terça-feira, 26 de maio de 2009

Paixão como ela é!



Ser humano, que diz ser humano por possuir racionalidade. Diz também tantas coisas que acham que o diferencia das demais espécies. Uma das coisas que adora dizer quando faz uma boa ação ou vê alguém fazer é dizer que o sujeito “tem coração”. Sim, claro que tem, mas isso não faz melhor ou pior. A questão é que esse ser, o humano, tem mania de se apaixonar (e ainda dizer que é o coração que sente isso!). Tudo bem, até ai não temos culpa, até porque a paixão são resultados físicos de nosso corpo. Mas, desta mesma paixão, que ouço dos apaixonados lamentações seja por traição, decepção, tristezas, enfim, o que de ruim passaram com alguém e que o coração já não agüenta mais! Também, coitado desse nosso coração que tem que levar a culpa de tudo quando na verdade é nossa própria cabeça que ordena as coisas. E é vendo tantos casos e desabafos, que eu gostaria de entender: É realmente saudável se apaixonar?
Não é questão de ser pessimista. Mas, há algum tempo, ouço os dois lados desse bem ou desse mal, não sei o que é ainda. Lados estes que possuem argumentos muito bons para se manterem de pé. Todo mundo sofre, sofreu ou sofrerá por uma paixão, assim como também é, já foi ou irá ser feliz com uma. A questão é saber como levar uma paixão, como saber quando é uma paixão e como entendê-la. Segundo a professora, Cindy Hazan, da Universidade Cornell de Nova Iorque os seres humanos são biologicamente programados para se sentirem apaixonados durante 18 a 30 meses. Ela entrevistou e testou 5.000 pessoas de 37 culturas diferentes e descobriu que a paixão possui um "tempo de vida" longo o suficiente para que o casal se conheça, copule e produza uma criança.Ela também diz a respeito das substâncias dopamina, feniletilamina e ocitocina, responsáveis pelo amor-paixão e que são comuns em nossos corpos, mas só são encontrados juntos quando acontece uma paquera.E , com o tempo, o organismo se torna resistente os efeitos dessas substâncias, fazendo com que essa atração não dure para sempre. E aí, surgem os casais que se separam os que brigam, ou os que chifram, magoam, de distanciam e por aí vai. Mas, possui os que mesmo sem a química latejante como nos momentos iniciais de um romance, ainda assim se completam pelo companheirismo e afeto. E é incrível como cada um sente uma paixão: há os que se esquivam dela, os que se entregam e os que ficam cegos por causa de uma, ponto de cometer loucuras! Paixão não é algo para ser ruim, não é algo para ser sofrido e sim para ser vivido, ao máximo do êxtase que os seus sentidos e suas químicas podem fazer você sentir. E é fácil perceber pelos 5 sentidos: a visão, é a fonte de estimulação sexual mais importante.Para homens, a forma como uma mulher se veste, se move, gesticula, conta muito para sua imaginaçãozinha. Um homem e uma mulher, ao se atraírem pela primeira vez, são avaliados pela aparência, ou algo que em ambos tenha chamado atenção aparentemente. A voz também conta muito, tanto no timbre como na potência da voz e o discurso falado. Desta maneira, parte-se para o tato (essa parte já pega mais, no bom sentido!), mas é por essa pegação, digo, essa aproximação física que as coisas começam a esquentar dentro dos futuros apaixonados, pois, desta forma, cada um pode sentir o toque bem como sua intensidade.



Também pudera, quando tocamos em alguém ou somos tocados, há cerca de cinco milhões de receptores do tato na pele sendo que as pontas dos dedos têm aproximadamente 3.000 receptores que enviam impulsos nervosos ao cérebro através da medula! Alguns pesquisadores dizem que pelos bilhões de poros que temos na pele e também pelo hálito, exalamos continuamente produtos químicos voláteis chamados ferormônios. Eles produzem sensações químicas que fazem nascer sensações prazerosas. E, cada vez que nos tornamos dependentes dessas sensações, a cada ausência por um tempo grande dessa química, é que achamos ou dizemos que estamos apaixonados. Nos anos 80, alguns pesquisadores conseguiram reproduzir os ferormônios em laboratórios e que, mais tarde, empresários norte-americanos compraram a fórmula, reproduzindo-a em forma de perfume, o The Scent e garantem que ele é uma tática infalível para promover uma paixão. Bom, verdade ou não, a questão é que cada um de nós emitimos uma essência que não sentimos forte, mas sentimos quase como instintivamente um no outro. E por fim, a boca (digo no fim porque é com o beijo que a paixão se funde e tudo começa!). Assim como os olhos e nariz, a boca faz parte da face é também reparada pelos futuros (já quase) apaixonados! O beijo combina três sentidos., o tato, olfato e paladar. Dessa maneira, as terminações nervosas reagem ao estímulo do beijo, promovendo reações. E, as células olfativas do nariz, tocam, cheiram e degustam o outro. O resto é consequência e depende do casal para perdurar anos, meses, semanas ou dias. Porém, como disse o modo que as pessoas vivem e sentem toda essa paixão, que na sua essência, n sua química é algo bom, faz toda diferença. Sabe aquela expressão “Se permita” ? Ela é a chave de tudo. Se permita, permita-se sentir o prazer da paixão e suas sensações. Nos nunca vamos deixar de nos apaixonar, mais dias ou menos dia, tendo sofrido, tendo sido traído e o que quer que seja. Somos humanos e sentimos fisicamente uma paixão, não com o coração. E se durar, é porque soube leva-la. E quando isso acontece, as coisas ficam mais gostosas de serem sentidas e as tristezas, essas ficam apenas adormecidas. Paixão saudável existe, basta senti-la em sua essência.



