sábado, 25 de abril de 2009

Sábado de dois posts e duas liberdades

Hoje, excepcionalmente, teremos dois textos publicados no blog. Houve, felizmente, um excesso de participações e os posts não poderiam ter suas entradas proteladas, visto que o assunto é muito pontual e não teria mais validade em outras ocasiões. Logo abaixo, os textos da Isis e da Luciana, boa leitura.


Liberdade, a palavra



Liberdade... Posso dizer categoricamente que esta é a minha palavra. Faz bater meu coração, faz minha mente trabalhar. Busco a liberdade incansavelmente todos os dias. Meu maior desejo é ser completamente livre como uma águia que voa plena, como o oceano que não tem fim.
A liberdade possui várias facetas, mas vou falar de uma específica: a liberdade e o trabalho.
Acho que a maioria das pessoas não busca a liberdade porque pensam que ela está associada a falta de responsabilidade. Falo de trabalho. Porque se deve cumprir o horário integral de trabalho dentro da empresa? Faltaria comprometimento se as pessoas pudessem ter seu horário livre? Deixariam de entregar relatórios? Ou esqueceriam de uma reunião? Para mim, ficar presa todas aquelas horas no dia me desmotiva e fico ansiosa para sair, isso me consome. Dar satisfação, prestar contas de tudo que quero fazer. Não poder ir até a banquinha no horário de expediente. Que coisa burra, meu Deus! Se pudesse fazer meus horários , provavelmente trabalharia até mais. Com eficacia, pois teria muito prazer em trabalhar e seria muito mais criativa.
É isso que eu busco hoje. A liberdade não existe sem a coragem. É necessário se ter coragem para ir contra os padrões sociais e quebrar formatos pré-estabelecidos. Libertar-se, buscar fazer o que se gosta custe o que custar e encarar de frente as consequências. Saber esperar, fazer temporariamente o que não gosta para atingir as metas pessoais. Hoje para mim o que é ruim é temporário. Arranjei coragem, reavaliei minha vida e decidi ser livre. Ser contra tudo e contra todos. Sou taxada de louca idealista, mas não me importo. Somente o tempo dirá se escolher ser livre do trabalho é certo. Eu acredito 100% que sim! É preciso ser forte para matar no peito e manter a posição sem se importar com que os outros pensam. Mas libertar-se da sociedade como organismo é outra história!

Beijos e bom final de semana!



Isis de Barczack


Aulas Absurdas Sobre Tiradentes



Nesta semana , no dia 21 de abril , o Brasil comemorou o dia de Tiradentes , Joaquim da Silva Xavier , que foi o mártir da Inconfidência Mineira . A data me fez lembrar de algumas aulas absurdas que tive sobre este herói , quando era mais nova .
No meu segundo grau , tinha um professor de História que avacalhava com os personagens famosos , chamando – os de homossexuais e inventando histórias improváveis . Na aula sobre Tiradentes ele disse isto :
- Sabiam que Tiradentes nunca foi dentista como reza a lenda , por aí ?!
- Os únicos dentes que Joaquim da Silva Xavier tirou foram os dentes de alho que ele vendia e isto foi o real motivo para o seu apelido .
- Quando Tiradentes tornou – se militar passou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil por Portugal .
- O coronel Joaquim Silvério dos Reis , amigo de caserna , era apaixonado por Tiradentes .
- Primeiro ele recebeu uma certa quantia em dinheiro de Portugal para dedurar os membros da sociedade revolucionária . Mas como ele era apaixonado por Tiradentes resolveu não entregar o colega na hora . Assim Reis tentou aproximar – se do alvo , porém o herói se esquivou . Por vingança , o coronel resolveu aceitar o dinheiro e entregou Joaquim da Silva Xavier .
- Tem mais um detalhe :
- Tiradentes não usava barba e nem cabelos compridos , pois era um militar e não podia manter sua aparência deste jeito , tão desleixada .
Desta forma pensei :
- Que professor preconceituoso !
- Eu acredito que Tiradentes tinha barba e cabelo comprido , sim !
- Também creio que ele era dentista !
- Que aula mais absurda !
Então naquele momento , voltei para a minha quarta – série , numa aula de História ministrada por uma freira , num colégio católico , onde a professora disse :
- Tiradentes , o Joaquim da Silva Xavier , morreu enforcado porque lutou pela independência do Brasil !
- Ele tinha este apelido porque era dentista e tirava os dentes das pessoas .
- Foi ele o primeiro a projetar o bondinho do Pão – de – açúcar , que fica no Rio de Janeiro .
- Tiradentes era parecido com Jesus : tinha barba , cabelos compridos e usava uma túnica branca .
- Joaquim da Silva Xavier fazia parte de um grupo que queria libertar Brasil de Portugal , pois os portugueses roubavam todo o nosso ouro e cobravam impostos absurdos . Porém , nesta turma , havia uma espécie de Judas Iscariotes chamado Joaquim Silvério dos Reis , que recebeu dinheiro da coroa portuguesa para delatar Tiradentes que foi preso . Dentro da cela , ele teve uma visão milagrosa , pediu para usar um escapulário e assumiu toda a culpa sozinho para evitar a morte dos membros da turma que lutava por liberdade .
- Então , no dia 21 de abril de 1792 , Tiradentes andou em via sacra pelas ruas do Rio de Janeiro , foi enforcado em praça pública e faleceu , na frente de todos , assim como Jesus .
Após lembrar – me da aula da freira , bateu o sinal para os alunos irem para casa . Na minha residência refleti :
- A aula do professor preconceituoso é absurda !
- Porém a aula da irmã não deixa de possuir os seus exageros .
- Só sei que Tiradentes foi uma pessoa que morreu pelos seus ideais e lutou pela liberdade com que tantos homens sonham .


Luciana do Rocio Mallon

Um comentário:

Anônimo disse...

Isis, acho que as pessoas temem a liberdade justamente porque ela exige responsabilidade. É meio inconsciente isso, mas quando alguém diz "faça o que bem quiser" isso implica em desorientação e em se arcar com o ônus do que pode ocorrer com o abuso deste exercício. Mais fácil é termos um tutor de nossos atos, concorda?

Luciana, também tive aulas com iconoclastas da nossa história. Eles se aproveitam das brechas e imprecisões inerentes à documentação sobre nosso passado para apunhalar nossa já tão frágil auto-estima patriótica. E às vezes, infelizmente, esses caras têm razão. Só não sei se nesse caso que você relatou.
Beijo.

Mario