quarta-feira, 9 de abril de 2008

Genealogia do metrosexual

Acho esse assunto, metrosexual meio passadinho, mas tudo bem. Dizem até que agora a "onda" é o tecnossexual: o cara que além de se embelezar é fanático por computadores, máquinas, etc (mas não vou repetir a postagem sobre o cybersex da semana passada, não se preocupem). O fato é que eu não vejo problema nenhum nisso, cada um deve ser feliz como acha melhor. Também não vejo grandes novidades, apenas mais um termo super marketeiro pra definir um nicho de mercado.

a banda poison - representante da estética do hair-metal

Qualquer uma que tenha vivido intensamente o início dos anos 90, como eu, tem estórias pra contar de como namorava um garoto que usava saia (kilt) ou de como foi beijar um rapaz que usava batom. Pois é, em ambos os casos eu tenho dados empíricos para comprovar que eles nada tinham de gay, muito pelo contrário...rs (mas não vou falar muito das minhas experiências pessoais 1) porque fazer exposição da figura na medina bloguística não é muito a minha praia atualmente (isso foi tão 2002) 2) porque senão o Rodolfo, amigo do Charlie vai postar um comentário me chamando de "personagem" ou metida a moderninha e não é o caso sou apenas meio "fora da casinha" mesmo rs (brincadeira aí). Esses rapazes simplesmente faziam parte da "tribo" do Hair Metal (ou os chamados poseurs), herdeiros do glam rock setentista a la Bowie que diga-se de passagem é um dos homens (ou seria ele um alien?) mais elegantes que já pisou no planeta terra. Ao assistir o documentário Metal - A headbanger´s journey tem lá uma explicação antropológica: é preciso ser muito macho pra usar makeup e colocar uma calça ultra-mega-hiper colada (vulgo calça racha bolas). Foi uma fase e, como tudo, depois de absorvida massivamente pelos processos de cooptação da indústria cultural e de ter virado tendência, sumiu no vácuo da cultura pop, mas diríamos que os poseurs por um lado tem uma antecedência na genealogia dos metrossexuais.

os yuppies dos anos 80

Também os chamados yuppies (alguém lembra ai desse termo ou só eu sou jurássica?) que são muito bem representados em "O psicopata americano" com o belo Christian Bale, estão no DNA midiático dos metrossexuais. Particularmente acho Beckham - o exemplo mais citado - lindo de doer e me perdoem, o Brasil pode ter o melhor futebol mas nenhum jogador chega no dedinho do pé da belezura do Sr Spice Girl. rs

Se eu conheço algum metrossexual? Sim, conheço, alguns são gays outros não. Se eu namoraria com um metrosexual? Não sei, depende, embora eu fosse achar meio chato o cara se preocupar mais com a aparência do que eu (que não sou uma grande esforçada nesse sentido). Meu marido já teve uma fase streetfashion, que eu sempre apoiei mas agora está mais relax e despreocupado. De qualquer forma, o mais importante é sempre a atitude!

Lady A.

7 comentários:

Anônimo disse...

Imagine uma pessoa usando calça de lona, camisa amassada aberta no peito e sandália de dedos. Agora imagine que essa pessoa não é um bicheiro mas sim o ser mais elegante e estiloso do planeta. Esse cara existe e se chama David Bowie. Concordo plenamente com sua colocação, Adri. Já sobre o Beckhan, não vou entrar nos méritos porque não entendo nada de futebol, muito menos de belezura masculina. Seu texto é uma aula, Adri. Beijo.

Charlie

Anônimo disse...

metrosexual é primo do homossexual.
eu gosto é do "cheiro de homem". Largado. Homem tem que se preocupar é com outras coisas, não com cabelo, unhas e cheiro. Nós gostamos é do homem malandro.

Anônimo disse...

metrosexual é primo do homossexual.
eu gosto é do "cheiro de homem". Largado. Homem tem que se preocupar é com outras coisas, não com cabelo, unhas e cheiro. Nós gostamos é do homem malandro.

Adriana Amaral disse...

Charlie, muito obrigada! Espero que essa "aula" a que te referes não seja em tom professoral, muito menos chato hahahahaha. Eu tb não entendo nada de futebol rs mas gosto de ver o beckham

Já para o anônimo ou anônima, não sei qual é a definição de cheiro de homem.. mas acho que há gosto pra tudo.

stifler disse...

Parabéns a Muito Interessante a definição de "tecnosexual", pois eu sou um. E cada vez é mais visivel essa nova tendência porque a tecnologia esta dominando a sociedade e o mercado.
Isso porque na minha Opinião o nosso "Fenótipo Artificial" é a sociedade que nos impõe, vai de você se adaptar ou ser corrompido por ela
Não pense que somos seres gordos, com óculos fundos de garrafa, com cara de nerds e que fica comendo nachos de queijo em frente ao computador, a sociedade dos aficcionados por computador esta mudando seu casulo cibernético.
Esta de certa forma se preocupando mais com a saúde e aparência e seu marketing pessoal.
Sou empresário e me preocupo sim com minha aparência.

beijos...







Reflita:
"O computador é rápido, mas não é inteligente, O Homen é inteligente, mas não pode ser rápido."

Rodolfo disse...

Bom, Lady A, em primeiro lugar agradeço a citação ainda que em tom ameaçador...rsrsrsrsrsr Me senti uma espécie de Diogo Mainardi (a quem particularmente não admiro) desse blog, embora não seja essa a minha intenção.

De modo geral, além de não ainda conhecer esse novo personagem que se configura (tecnosexual) e que já temos um legítimo representante (o que é muito legal também pois é a comprovação de que eles existem), concordo com quase tudo o que vc diz. Sobre Bowie de fato ele é muito elegante, talentoso, espirituoso e possivelmente precursor do metrosexualismo e derivações.

Não sei se concordo que vestir aquelas calças apertadas de couro e usar make up é sinal de " ser macho" embora eu não saiba exatamente o que vc quis dizer com isso. Sinal de coragem? Se for isso, ok, ainda que estimulada por uma motivada ação de marketing provavelmente.
Outra possibilidade é o velho e puro exibicionismo, né? A Mazé citou nessa semana o tal Marveous. Certamente é um cara exótico que não quer passar despercebido nesse mundo, né?
Como diria a filosofia futebolística aproveitando a deixa que vc deixou: Cada um é cada um, né?

Adriana Amaral disse...

DIEGO: eu acho os tecnosexuais mais itneressantes do que os metro! nãoe stava sendo nada pejorativa quando falei deles.

RODOLFO: A citação a ti foi em tom de brincadeira hehehe, bom, a explicação essa que vc questiona não é minha, embora eu concorde, mas sim do antropólogo que dirigiu o filme! mas mesmo para o exibicionismo tem que ter uma dose de coragem sim e isso é ser macho (indpendnete do sexo) pois é uma atitude afirmativa de certa forma! rs