeto.Com certeza se os seres humanos soubessem da origem de muitos materiais , passariam a usa – los com mais consciência . A camisinha surgiu há 2000 anos atrás com os antigos egípcios . Eles confeccionavam seus preservativos com tripas de animais . Com este objeto eles se protegiam de uma gravidez indesejada e de doenças venéreas , já que tinham muito contato com romanos e gregos , povos considerados liberais . Durante a Idade Média o médico Fallopio reformou o modelo da camisinha que era utilizado pelos egípcios .Depois o preservativo de Fallopio foi aperfeiçoado pelo Doutor Quodam que estava preocupado com a quantidade de pessoas infectadas por doenças venéreas , e, também porque estava receoso com a grande quantidade de filhos ilegítimos do Rei Carlos II . No século dezenove Goodyear criou os preservativos de borracha. Mas só no século vinte por causa da Aids é que a camisinha se popularizou .

Há muitos filmes e livros que contam histórias de personagens da vida real ,que pegaram HIV , pelo simples fato de não usarem preservativos . Exemplos : livro Depois Daquela Viagem e filmes como : Filadélfia e A Prece de Uma Mãe .

Luciana do Rocio Mallon

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato, Luciana. Meio assustador imaginar que tem gente que possa fazer propaganda contra esse contraceptivo cientificamente aprovado. Parabéns pelo toque.
Beijo.

Mario