quinta-feira, 9 de abril de 2009

A hora e a vez da Guerra de Travesseiros



Dia 4 de abril de 2009 , eu estava passeando num site de notícias , quando , de repente , vi o título da seguinte notícia :

“ Jovens Fazem Guerra de Travesseiros No Centro de Curitiba “

Logo , pensei :

- Com tantas guerras no mundo , estes adolescentes resolvem fazer uma guerra de travesseiros no centro da cidade !

- E , justamente , no Dia do Beijo !

- Poxa , em vez de se beijarem , ficam fazendo bagunça e se agredindo !

- É nestas horas que sinto saudade daquele slogan dos anos sessenta :

- “ Não faça guerra , faça amor .”

Após ler sobre esta notícia , entrei num site de arte onde li os seguintes comentários de um crítico da área :

“- A guerra de travesseiros na Praça Santos Andrade foi uma verdadeira obra de arte , uma catarse em forma de Flash Mob . “

- Aquelas penas e espumas flutuando foram colírios para meus olhos . “

Assim pensei :

- Desde quando guerra de travesseiros , em público , é obra de arte ?

- Só se for a “pseudoarte “ da personagem Alicia da novela A Favorita .

Depois li um comentário de uma professora :

- A Guerra de Travesseiros em frente a UFPR foi maravilhosa .

- Pena que este evento acontece só uma vez por ano !

- Ano que vem incentivarei meus alunos a participarem deste evento !

Como um raio , refleti :

- É por causa de mestras como esta que o Brasil não vai para frente .

Afinal , na minha opinião , isto não se chama arte pois tem outro nome : vandalismo .

Depois de ler estes artigos , fui até a um site de relacionamentos , onde encontrei uma comunidade intitulada Odeio Guerra de Travesseiros . Nele uma avó desabafou :

“ – Minha neta pediu um travesseiro emprestado para uma festa . Eu pensei que ela participaria de um baile temático , como por exemplo : A Festa do Pijama . Por isto , emprestei meu melhor travesseiro , um de penas de gansos suíços . Quase tive um enfarto quando descobri que minha neta destruiu o objeto valioso numa briga de travesseiros no centro da cidade . “

Embaixo deste texto , uma mãe falou :

“ – Eu tinha uma espécie de travesseiro de estimação , há mais de dez anos . Eu sempre dormia com ele . A única coisa que me incomodava é que há oito anos eu sofria de insônia . Sábado pela manhã fui arrumar a cama e me dei conta que meu travesseiro tinha sumido . Algumas horas depois liguei a televisão para assistir ao noticiário . Quando , de repente , na tela vi a imagem do meu filho no meio de uma guerra de travesseiros no centro da cidade . Fiquei assustada quando percebi que meu menino estava usando meu objeto de estimação para tal balbúrdia . Ainda mais espantada fiquei , quando foquei meus olhos na cena , e percebi que de dentro do travesseiro saiu uma espécie de boneco semelhante a um diabinho .

- Será que tudo isto foi delírio meu ?!

- Só sei que quando meu rebento voltou para a casa , tive uma conversa séria com ele .Então , meu garoto comprou um travesseiro novo e nunca mais tive insônia . “

Desta maneira pensei comigo mesma :

- Este desabafo daria um excelente tema para uma Lenda Urbana : O Diabinho do Travesseiro Que Se Libertou Numa Guerra .

Depois desta viagem em meu pensamento , continuei lendo os comentários .

Em um outro tópico , um comerciante desabafou :

“ – Esta briga de travesseiros espantou muitos clientes da minha lanchonete . Algumas pessoas iam fazer lanches no meu estabelecimento , mas quando viram tamanha confusão , pensaram que se tratava de uma revolução estilo : Guerra do Pente e foram procurar outro restaurante .

- Será que estes jovens sabem que trouxeram prejuízo para mim ? “

Bem estes foram alguns desabafos que mães , avós e comerciantes fizeram na comunidade : Odeio Guerra de Travesseiros .

Espero que estes adolescentes tomem consciência de que existem coisas mais úteis para fazer do que brigas com travesseiros , no meio da rua , e não comentam mais este vandalismo ano que vem .



Luciana do Rocio Mallon

5 comentários:

Anônimo disse...

Luciana, não tinha só adolescentes, não, eu estava lá. hehe Só não sabia que também era dia do beijo, isso poderia tornar a disputa mais divertida. Outra coisa: ninguém se agrediu (pelo menos que eu tenha visto), pelo contrário. Enfim, esteja lá no ano que vem que você vai se divertir junto, prometo.
Beijo.

Mario

Larissa de Freitas disse...

bem Luciana, até agora não entendi o motivo desta guerra, mas, também achei um ato de vandalismo.

Anônimo disse...

Prezado Professor Mário :
Bom - dia !
E a história do diabinho no travesseiro , é verdade ?
Feliz Páscoa !
Com carinho ,
Luciana do Rocio .

Anônimo disse...

Olha, Luciana, eu desconfio que é tão verdade quanto a história do diabinho da garrafa da novela das seis. Aliás, tenho séria resistência em acreditar que esses depoimentos da tal comunidade anti-pillow fight sejam reais. Eu acho que são de gente querendo tirar sarro, não sei, desconfiança minha. O fato é que num mundo com tantas guerras com gente se odiando e fazendo uso de aço e pólvora, é uma benção que haja uma com gente se divertindo e se alvejando com algodão e espuma. Eu já sou voluntário e estou me recrutando para o ano que vem. hehe
Beijo, Luciana.

Mario

Anônimo disse...

Prezado Professor Mário :
Boa - tarde !
Eu tenho um parente que foi na Guerra de Travesseiros só para morder a fronha em público .
Bem , pelo menos ele realizou a fantasia , né ?!
Curiosidade :
Dia 4 de abril foi o dia NACIONAL do Beijo .
Dia 13 de abril será o dia INTERNACIONAL do beijo .
Feliz Páscoa !
Tenha uma excelente semana !