sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Entre o querer e o poder

Mas um início de ano chega e, com ele, vem promessas recheadas de esperanças, por exemplo: emagrecer e mudar de emprego . Estes juramentos são consagrados no ritual do reveillon, onde as pessoas vestem-se de branco e no soar da meia-noite renovam suas promessas. O problema é que, na maioria das vezes, todos estes juramentos desfazem-se antes do Carnaval. Isto porque as pessoas se deixam levar pelos pecados, por exemplo: a gula e a preguiça.



Toda vez que o final de ano se aproxima, lembro-me da minha primeira comunhão, onde um dia antes confessei meus pecados ao padre e prometi que nunca mais pecaria. No dia seguinte, vesti-me de branco, tomei a hóstia e, realmente, acreditei que nunca mais realizaria coisas más. Porém, na segunda semana, após a cerimônia, voltei a pecar.



Um ano depois, notei que meu vestido branco estava encardido no armário, esta roupa era como a minha alma que na cerimônia estava pura. Porém, depois o pecado encardiu a peça. Por incrível que pareça, tenho a mesma sensação sobre as roupas que usei no reveillon passado.
No caso das promessas não cumpridas, o problema é que as pessoas traçam metas, mas se esquecem de traçar os caminhos. Por exemplo: se a criatura jurou emagrecer no ano seguinte, primeiro ela precisa se matricular numa academia e consultar um nutricionista no primeiro mês, seguindo suas recomendações. Outro exemplo: se ela deseja mudar de emprego, deve mandar seu currículo para várias empresas já no primeiro mês do ano.



Concluímos que tão importantes como traçar as metas é buscar os caminhos certos para que os objetivos tornem-se reais.



Luciana do Rocio Mallon

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí, Luciana, planejamento estratégico. Se dá certo para as grandes corporaçõs, claro que também dá certo para o cidadão comum.
Beijo.

Mario

Anônimo disse...

Traçar metas, definir estratégias é importante, mas como tudo na vida, é preciso haver um equilíbrio.
As pessoas que focam as metas em demasia costumam ser muito rígidas e não aceitam mudanças.
E quando os objetivos não são alcançados - ou são alcançados fora do prazo estabelecido, a frustração é grande...
É claro que não se deve viver largado, sem objetivo algum na vida (minha opinião), mas é importante criar a consciência de que infelizmente não temos controle sobre os fatores externos e que nem sempre vamos ter tudo o que queremos.

Uma vez vi uma frase que resume o que estou querendo dizer:
"Viva um dia após o outro, viva como se fosse o último, mas focado nas metas."

Parabéns!
Bj.
Camila.