quarta-feira, 1 de abril de 2009

Reflexões Sobre a Barbie



Barbie foi uma boneca criada , nos Estados Unidos , em 1959 pela estilista Ruth . O brinquedo ganhou este nome em homenagem a filha da criadora que se chamava Bárbara , porém atendia pelo apelido de Barbie . Mas este brinquedo é muito mais do que uma simples boneca , ele é um verdadeiro ícone do imperialismo e da ditadura de beleza . Recentemente fui a uma biblioteca , abri um dicionário de gírias na letra B e logo li :

Barbie adj. : 1. Garota fútil somente preocupada com a beleza . 2. patricinha .

Dei uma risada e notei que este livro tinha razão .

Conheci a Barbie em 1980 , quando eu tinha seis anos de idade , num comercial de televisão . Naquele momento meu tio , que morava num sítio do interior onde não havia televisão mas que estava de passagem em nossa casa , exclamou :

- Que boneca indecente !

- Tem cara de dançarina de boate !

Naquele momento não entendi o comentário , porém falei :

- Concordo !

- Prefiro a minha Susi .

Assim ele complementou :

- Esta Susi tem cara de boneca mesmo .

- Não insinua nada demais ...

- Mas esta Barbie ...

Alguns anos se passaram e percebi que esta boneca , realmente , tinha cara de garota de programa . Nas brincadeiras , minhas amigas sempre faziam as suas Barbies traírem o Bob , que depois virou Ken , com os outros bonecos . Já eu fazia a minha Susi se apaixonar pela boneca patricinha e depois chorar bastante . Não é à toa que existem comunidades no Orkut chamadas : Minha Barbie Era Piranha e Minha Susi Era Lésbica .

Aos doze anos de idade notei que os empregos da Barbie sempre eram da elite : dentista , médica , advogada e engenheira . Como minha irmã tinha uma boneca destas perguntei o seguinte para Maria , uma amiga da minha avó :

- Maria , você pode costurar uma roupa de gari para a Barbie da minha irmã ?

Então ela aceitou o meu pedido e fez uma roupa de lixeira para a boneca .

Fiquei tão contente que sempre fazia minhas tarefas domésticas ao lado da Barbie Gari . Recentemente fiquei contente ao achar uma comunidade no Orkut intitulada : “ Quero uma Barbie Gari “ .

Algum tempo se passou e no começo dos anos 90 , estourou nas paradas de sucesso uma música intitulada Barbie Girl da banda Acqua . A tal música foi regravada há três anos atrás pela cantora Kely Key , outra admiradora desta boneca . Também na mesma época , após uma cirurgia plástica , a atriz e modelo Pâmela Anderson afirmou que faria quantas operações fossem necessárias para virar uma Barbie . Já em meados dos anos noventa surgiu o boato de que a atriz , cantora e empresária Tália tirou uma costela só para ficar com o corpo da boneca famosa . Em 1997 estourou na mídia o caso de uma adolescente que tinha feito mais de cinco cirurgias plásticas e que acabou suicidando – se só porque não estava parecida com a Barbie . Há alguns anos atrás surgiu a modelo e empresária Paris Hilton afirmando ser a reencarnação desta memorável boneca , afirmação que causou revolta em muitas fãs do brinquedo . A única admiradora da Barbie que foi feliz foi a cantora Madona , pois ela afirmou que aos cinqüenta anos estaria enxuta como esta boneca inesquecível e a profecia virou realidade .

Algo cruel que a boneca patricinha fez foi estragar os grandes clássicos com suas séries de desenhos adaptados , exemplos : Barbie – Rapunzel , Barbie Quebra – Nozes , Barbie – Lago dos Cines , etc.

Dia 9 de Março de 2009 esta boneca completou cinqüenta anos . Porém , assustei – me pela maneira como o aniversário da loira foi comemorado . Numa certa estação de rádio só se ouvia o seguinte anúncio :

- Meninas , venham comemorar o aniversário da Barbie no shopping , dia ...

Naquele final de semana , ao sair pela noite curitibana , fiquei espantada quando vi o seguinte cartaz numa danceteria do bairro Batel :

- Hoje tem a balada do aniversário da Barbie !

- Mulheres vestidas de Barbie não pagam entrada !

O pior era que , na fila , existiam centenas de garotas fantasiadas de bonecas .

Espantada com tanta futilidade fui ao Largo da Ordem , o bairro mais cult de Curitiba , mas fiquei triste ao ver , num bar de roqueiros , o seguinte “ baner “ :

- Vamos Comemorar Juntos os Cinqüenta Anos da Barbie !

Decepcionada com a situação voltei para casa . Assim , naquele instante , fui até o porão e vi que a velha Barbie estava intacta , mas seu vestido de noiva ficou totalmente encardido .


Luciana do Rocio Mallon

4 comentários:

Anônimo disse...

Putz, juro que eu não sabia que o Bob virou Ken. Vai ver que a Suzy de repente também é parente distante da Barbie, será? :-)
Beijo, Luciana.

Mario

day disse...

sempre apaixonada pelos textos de quarta!

Anônimo disse...

Eu conheço a Berbie , de R$ 1, 99. Ela é a prima pobre da Barbie .
Feliz Páscoa !
Abraços !
Com carinho ,
Luciana do Rocio .

Unknown disse...

Querida, pq tanto rancor da Barbie???
Aredito que você nunca tenha lido a verdadeira historia da barbie... O proposito, quando Ruth criou esta boneca não foi impor um padrão de blz. Mas infelizmenete, ou felizmente ela tinha uma visão moderna à frente de sua época, e coincidiu com o fato de a barbie ser hoje,como 80% das mulheres gostariam de ser, linda e bem sussedida.
A Boneca é um icone, uma lenda da blz! E descordodo fato de que a Barbie é Futil e preocupada somente c/ a blz, caso o contrario, ela não teria otimas profissoes, como vc mesma disse em sua postagem, muito menos que a Barbie aparenta ser uma garota de programa, as bonecas estão sempre muito bem vestidas, com roupas elegantes, jamais vi uma barbie funkeira ou baby sexy shop, vc já viu?
Eu particularmente sou fã da boneca, fez parte de minha infancia, que nunca fiz minha barbie ser infiel ou lesbica, hoje ainda tenho minhas 32 bonecas guardadas, lindas e detonadas, tenho 25 anos e sou Tecnica de Segurança do Trabalho e sempre assisto com minha afilhada os filmes da Barbie, que mais uma vez contradiz sua postagens, são filmes com lindas histórias de carinho, amizade, humanidade e bondade! A Barbie é apenas um chamariz para a atenção da criança, a história continua sendo a mesma.
Espero que aceite meus argumentos, afinal para que servem os blogs, se não para expor suas ideias e opiniões?!!!