quarta-feira, 29 de abril de 2009

TPM no ginásio


Esta semana o tema do blog chamado Desaforadas é TPM . Ao ler esta sigla logo lembrei – me de uma aula que tive no ginásio . A professora entrou na sala e disse :
- Hoje o assunto é TPM , que significa tensão pré – menstrual .
- Meninas , o que vocês sentem quando estão na TPM ?
Michele ergueu a mão e falou :
- Primeiro eu sinto cólicas e tonturas , depois fico muito nervosa e brigo por qualquer coisinha .
Depois desta opinião , Marcelo comentou :
- Professora , a senhora deveria perguntar como os homens ficam na época da TPM de uma mulher !
- Quando eu era pequeno notava que num certo período do mês minha mãe ficava muito nervosa e toda a vez que esta crise passava eu percebia que havia uma espécie de papel diferente borrado de sangue dentro do lixo do banheiro .
- Numa época destas , fui experimentar um bolo que estava no forno . Mas , de repente , senti a vassoura da minha mãe em cima da minha cabeça . Assim ela ralhou :
- Não apronte , menino , principalmente hoje que as minhas regras estão para vir !
- Então eu pensava que o período de regras era um período de mais rigidez na minha família .
- Afinal , meu pai sempre falava :
- Este lar tem regras !
Após este garoto comentar tudo isto . Um outro aluno opinou :
- Eu nunca conheci a minha mãe , porém moro com a minha irmã e quando ela está na TPM passa de fada para bruxa .É por isto que acho que o significado real desta sigla tinha que ser :
- Teste de Paciência Para a Mulher .
- Ou , melhor :
- Tendência de Piração da Mulher .
Desta maneira a turma caiu na gargalhada . Como um raio , a minha mente voltou para os dias de hoje e procurei no Google curiosidades sobre a TPM , até que num site de notícias li a seguinte reportagem :
- Pesquisas de uma universidade americana confirmaram que a maioria das presidiárias , que cometeu assassinatos , executou os crimes no período da TPM .
Logo pensei :
- O problema é mais grave do que eu pensava !
Deste jeito meu cérebro viajou ao ano de 1997 no momento em que eu conversava com uma chinesa , dona de pastelaria no centro de Curitiba , sobre o assunto da menstruação :
- Pois é , dona Ling , às vezes sinto – me muito nervosa antes das minhas regras virem .
Ela observou :
- Na minha terra isto é fácil de resolver . Pois existe uma flor chamada prímula e o chá dela acalma qualquer moça na tensão pré menstrual . Este método é usado há milhares de anos e surgiu com a lenda da Deusa Coin , que é esta :
“ - Há milhares de anos atrás , entre a China e o Japão , existia uma dama com poderes sobrenaturais chamada Coin . Quando ela entrou na puberdade e estava para menstruar sentiu uma cólica muito forte , entrou em crise nervosa e chorou . Naquele mesmo instante , das suas lágrimas nasceu uma planta chamada prímula . De repente surgiu um rouxinol , que deu – lhe o seguinte conselho :
- Você está sentindo muita dor e tristeza porque daqui a algumas horas você virará uma moça . Por isto beba do chá desta planta que nasceu das suas divinas lágrimas porque este líquido tirará toda a tensão que a menstruação pode trazer . Não se esqueça : toda a vez que seu sangue descer tome o chá desta planta . “
Após escutar esta história , exclamei :
- Pena que não existe esta flor no Brasil !
Dona Ling comentou :
- Hoje em dia , existe sim !
- Em qualquer farmácia você encontra óleo de prímula para vender .
Seguindo os conselhos da anciã chinesa comprei o remédio desta planta e melhorei da tensão pré – menstrual . Descobri que as propriedades medicinais desta flor ainda não foram reconhecidas pela medicina tradicional . Porém o uso dela não traz nenhum efeito colateral . Por isto indiquei o óleo de prímula para as minhas amigas e isto deu ótimos resultados .


Luciana do Rocio Mallon

3 comentários:

Anônimo disse...

Como os homens ficam na época da TPM de uma mulher? No meu caso, eu me finjo de morto (técnica de sobrevivência hehe).
Beijo, Luciana.

Mario

* Cá * disse...

Mário, não precisa se fingir de morto, basta ter uma despensa repleta de chocolates. rs ;-)
Muito bom, Luciana!

Beijos,
Mila ;-)

Anônimo disse...

Boa - tarde !
Eu gostaria de saber se alguma mulher do blog já fez tratamento com óleo de prímula , para amenizar a TPM , e quais foram as mudanças ...
Tenha um excelente feriado !
Com carinho ,
Luciana do Rocio .