E, será que quando estamos nos apaixonando, a gente fica pensando e falando muito nisso?


Bianca Silva

27 comentários:

Anônimo disse...

Legal, Bia, bem informativo o texto. Agora, é ir adiante e se apaixonar, porque essa sensação vale muito a pena, principalmente quando nos apaixonamos pela pessoa certa.
Beijo.

Mario

Anônimo disse...

Com certeza não ficamos pensando nisso quando estamos apaixonados. Pensamos em música, poesia, suspiros, cartas, chocolate, mimos, apelidos, carinho... e tantas outras coisas.
A paixão como você disse não é para ser sofrida, mas e quando você não é correspondido? Com certeza a maioria irá dizer: "Parte para outra." Mas quando se está apaixonado aquela pessoa é única. E ainda temos outros casos, como quando o relacionamento acaba e a paixão não. Você sai com outras pessoas, apaixona-se novamente e acha que realmente esqueceu qualquer passado. Então a paixão "atual" acaba e você volta para aquela inacabada. Só que você não pode mais vivê-la, por que o outro já está apaixonado ou não te quer ou qualquer outra coisa. Você sente-se incapaz, sente que jamais será completo, faz de tudo para esquecer. E esquece... E volta... E esquece... E volta... Assim é impossível não sofrer.
Mas só é sofrido porque se sabe o quanto a paixão é intensa, é necessária... É sentir-se VIVO... De repente você acha que não a terá mais e perde toda motivação.
Ao longo do tempo você amadurece e percebe que tudo passou/mudou, esquece tudo, começa uma nova paixão, da paixão surge o amor, o companheirismo, o “casamento”, planos, cumplicidade, respeito... E a paixão não é mais tão importante... E assim você será feliz... OU NÃO.

Ariam Quejaneli

Bjos apaixonados...

Anônimo disse...

Mario, é maravilhoso quando nos apaixonamos pela pessoa certa, não é? E é triste por que ela tem um prazo de validade.
Por que não conseguimos manter a paixão por toda uma vida? Ela é tão boa... Você pode alimentar, fantasiar, fazer o que for, e ela acaba. O amor fica. Mas até quando o amor fica sem paixão?

São tantas perguntas.

Vou escrever meu primeiro texto sobre esse tema.

Beijos.

Ariam Quejaneli.

Anônimo disse...

Essa semana o tema é livre?
Qualquer um pode escrever?


Beijos

Expliquem-me por favor.

Ariam

Anônimo disse...

Eh Bianca, acho que voce foi atingida pelo cupido...rsrs...qndo estamos apaixonados, respiramos paixao, exalamos paixao...rsrrss...
Mt interessante as informacoes contidas no texto, obrigada e parabens...
Ah, recebi esse e-mail hoje, uma explicacao eu diria que ate aceitavel para a paixao latente de Camoes...rsrs...Bjos, Maria!


Vestibular da Universidade da Bahia cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho de poema de Camões:

"Amor é fogo que arde sem se ver,
é Ferida que dói e não se sente,
é Um contentamento descontente,
Dor que desatina sem doer".

Uma vestibulanda de 16 anos deu a sua interpretação:
"Ah! Camões, se vivesses hoje em dia,
Tomavas uns antipiréticos,
Uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.
Compravas um computador, consultavas a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,
Esses calores que te abrasavam,
Essas mudanças de humor repentinas,
Esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
Mas somente falta de sexo!"

Ganhou nota dez.
Foi a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou que o problema de Camões era falta de mulher.

Anônimo disse...

Ahhh Maria, será?rs
vamos ver hehe

Sim Mario, vale a pena!


Ariam,
Pensamos em outras coisas sim....mas sei que ela pode ser sofrida e muito acontece disso...por isso tem que saber viver uma...e isso éso depois de muitas decepções...pra sabe aonde nao errar e o que nao fazer!
Essa semana o tema é livre!Fala com o mario que ele te explica!


Beijos

Bia

Anônimo disse...

O Mario ta demorando me responder.
Vc não pode explicar-me?

Bjos

Ariam.

Anônimo disse...

Se eu morresse amanhã
Queria ao menos beijar seus lábios
Arder em sua cama
Fingir que você me ama
E morrer feliz assim...

Clamando...
Gritando...
Implorando...
Leve-me ao céu.
Uma única vez...

