terça-feira, 21 de abril de 2009

Chegou a hora

A liberdade vista pela filosofia é a ausência de submissão, a independência do ser humano, a autonomia e a espontaneidade de um ser pensante.



Para Martin Luther King a liberdade é um motivo de luta, uma razão de viver, a liberdade era seu sonho, poder declarar que todos eram livres foi sua meta.

“... quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho espiritual negro:

"Livre afinal, livre afinal.

Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal."
Martin Luther King




A liberdade para Karl Marx em suas palavras,

"Liberdade é, portanto, o direito de fazer tudo o que não prejudique os outros... É uma questão da liberdade do homem considerado como uma mónada, isolados e retirados em si mesmo."

"O direito de propriedade, é, portanto, o direito de desfrutar de uma da fortunas e eliminá-la como ele irá, sem respeito pelos outros homens e independente da sociedade ... Ela leva o homem a ver, em todos os outros homens, e não a realização, mas a limitação de sua própria liberdade ".
Karl Marx

A anos o homem vem tentando explicar o que é liberdade, como seria melhor se vivêssemos ela, a anos o homem vem tentando IMPOR sua vontade, mas esquecendo que cada um tem a sua. Você pode escolher que filosofia de liberdade seguir, você pode escolher quem você quer ser ou quem você quer parecer, você pode querer ser livre, não esquecendo de deixar os outros serem também. A liberdade é vista de maneiras diferentes e cada um de nós deveria respeitar sem necessariamente aceitar a forma alheia de viver.

A sua liberdade é respeitada quando a liberdade do outro também é, muitas pessoas morreram por seus ideais, ou por ideais que não aceitavam o seu, muitas pessoas lutaram para que a liberdade não morresse em nossos peitos, mas agora depois de tantos anos, onde mora o nosso ideal, será que o deixamos morrer? Será que esquecemos que cada um é da maneira que quer ser? Onde se encontra a nossa vontade de viver em mundo livre? Lembremos agora dos dias em que grandes homens morreram ou viveram intensamente para que nunca esqueçamos que somos livres e que quem escolhe nosso destino somos nós, lembremos que a liberdade não custa dinheiro e sim vida, a sua vida. Tudo que era pra ser dito, a muito já foi dito, essa é a era de viver nossos ideais, deixemos que a televisão ou o governo ou a falta de coragem nos tire a vontade de viver, de ser livre, de ter nossas famílias vivendo da maneira que queremos. Que as nossas influencias possam ser vistas através de peneiras e não como um modelo a se copiar. Que a liberdade tão desejada por uns e esquecida por outros, possa tomar conta de nós, fazendo com que o fim de nossas vidas seja recompensador e não um simples final feliz.




“... Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda...”
Cecília Meireles.


Ingrid Moraes Alves

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito apropriado para a data, Ingrid.
Beijo, Desaforada, e curta bem seu feriado.

Mario

Anônimo disse...

Super apropriado eu diria Mário, parabéns Ingrid por nos lembrar daqueles que lutaram tanto para podermos usufruir da nossa liberdade, e vermos que agora é muito mais facil nos desprendermos, ao passo que hoje, é apenas nós que nos mantemos refem...


Beijos, Maria.