domingo, 14 de março de 2010

Comer Ou Não Comer?


Já sei que religião política e futebol não se discutem, no entanto, me peguei a pensar na época do calendário que estamos vivendo, a Quaresma, e antes das criticas já aviso aqui que apesar de respeitar todas as religiões que até hoje conheci, ainda não tenho rótulos dessa ou daquela entidade religiosa, mesmo porque não sou adepta do Catolicismo, nem mesmo das Neo-Pentecostais dentre outras religiões, tampouco sou cética e pretendo atacar, pelo contrario, foi apenas um fato curioso percebido.
Esclarecimentos feitos vamos desenvolver...
Estamos na Quaresma, respeitada pelo Cristianismo, são 40 dias de penitencia, quarentena para purificação de corpo e alma através da oração. Corresponde ao tempo que Jesus Cristo esteve no deserto sofrendo tentações do demônio, e, antecedem a festa máxima do cristianismo que é a morte e ressurreição de Cristo celebrados na Sexta Feira da Paixão e Páscoa respectivamente.
A quaresma inicia na Quarta-Feira de cinzas após o carnaval e se estende até a Quinta-Feira do Senhor quando da inicio as celebrações da paixão e ressurreição.
Antigamente se usava respeitar todas as restrições impostas pela igreja nesse tempo de reserva e oração, hoje em dia a tradição perdeu-se m pouco e nem todas as pessoas ainda que católicas costumam respeitar ou penitenciar. Principais preceitos pregados durante a Quaresma:

Tempo de oração e reflexão
As igrejas católicas mantêm suas imagens cobertas por panos roxos
Fazer jejum
Não cortar unhas e cabelos
Não participar de festas
Não cortar unhas e cabelos
Não participar de festas
Não comer carne
Fazer sacrifícios
Abster-se dos pecados

Apesar de todos esses costumes, a Quaresma tem perdido seus simbolismo e seu real significado que é o encontro do homem com Deus e a busca de seu perdão. Isso porque na maioria dos casos (o meu inclusive) as pessoas não se lembram da Quaresma e quando lembram é logo da Páscoa e da festa com ovos e chocolates. Ainda existem aqueles que pregam o jejum e evitam comer isso ou aquilo.
E pensar que seja fazendo abstinência ou esperando pelo chocolate, as pessoas insistem em por pra fora da boca o que querem, falam sem pensar julgam sem se julgar, esquecendo que o importante mesmo é aquilo que sai da nossa boca e não o que entra nela.

Rezar o terço.






Fernanda Bugai

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto !
Nunca entendi estas coisas abaixo :
Por que na Sexta - Feira Santa as pessoas comem bacallhau como se peixe não fosse carne ?
Por que o coelho é o símbolo da Páscoa se ele não bota ovo ?
Para mim , o correto seria colocarem o pingüin como símbolo da Páscoa , afinal ele bota ovo e mora perto da casa do Papai - Noel .

Tenha um excelente final de semana !
Com carinho ,
Luciana do Rocio .

Karime disse...

Oi, Fer! Não sou religiosa praticante e simpatizo um pouco com cada coisa. Na real, acredito em Deus e ponto. Não entendo de Quaresmas e outras datas religiosas, mas entendo que o dia de estarmos com Deus, conversarmos com ele e agradecermos por tudo o que temos, é sempre. Todos os dias. Teu texto é providencial.
Beijos!

Bugai Jr. disse...

Obrigada meninas :D
Beijos
Fer