Por que tortura-me?
Enche-me de teu "NÃO".
De teu silêncio...
Tudo faço em vão...
Pois não preencho seu coração...
Minhas mãos estão sem forças
Meu gemido não entra em teu quarto
Meu sentimento não toca você
Toco suas vaidades...
Seus desejos...

Você toca meus pensamentos...
Meus anseios...
Meu imperfeito ser...

Enfim se eu morresse amanhã...
Minha vida seria vã
Se eu não sentisse você...

Anônimo disse...

Ariam.

26 de Maio de 2009 23:58

Ariam aqui é pra deixar comentarios e nao esse tipo de texto..

assine pelo menos no final,
Enfim se eu morresse amanhã...
Minha vida seria vã
Se eu não sentisse você...

27 de Maio de 2009 00:08


levou 10 minutos pra colocar esse texto :)

Anônimo disse...

Quem é o Ariam?

Quem é o anonimo da poesia?


:s

Bia

Anônimo disse...

Olá senhoras,

Sou Ariam.


Meu texto é grande não é?
Desculpe-me! Empolguei.

Mas o tal de "minha vida seria vã" (risos) não é de minha autoria.
Mas respeito quem fez...

Beijos apaixonados


..............

ASSINADO: Ariam.

Anônimo disse...

E Cada um fazendo sua parte na questão de assinar, não é?


Beijos


ARIAM

Anônimo disse...

:)

Anônimo disse...

A ta, Ariam é um homem!

Ariam, voce ja deu uma conversadinha com o Mário em relação aquil oque perguntou?seria legal
outra...quem é voce?
desculpa a indescrição.

Até
Bia

Anônimo disse...

Olá amigas desaforadas...
Coloca desaforadas nisso(risos).
Bem, peço desculpas se fiz algo desagradável, não foi minha intenção.
Sou Ariam Quejaneli Machado,
23 anos, mulher, muito mulher (risos), embora o nome não ajude. Moro em SP e sou comerciante, solteira, homossexual.
Gosto de escrever, embora não seja muito boa nisso ainda, é por este motivo que cheguei aqui no blog desaforadas. Já conversei com o Mario. Já me apresentei a ele, mas sinto que causei um certa confusão aqui. Desculpem-me garotas.
Acho vocês incríveis. A forma que escrevem, a maioria é excelente.

Beijos....


Ariam.

P.S. Assinei todas... sem exceção...
TENHO PACIÊMCIA COM A NOVATA.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Olá amigas desaforadas...
Coloca desaforadas nisso(risos).
Bem, peço desculpas se fiz algo desagradável, não foi minha intenção.
Sou Ariam Quejaneli Machado,
23 anos, mulher, muito mulher (risos), embora o nome não ajude. Moro em SP e sou comerciante, solteira, homossexual.
Gosto de escrever, embora não seja muito boa nisso ainda, é por este motivo que cheguei aqui no blog desaforadas. Já conversei com o Mario. Já me apresentei a ele, mas sinto que causei um certa confusão aqui. Desculpem-me garotas.
Acho vocês incríveis. A forma que escrevem, a maioria é excelente.

Beijos....


Ariam.

P.S. Assinei todas... sem exceção...
TENHAM PACIÊNCIA COM A NOVATA.
(ESCREVI DE NOVO POR Q ERREI FEIO NO FINAL...) RISOS

Anônimo disse...

Oi Ariam,Agora que tudo foi esclarecido, seja Bem vinda ao Desaforadas e seja tambem mais uma Desaforada, obrigada por se apresentar e iremos adorar ver seus textos publicados aqui,

Amei seu Nome ,e pelo pouco que escreveu ja virei sua fã :)

Anônimo disse...

E quem é vc amiga?

Isso Aqui ta virando bate papo (risos).

Anônimo disse...

Boa - tarde !
Eu pensei que Ariam era pseudônimo de Maria .
Pois Ariam é Maria ao contrário .
Com carinho ,
Luciana do Rocio .

Anônimo disse...

Quase né Luciana, tem q misturar ai.

Beijos

Anônimo disse...

Bia, seu texto foi um sucesso...
Olha quantos comentários... risos..

Anônimo disse...

Bia, seu texto foi um sucesso...
Olha quantos comentários... risos..

Ariam

Esqueci de assinar esse, paciência.

Anônimo disse...

Lu vc quiz dizer MAIRA ( ARIAM ) da onde vc tirou MARIA? (AIRAM )
rssssssss....

ASS: CA

Anônimo disse...

NOssa, que muvuca

o que um texto apaixonado não faz em....
aproxima as pessoas
kkkkkkkkkkkk
Bia

Anônimo disse...

Só um texto apaixonado é capaz de fazer as pessoas se aproximarem .
Com carinho ,
Luciana do Rocio .

Ingrid disse...

Adoravel me perder nos comentarios hehehe, nada como falar de paixão, muito bom Bia!!!
Beijo....

Ingrid

Anônimo disse...

Obrigada.....

Beijos meninas ;)

Bia