quarta-feira, 29 de abril de 2009

TPM no ginásio


Esta semana o tema do blog chamado Desaforadas é TPM . Ao ler esta sigla logo lembrei – me de uma aula que tive no ginásio . A professora entrou na sala e disse :
- Hoje o assunto é TPM , que significa tensão pré – menstrual .
- Meninas , o que vocês sentem quando estão na TPM ?
Michele ergueu a mão e falou :
- Primeiro eu sinto cólicas e tonturas , depois fico muito nervosa e brigo por qualquer coisinha .
Depois desta opinião , Marcelo comentou :
- Professora , a senhora deveria perguntar como os homens ficam na época da TPM de uma mulher !
- Quando eu era pequeno notava que num certo período do mês minha mãe ficava muito nervosa e toda a vez que esta crise passava eu percebia que havia uma espécie de papel diferente borrado de sangue dentro do lixo do banheiro .
- Numa época destas , fui experimentar um bolo que estava no forno . Mas , de repente , senti a vassoura da minha mãe em cima da minha cabeça . Assim ela ralhou :
- Não apronte , menino , principalmente hoje que as minhas regras estão para vir !
- Então eu pensava que o período de regras era um período de mais rigidez na minha família .
- Afinal , meu pai sempre falava :
- Este lar tem regras !
Após este garoto comentar tudo isto . Um outro aluno opinou :
- Eu nunca conheci a minha mãe , porém moro com a minha irmã e quando ela está na TPM passa de fada para bruxa .É por isto que acho que o significado real desta sigla tinha que ser :
- Teste de Paciência Para a Mulher .
- Ou , melhor :
- Tendência de Piração da Mulher .
Desta maneira a turma caiu na gargalhada . Como um raio , a minha mente voltou para os dias de hoje e procurei no Google curiosidades sobre a TPM , até que num site de notícias li a seguinte reportagem :
- Pesquisas de uma universidade americana confirmaram que a maioria das presidiárias , que cometeu assassinatos , executou os crimes no período da TPM .
Logo pensei :
- O problema é mais grave do que eu pensava !
Deste jeito meu cérebro viajou ao ano de 1997 no momento em que eu conversava com uma chinesa , dona de pastelaria no centro de Curitiba , sobre o assunto da menstruação :
- Pois é , dona Ling , às vezes sinto – me muito nervosa antes das minhas regras virem .
Ela observou :
- Na minha terra isto é fácil de resolver . Pois existe uma flor chamada prímula e o chá dela acalma qualquer moça na tensão pré menstrual . Este método é usado há milhares de anos e surgiu com a lenda da Deusa Coin , que é esta :
“ - Há milhares de anos atrás , entre a China e o Japão , existia uma dama com poderes sobrenaturais chamada Coin . Quando ela entrou na puberdade e estava para menstruar sentiu uma cólica muito forte , entrou em crise nervosa e chorou . Naquele mesmo instante , das suas lágrimas nasceu uma planta chamada prímula . De repente surgiu um rouxinol , que deu – lhe o seguinte conselho :
- Você está sentindo muita dor e tristeza porque daqui a algumas horas você virará uma moça . Por isto beba do chá desta planta que nasceu das suas divinas lágrimas porque este líquido tirará toda a tensão que a menstruação pode trazer . Não se esqueça : toda a vez que seu sangue descer tome o chá desta planta . “
Após escutar esta história , exclamei :
- Pena que não existe esta flor no Brasil !
Dona Ling comentou :
- Hoje em dia , existe sim !
- Em qualquer farmácia você encontra óleo de prímula para vender .
Seguindo os conselhos da anciã chinesa comprei o remédio desta planta e melhorei da tensão pré – menstrual . Descobri que as propriedades medicinais desta flor ainda não foram reconhecidas pela medicina tradicional . Porém o uso dela não traz nenhum efeito colateral . Por isto indiquei o óleo de prímula para as minhas amigas e isto deu ótimos resultados .


Luciana do Rocio Mallon

3 comentários:

Anônimo disse...

Como os homens ficam na época da TPM de uma mulher? No meu caso, eu me finjo de morto (técnica de sobrevivência hehe).
Beijo, Luciana.

Mario

Unknown disse...

Mário, não precisa se fingir de morto, basta ter uma despensa repleta de chocolates. rs ;-)
Muito bom, Luciana!

Beijos,
Mila ;-)

Anônimo disse...

Boa - tarde !
Eu gostaria de saber se alguma mulher do blog já fez tratamento com óleo de prímula , para amenizar a TPM , e quais foram as mudanças ...
Tenha um excelente feriado !
Com carinho ,
Luciana do Rocio .